A Blender Foundation, responsável pela suite de aplicativos de modelagem 3D, criação de animação e jogos, disponibilizou o curta Sintel, totalmente produzido com sua ferramenta, por uma equipe internacional de profissionais da área. O lançamento foi realizado em 27 de setembro, um ano após a liberação da versão alpha 2.5 do software open source, durante o Netherlands Film Festival em Utrecht (Holanda).

A animação digital mostra todo o poder da nova versão Blender, que nada fica devendo aos softwares pagos de marcas famosas, desenvolvidos para a produção de filmes de alto calibre, como os do estúdio Pixar.

O impressionante curta-metragem com duração de quinze minutos, conta a história de uma jovem guerreira chamada Sintel, que encontra um filhote de dragão ferido e resolve adotá-lo. Porém, quando o flamejante animal está aprendendo a voar, é capturado por um dragão adulto, e Sintel parte em seu resgate. Assista:

A produção custou cerca de 350 mil euros em doações e contou com direção de Colin Levy e dublagem da atriz holandesa Halina Reijn. O filme também está disponível para download em alta definição, no site oficial.