REC 2 A Espanha tomou de assalto o gênero horror em 2007 quando [REC] foi lançado. Mesmo bebendo na mesma fonte dos filmes de zumbis dos últimos anos (Extermínio, Madrugada dos Mortos), o longa dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, foi uma agradável surpresa por mesclar terror de primeira qualidade com boas cenas claustrofóbicas, além de utilizar de forma criativa a velha ideia da narrativa metalinguística.

[REC]² Possuídos infelizmente sofre do “mal das continuações” onde sequências se vêem na obrigação de explicar o original e hiberbolizar o conteúdo (leia-se sangue, violência, correrias). O resultado não é menos que decepcionante. O enredo começa exatamente 15 minutos após o término do primeiro, quando um esquadrão tático do exército (equipado com câmeras de vídeo em seus capacetes), além de um médico, entra no edifício onde a suposta infecção aconteceu.

Dentro do lugar, o roteiro dá sua primeira guinada absurda: o tal médico revela-se um padre, tira uma cruz do bolso e começa a expulsar o demônio de tudo quanto é morto-vivo que aparece. A trama segue com infectados, que agora são tratados como possuídos. Neste meio tempo, o grupo encontra crianças endemoniadas, sangue que pega fogo e literalmente o diabo a quatro, sem o fraco script se decidir qual subgênero ele deve trilhar (zumbis ou possessões?).

Lá pela metade, outra forçação de barra acontece quando três adolescentes (e uma câmera) conseguem furar o bloqueio policial e entrar no lugar. As sequências de ação agora misturam os vídeos captados pelos capacetes dos policiais com a filmadora dos moleques. Ah, vale salientar que até o equipamento do primeiro longa é encontrado e utilizado, o que significa novas cenas com visão noturna. Nem mesmo toda esta “criatividade” na hora de mesclar as imagens torna o longa mais interessante.

A atmosfera de suspense que rondava o prédio mais sombrio de Madri se dissipou. Certo, o fator surpresa do filme de 2007 é incontornável, mas custava um pouco mais de cuidado com o roteiro? O que funcionou no [REC] original já não tem o mesmo efeito e as mudanças foram para pior. Até mesmo os fãs do gênero vão se sentir logrados com esta continuação caça-níquéis.

O fraco desempenho do horror espanhol nas bilheterias internacionais não impediu os diretores/roteiristas/mercenários Jaume Balagueró e Paco Plaza de prosseguirem com sua franquia. [REC]³ Genesis já foi anunciado e segundo os realizadores, a ação vai se passar fora do edifício. Não espante se desta vez os caras resolverem enfiar alienígenas malvados na história.

(2/5)
[REC]² Possuídos (REC²)
Espanha, 2009 – 85 min.
Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza. | Roteiro: Manu Díez, Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Óscar Zafra, Pep Molina, Ariel Casas, Jonathan Mellor.