Piores Filmes de Todos os Tempos #09: Re-Animator


Apesar do seu espírito trash próprio da década de 1980, Re-Animator é a melhor adaptação de uma história de H.P.Lovecraft – mas conhecido no Brasil por ter criado os personagens dos contos de Cthulhu – já realizada até hoje. Assumidamente inspirado em Frankenstein de Mary Shelley, o longa marcou época graças as suas situações absurdas, criaturas bizarras e altas doses de humor negro.

Recheado de gore, Re-Animator (batizado aqui no país de A Hora dos Mortos-Vivos) arranca mais risos do que mete medo, com seus efeitos grotescos (e criativos) que provocam repugnância. Mesmo envelhecido, a fita mantém uma atmosfera mórbida o suficiente para manter o espectador interessado. Aperte o play abaixo e mate a saudade deste “crássico” da tosqueira:

    • Edu

      Muito pelo contrário, o filme funciona extremamente bem ainda nos dias de hoje. A não ser que esteja falando da molecada blockbusters e remakes dessa nova geração, aí sim pode parecer ridículo. Mas pra qualquer fã sério do gênero que se preze, mesmo que seja dessa galerinha, achará excelente…

  • Edu

    Acho essa definição de filme trash polêmica. Afinal, muitas pessoas hoje em dia definem erroneamente como trash qualquer filme antigo com um pouco de gore. Já conversei com muitos americanos e nenhum deles classificam qualquer filme que seja como trash (mesmo os da Troma), alguns amigos meus, brasileiros, inclusive dizem que é uma definição que só existe aqui. Trash são, geralmente, filmes feitos com o mínimo de orçamento, mas nem todo filme feito com um mínimo de orçamento é trash. Re-Animator, apesar do gore e do baixo orçamento, é extremamente bem feito, misturando na medida certa humor negro com terror etc e tal., nem de longe, colocaria-o dentro dessa classificação, inclusive digo que é uma das melhores adaptações de Lovecraft no cinema. Por outro lado há a grandiosa Troma, que também produz filmes de baixo orçamento e com muito gore, mas…. MAS… com o diferencial que é… Fazer filmes assumidamente escrachados, assumidamente bagaceiros, assumidamente exagerados… Dentro dessa concepção, aí sim o trash se vê bem aplicado. E colocaria aí dentro também filmes como Náusea Total e Fome Animal (não são Troma, obviamente, mas sim de um certo diretor com fetiche em anéis de ouro…)… Vejo uma discrepância bem grande em comparação a esses filmes que citei e Re-Animator. Não sei se pegou muito bem o que eu quero dizer… Me complico com as palavras quando digito a noite. Enfim… O que acha?