Alguns ouvintes do segundo Getrocast questionaram que “milhões” de metáforas foram estas que eu encontrei em Matrix. “Milhões” é figura hiberbólica de linguagem, mas não foram poucas. Os irmãos Wachowski devem ter feito uma pesquisa extensa sobre filosofia, ciência, tecnologia, religião, sociologia, astrologia e numerologia antes de escrever o roteiro desta que é uma das ficções científicas mais cultuadas de todos os tempos.

Matrix é riquíssimo em alegorias onde cada frase pronunciada, número e imagem oferecem muitas interpretações. Até mesmo os nomes dos personagens são cheios de simbolismo. Futucando meu PC encontrei o texto abaixo, coletado em 2003, depois ter assistido ao longa pelo menos umas 20 vezes:

1. Morpheus – representa João Batista, que batizou Jesus Cristo; também significa Pai Todo Poderoso ou simplesmente “pai”. Morpheus é o deus grego do sono, de onde foi originada a palavra morfina, a droga que anestesia.

2. Neo – significa Filho ou simplesmente “filho”, que retorna ao Pai. Seu correspondente no mundo real, representa Jesus Cristo.

3. Trinity – significa Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade; também significa “mãe”, Maria Madalena ou andrógina.

4. Cypher – significa zero, o traidor, Judas.

5. Agente Smith – representa todos os males para a humanidade, como também insinua que a própria humanidade é criadora dos seus males.

6. 101 – número do apartamento de Neo, que em numerologia é o número da perfeição.

7. 303 – quarto da Trinity no início do filme; no mesmo quarto morre Neo, baleado pelo Agente Smith, 6 é o número da Besta do Apocalipse.

8. 1313 – apartamento do Hotel Lafayette onde Neo se encontra com Morpheus pela primeira vez, e toma a Pílula Vermelha; 13 é número de azar, 1313 é duplamente azar.

9. Cor Verde – é reminiscência da primeira cor dos monitores de vídeo dos PCs e dos mainframes IBM. Se você tem mais de 25 anos deve lembrar deles.

10. Pílula Vermelha – significa sair da mesmice, libertar-se, sair das regras e convenções sociais,  aventurar-se e ser pró-ativo, tanto no mundo da mente fria, calculista e racional, quanto do coração cheio de sentimentos e emoções.

11. Pílula Azul – significa o contrário da Pílula Vermelha – o domínio só da mente fria, calculista e racional.

12. Toca do Coelho – é precipício sem fim, em Alice no País das Maravilhas. Lembre-se que Neo também persegue o coelho branco.