Karate Kid Karate Kid, enorme sucesso na década de 1980, volta as telas neste remake rejuvenescido que transfere a ação da América do Norte para a China. Na história, o jovem Dre (Jaden Smith) muda-se com sua mãe (Taraji P. Henson) para Pequim. Os motivos não ficam muito explícitos, mas o fato é que, ao chegar no novo continente, o garoto se vê completamente perdido. Além do choque cultural, um problema ainda maior surge quando ele começa sofrer bullying de um grupo de moleques que não quer vê-lo perto de uma bela chinesinha.

Sem amigos na nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio, Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do kung fu. Depois de salvá-lo de uma surra, o recluso sujeito resolve tornar-se seu mentor e iniciá-lo na arte marcial. À medida que Han ensina Dre o kung fu, o garoto vai aprendendo o que é necessário para sobreviver do outro lado do mundo.

O roteiro escrito por Christopher Murphey e Robert Mark Kamen demora para entrar nos eixos (o longa tem 2h20min de duração!), e não traz nada de novo em relação ao original. Mas isso não quer dizer que o filme não tenha seus méritos. Além de atualizar a história, somos brindados com uma bela direção de arte, fotografia e uma trilha sonora agradável e diversificada – mesmo com a ausência do Peter Cetera.

O elenco coadjuvante é mediano. Já o protagonista mirim Jaden Smith, que se submeteu a um intenso treinamento físico antes do inicio das filmagens, demonstra que leva jeito para o oficio, e talvez agora possa caminhar com as próprias pernas livrando-se do estigma de ser conhecido como “o filho de Will Smith” (que produz a obra ao lado da esposa, Jada Pinkett Smith). Jackie Chan não tem o carisma do Sr. Miyagi (Noriyuki “Pat” Morita) mas também não faz feio, num papel dramático que exige pouco de suas habilidades acrobáticas.

A bilheteria norte-americana já ultrapassou os U$ 170 milhões apesar da refilmagem ter deixado o público e a crítica divididos. Enquanto alguns reclamavam da idade do aprendiz (no original, Ralph Macchio tinha 17; Jaden tem apenas 12 anos), outros acusavam o título de absurdo, uma vez que a trama gira em torno do kung-fu e não do karatê.

Bom, sem aprofundar muito no assunto e viajando na “maionese”, segundo a doutrina, o Karatê é “um processo de auto-conhecimento e de investimento no crescimento pessoal”, o que tem tudo a ver com o espírito do filme. No trailer, uma única referência aparece, quando o menino tenta defender-se de um ataque com seu pouco conhecimento dessa arte marcial japonesa, e é chamado pelos agressores de Karate Kid. Com a ideia, o diretor Harald Zwart (A Pantera Cor-de-Rosa 2) quis homenagear o filme de 1984, mas estranhamente o trecho não aparece na montagem final.

Quanto a idade do ator, uma simples matemática marketeira explica a mundança: Quem tinha entre 15 e 17 anos na época em que o primeiro Karate Kid foi lançado, atualmente está com mais de 40 e, provavelmente, já é um pai/mãe de familia com filhos na faixa etária dos 10 a 12. Ou seja, o público alvo do longa são estes adultos (e não os adolescentes barulhentos), que vão ter no drama uma boa oportunidade para acompanhar suas crias ao cinema.

Apesar de algumas poucas derrapagens e sua duração excessiva, o remake funciona como ótimo programa para uma “sessão da tarde”. Assim como o clássico oitentista, Karate Kid traz reflexões e demonstra muito bem os valores da amizade, respeito, disciplina, honra, perseverança … artigos de luxo dificeis de encontrar nos filmes juvenis atuais.

(3.5/5)
Karate Kid (The Karate Kid)
Estados Unidos / China, 2010 – 140 min.
Direção: Harald Zwart. | Roteiro: Christopher Murphey e Mark Kamen.
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Wenwen Han, Rongguang Yu.