Apesar de se inspirar em personagens reais para criar seus hediondos personagens, o cinema costuma exagerar bastante na representação desses criminosos. Segundo o psiquiatra belga Samuel Leistedt da Universidade Livre de Bruxelas, Hollywood costuma confundir psicopatas e psicóticos, que são diagnósticos completamente diferentes. Psicopatas são pessoas que não são afetadas por emoções, inclusive pela dor dos outros, e não são violentos necessariamente. Já os psicóticos, esses sim são perigosos, porque vivem num mundo onde a realidade é outra, fruto de alucinações ou delírios.

No intuito de escolher o psicopata mais verossímil do cinema, Leistedt reuniu dez colegas de profissão para analisar 400 longas-metragens de 1915 a 2010. Após uma triagem inicial (que durou três anos), o grupou separou 126 personagens (105 homens e 21 mulheres) que possuiam algum tipo de transtorno mental. Entre os analisados estavam Tony Montana (Scarface), Patrick Bateman (Psicopata Americano), Catherine Tramell (Instinto Selvagem), John Doe (Seven: Os Sete Crimes Capitais) e Norman Bates (Psicose).

Anton Chigurh foi considerado o mais realista pelo grupo de psiquiatras. O assassino de aluguel interpretado por Javier Bardem em Onde Os Fracos Não Tem Vez é o mais fiel, por seu perfil impiedoso que não expressa nenhum sentimento de remorso ou humanidade. Henry Lucas (Henry: Retrato de um Assassino), Max Cady (Cabo do Medo) e Hans Beckert (M, O Vampiro de Dusseldorf) são outros que também estão próximos da realidade.

Se você estava apostando em Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes), sinto muito. Leistedt afirma que esse tipo de personagem super-inteligente, calmo, calculista, que gosta de “estímulos intelectuais” e é habilidoso na arte de matar sem deixar rastros, não existe na vida real.

Confira abaixo a lista completa de personagens analisados (em ordem alfabética):

