Fast Five, nova aventura automobilística da série Velozes e Furiosos tem parte de sua trama ambientada no Rio de Janeiro. Preocupados com a violência (até então) constante na capital carioca, os produtores resolveram filmar a maior parte das cenas brasileiras em Porto Rico, onde a equipe permaneceu durantes os meses de julho e agosto. Não fosse a insistência do astro Vin Diesel, provavelmente nem teriam posto (de fato) os pés por aqui.

A produção de Operação Rio desembarcou na capital carioca no inicio de novembro, onde ficou por quatro dias. Durante este tempo, Vin Diesel se esbaldou no Rio de Janeiro, onde mostrou-se extremamente acessível aos fãs e paparazzis: passeou pelas praias, circulou pelos shoppings, foi ao show do Black Eyed Peas e caiu no samba na quadra do Salgueiro (onde conheceu Viviane Araújo). Acompanhando o bombado ator, estavam Paul Walker, Tyrese Gibson, Jordana Brewster, Matt Schulze e o rapper Ludacris, que também estrelam o longa.

Há pouco mais de um mês que a tchurma se despediu do Brasil chega a internet o primeiro trailer oficial do road movie, que mostra cenas do Cristo Redentor, fugas incríveis pelas favelas e, aparentemente, rachas na ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói). Confira:

Na trama divulgada pela Universal, Brian (Paul Walker), Mia (Jordana Brewster) e Dom (Vin Diesel) agora estão vivendo no Brasil, depois de cruzar diversas fronteiras para fugir das autoridades. Encurralados num canto do Rio de Janeiro, devem executar um último serviço para conquistar a liberdade, ao mesmo tempo que precisam escapar das garras do agente federal Luke Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson).

No elenco também estão o português Joaquim de Almeida que interpreta o vilão (um líder do narcotráfico carioca), e a modelo espanhola Elsa Pataky, novo interesse romântico do personagem de Diesel. A direção ficou novamente nas mãos de Justin Lin, que comandou o terceiro e o quarto filmes da série. Velozes Cinco estreia simultaneamente nos EUA e Brasil em 10 de junho de 2011.