Distrito 9

District 9 se passa em um futuro próximo onde alienígenas chegam à Terra e são forçados a viver em campos de concentração similares a uma favela – o tal Distrito 9 do título – longe da população. Mas, entre os humanos, surge alguém que entende o ponto de vista dos aliens e passa a defender seus direitos no planeta.

Desde o ano passado o filme vem promovendo uma campanha de marketing viral que se iniciou com muitos banners e posters durante a última Comic Con em San Diego, antes mesmo do público saber algo ao seu respeito. Depois surgiram videos no YouTube imitando o formato de reportagens televisivas e até sites supostamente escritos por seres de outro mundo.

Mnuspreadslies.com é um deles, um blog escrito pelos alienígenas em outra língua e que pode ser traduzido para o inglês ao clicar num botão. O blog conta a opressão e o medo que a raça vem sofrendo na Terra. O troço é tão bem feito que existem artigos datados desde 2007! A maioria dos posts possuem comentários de outros seres, confirmando as histórias e tudo mais. Em um dos comentários somos levados a  Mathsfromouterspace.com, um site que mais parece ter sido desenvolvido por uma criança.

Lá, os caras dizem que os seus cientistas descobriram uma forma de deixar os seres humanos um pouco mais “avançados”, tornando-se mais parecidos com os seres de outros planetas. É possível fazer um teste de matemática para saber se você está apto a participar do projeto.

Enquanto a campanha viral vai se estendendo pela internet, diversos cartazes e ações tem acontecido em locais públicos pelo EUA como banheiros, parques, bancos de praça. Os EUA está sendo literalmente invadido por placas e anúncios apontando sempre para o site oficial do filme, www.D-9.com – que conta com um mapa interativo mostrando a área intitulada “Distrito 9”.

A campanha destaca-se pela ideia de gerar uma visão não somente dos humanos, mas fazer com que as pessoas se interessem pela opinião dos extraterrestres. Confiram o trailer abaixo:

As cenas foram rodadas no Soweto de Joanesburgo, na África do Sul. A produção da WingNut Films de Peter Jackson, é dirigida pelo novato sul-africano Neill Blomkamp. A Sony Pictures lança a ficção científica em 16 de outubro no Brasil.