Homens

Aaron Stampler, As Duas Faces de Um Crime (Primal Fear, 1996)
Anton Chigurh, Onde Os Fracos Não tem Vez (No Country for Old Men, 2007)
Al Capone, Os Intocáveis (The Untouchables, 1987)
Alex DeLarge, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)
Alonzo Harris, Dia de Treinamento (Training Day, 2001)
Amon Goeth, A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)
Angel Eyes, Três Homens em Conflito (The Good, The Bad, and The Ugly, 1966)
Archibald Cunningham, Rob Roy (Rob Roy, 1995)
Auric Goldfinger, 007 Contra Goldfinger (Goldfinger, 1964)
Bartel, Calvário (Calvaire, 2004)
Ben, Aconteceu Perto de Sua Casa (Man Bites Dog, 1992)
Bill, Kill Bill (2003 e 2004)
Bill the Butcher, Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2002)
Billy Loomis, Pânico (Scream, 1996)
Bruno Davert, O Corte (Le Couperet, 2005)
Cal Hockley, Titanic (1997)
Cardeal Richelieu, Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, 1973)
Castor Troy, A Outra Face (Face Off, 1997)
Chacal, O Chacal (The Jackal, 1997)
Charles Lee Ray, Brinquedo Assassino (Child’s Play, 1988)
Charlie Venner, Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs, 1971)
Clarence Boddicker, Robocop (1987)
Clyde Barrow, Bonnie e Clyde (1967)
Cody Jarrettm, Fúria Sanguinária (White Heat, 1949)
Coronel Nathan R. Jessep, Questão de Honra (A Few Good Men, 1992)
Coronel Stuart, Duro de Matar 2 (Die Hard 2, 1990)
Coronel Walter E. Kurtz, (Apocalypse Now, 1979)
Commodus, Gladiador (Gladiator, 2000)
Cyrus Grissom, Con Air: Rota da Fuga (Con Air, 1997)
Dale Massie, Garganta do Diabo (Cold Creek Manor, 2003)
Damon Killian, O Sobrevivente (The Running Man, 1987)
Denis Klein, 36 (36 Quai des Orfèvres, 2004)
Denis Peck, Assuntos Internos (Internal Affairs, 1990)
Dick Jones, Robocop (1987)
Dick Lecter, Quase Um Super-Homem (Pootie Tang, 2001)
Dr. Christian Szell, Maratona da Morte (Marathon Man, 1976)
Early Grayce, Kalifornia (1993)
Eric Qualen, Risco Total (Cliffhanger, 1993)
Fernand Montego, O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo, 2002)
Francis Dolarhyde, Dragão Vermelho (Red Dragon, 2002)
Francis “Franco” Begbie, Trainspotting (1996)
Frank Booth, Veludo Azul (Blue Velvet, 1986)
Fred J. Lincoln, Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972)
Juiz Claude Frollo, O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback Of Notre Dame, 1939)
George Harvey, Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2010)
General Francis X. Hummel, A Rocha (The Rock, 1996)
Gordon Gekko, Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)
Hans Beckert, M: O Vampiro de Dusseldorf (M, 1931)
Hans Gruber, Duro de Matar (Die Hard, 1988)
Harry Lime, O Terceiro Homem (The Third Man, 1949)
Hatcher, Bem Vindo a Selva (The Rundown, 2003)
Henry, Henry: Retrato de Um Assassino (Henry: Portrait of a Serial Killer, 1989)
Henry F. Potter, A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946)
Howard Payne, Velocidade Máxima (Speed, 1994)
Hughie Warriner, Terror a Bordo (Dead Calm, 1989)
Inspetor Richard, O Beijo do Dragão (Kiss of the Dragon, 2001)
Ivan Korshunov, Força Aérea Um (Air Force One, 1997)
Jamie Gumb ou Buffalo Bill, O Silêncio dos Inocentes (The Silence of The Lambs, 1991)
Jaws, 007 O Espião Que Me Amava, (The Spy Who Loved Me, 1977)
Jimmy Markum, Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003)
John Doe, Seven: Os Sete Crimes Capitais (Seven, 1995)
John Herod, Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, 1995)
Jonathan Corliss, Um Beijo Antes de Morrer (A Kiss Before Dying, 1991)
Joshua Foss, Morte Súbita (Sudden Death, 1995)
Justice Raghunat, O Vagabundo (Awaara, 1951)
Krug Stillo, Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972)
Lacenaire, O Boulevard do Crime (Children of Paradise, 1945)
Louis Mazzini, As Oito Vítimas (Kind Hearts and Coronets, 1949)
Marsellus Wallace, Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994)
Martin Burney, Dormindo com o Inimigo (Sleeping with the Enemy, 1991)
Matthew Poncelet, Os Últimos Passos de Um Homem (Dead Man Walking, 1995)
Max Cady, Cabo do Medo (Cape Fear, 1962, 1991)
Max Zorin, 007 Na Mira dos Assassinos (A View to Kill, 1985)
Michael Corleone, O Poderoso Chefão (The Godfather Part II, 1974)
Mick Taylor, Wolf Creek (2005)
Mickey Knox, Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994)
Mitch Leary, Na Linha de Fogo (In the Line of Fire, 1993)
Mr. Blonde, Cães de Aluguel, (Reservoir Dogs, 1992)
Nicky Santoro, Cassino (Casino, 1995)
Noah Cross, Chinatown (1974)
Norman Bates, Psicose (Psycho, 1960)
Norman Stansfield, O Profissional (The Professional, 1994)
Patrick Bateman, Psicopata Americano (American Psycho, 2000)
Peter Stegman, Os Donos do Amanhã (Class of 1984, 1982)
Professor Breze, Receita para Sete Mortos (Sept Morts sur Ordonnance, 1975)
Randle Patrick Mc Murphy, Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975)
Reverendo Harry Powell, Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955)
Roger “Verbal” Kint, Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995)
Sam “Ace” Rothstein, Cassino (Casino, 1995)
Sargento Barnes, Platoon (1986)
Silas Lynch, O Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Nation, 1915)
Simon Gruber, Duro de Matar 3 (Die Hard with a Vengeance, 1995)
Stuart Maker, Pânico (Scream, 1996)
The Caller, Por Um Fio (Phone Booth, 2002)
Tom Ripley, O Talentoso Ripley (The Talented Mr Ripley, 1999)
Tommy DeVito, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990)
Tony Montana, (Scarface, 1983)
Top Dollar, O Corvo (The Crow, 1994)
Tio Charlie, A Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943)
Visconde de Valmont, Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988)
Vito Corleone, O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
Walter Finch, Insônia (Insomnia, 1997)
William “Billy the Kid” Wharton, À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999)
Xerife de Notthingham, Robin Hood: Príncipe dos Ladrões (Robin Hood, 1991)

Mulheres

Alex Forrest, Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987)
Annie Wilkes, Louca Obsessão (Misery, 1990)
Baby Jane Hudson, O Que Aconteceu com Baby Jane? (Whatever Happened to Baby Jane, 1962)
Baby Firefly, Rejeitados pelo Diabo (The Devil’s Rejects, 2005)
Bonnie Parker, Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (Bonnie & Clyde, 1967)
Catharina, O Mistério da Viúva Negra (Black Widow, 1987)
Catherine Tramell, Instinto Selvagem (Basic Instinct, 1992)
Eunice, O Beijo da Borboleta (Butterfly Kiss, 1995)
Heather Evans, Desejos (Final Analysis, 1992)
Hedra “Hedy” Carlson, Mulher Solteira Procura (Single White Female, 1992)
Mallory Knox, Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994)
Marquesa de Merteuil, Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988)
Mona Demarkov, Sangue de Romeu (Romeo Is Bleeding, 1993)
Srta. Iselin, Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate, 1962)
Peyton Flanders, A Mão Que Balança o Berço (The Hand that Rocks the Cradle, 1992)
Phyllis Dietrichson, Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944)
Rachel Phelps, Garra de Campeões (Major League, 1989)
Sadie, Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972)
As Irmãs Papin, Mulheres Diabólicas (La Cérémonie, 1995)
Thelma Dickinson e Louise Sawyer, Thelma & Louise (1991)
Vera, Curva do Destino (Detour, 1945)

Clique aqui para ler o artigo de Leistedt e Paul Linkowski publicado no Journal of Forensic Sciences.