Saudosimo é phoda. Parece que os anos 80 foram ontem, quando nas noites de sexta-feira eu sintonizava no SBT a espera do próximo episódio de Esquadrão Classe-A. Para quem tem menos de 25 anos e nunca ouviu falar, a série oitentista fez grande sucesso no período entre 1983-1987 e representava para os garotos da época o que As Panteras faziam pelas meninas.

O A-Team é um time de quatro veteranos de guerra que, enganados pelo exército norte-americano, são condenados à prisão por um crime que não cometeram. Passado algum tempo, conseguem fugir e se tornam mercenários, operando na clandestinidade, sempre no conforto de seu Furgão preto turbinado.

Os episódios quase sempre consistiam no esquadrão contratado por um grupo de pessoas para realizar um resgate ou enfrentar alguma gangue. Talvez a característica mais marcante do Esquadrão Classe A fossem os trabalhos em equipe que aconteciam sempre nos finais de episódio, onde Hannibal, B.A. (abreviatura de “Bad Attitude”), Cara-de-pau e Murdock juntavam forças com a comunidade local e criavam sistemas de defesa, parafernálias e bombas para acabar com os vilões do dia, deixando-os para as autoridades e fugindo.

A 20th Century Fox lançou neste final de semana o teaser da adaptação cinematográfica. A caracterização dos personagens ficou ótima e a marcante música tema está presente, só o final da prévia é que surge exagerado, muito parecido com o ritmo de ação hiperbólico utilizado em As Panteras Detonando. Assista o trailer e tire suas próprias conclusões:

Liam Neeson (John “Hannibal” Smith), Sharlto Copley (Capitão Murdock), Quinto Jackson (B.A. Baracus), Bradley Cooper (Templeton “Cara de Pau” Peck), Jessica Biel e Patrick Wilson estão no elenco. Ridley e Tony Scott produzem o filme, junto com o criador da série, Stephen J. Cannell. A direção é de Joe Carnahan.

A data de estreia nos EUA acontece em 11 de junho. Aqui no Brasil ainda não foi divulgada.