Finalmente a Warner divulgou o trailer de Invictus, o mais novo trabalho do diretor Clint Eastwood, estrelado pelo parceiro amigo Morgan Freeman e o astro Matt Damon.

Filmado em Johanesburgo e Cidade do Cabo, a história se desenvolve nos meses seguintes à primeira eleição direta da África do Sul pós-apartheid, sistema político-social que vigorava desde 1948 e impunha uma rígida segregação racial. Ex-opositor do regime, Nelson Mandela (Freeman) foi eleito e tomou como desafio superar os traumas de um país que passou quase meio século dividindo pessoas conforme a cor da pele.

Acreditando que poderia unir o seu povo por meio da linguagem universal do esporte, Mandela juntou forças com o capitão da seleção de rugby da África do Sul, François Pienaar (Damon), na esperança de ver o país disputar à final da Copa do Mundo de 1995. Assista:

Na época, em gesto de forte carga histórica, Nelson Mandela desceu ao campo vestido com o uniforme da seleção e cumprimentou os jogadores, ato que, com certeza, Eastwood deve ter recriado em sua obra. Praticado apenas pela elite sul-africana, o rugby era encarado como barreira simbólica entre negros e brancos.

Pela prévia, dá para perceber que o longa cheira a Oscar.