Já lançados em seu país de origem, dois grandes épicos chineses preparam-se para invadir os cinemas nacionais.

Senhores da Guerra (Warlords) de 2007 é o primeiro deles.  O longa, que já se encontra disponível em DVD no Brasil pela Imagem Filmes, será relançado nos cinemas no dia 02 de abril. O filme é protagonizado por três astros do cinema asiático atual: Jet Li, Andy Lau e Takeshi Kaneshiro (que também está em A Batalha dos Três Reinos).

A trama é ambientada no meio de uma guerra e levante político durante a revolução Taiping dos anos 1860. Li é o General Pang, que só conseguiu sobreviver ao brutal massacre dos seus soldados ao se fingir de morto. Ele se junta ao bando dos fora-da-lei liderados por Er Hu (Lau) e Wu Yang (Kaneshiro). Depois de contra-atacar um grupo que saqueava um vilarejo, eles decidem fazer um juramento e se tornar irmãos de sangue, prometendo lealdade um aos outros até suas mortes. Mas as coisas logo mudam de figura quando eles se vêem envolvidos em uma rede de intrigas políticas e um triângulo amoroso entre Pang, Hu e uma bela cortesã (Wu Jing-Lei).

O segundo é A Batalha dos Três Reinos (Red Cliff) de 2008, exibido ano passado no Festival do Rio, que chega as salas brazucas em 30 de abril. Dirigido por John Woo, o filme marca a volta do mestre a sua terra natal, 14 depois que Jean Claude Van Damme o “importou” para os EUA.

Estrelado por Takeshi Kaneshiro, Tony Leung e Chen Chang, a história se baseia em eventos reais dos anos 220 a 280 d.C. e conta uma passagem do Romance dos Três Reinos, livro escrito por volta do ano 1350 por Luo Guanzhong. Nele, os três feudos existentes no território chinês entram em conflito. A batalha climática, que envolveu cerca de um milhão de combatentes, teve de um lado dois senhores, Sun Quan and Liu Bei, derrotando o superior exército invasor de Cao Cao. Pouco tempo depois, a dinastia Han terminou oficialmente e o país foi dividido entre os três reinos.

Esta versão que chegará aos cinemas brasileiros tem cerca de duas horas e meia. Mas existe outra, de quatro horas, com dois filmes de duas horas cada, lançada no mercado asiático. Os produtores acharam que era melhor fazer uma versão mais curta para ser lançada no ocidente, já que poucas pessoas por aqui conhecem os personagens e eventos. Confiram o trailer: