Getroself #03: A PNL e a Lavagem Cerebral no Cinema


A PNL, programação neurolinguística, são métodos e estratégicas (sem comprovação científica) utilizadas com o objetivo de melhorar a percepção do cérebro. Apesar de sua popularidade, continua a causar controvérsia, mesmo depois de quatro décadas de existência. Sempre explorada de maneira radical no cinema, a PNL é mostrada nos filmes como instrumento para a lavagem cerebral.

Apesar de não existir consenso sobre até que ponto é possível substituir convicções e comportamentos, não faltam estudos sobre o processo de lavagem cerebral. O termo passou a ser usado no Ocidente durante a Guerra da Coreia (1950-53), para descrever o comportamento de soldados americanos que, após um período capturados, voltavam defendendo os ideais comunistas dos inimigos China e Coreia do Norte.

Em seu livro, The Manipulated Mind (“A Mente Manipulada”, sem versão brasileira), a autora Denise Winn afirma que um olhar bem-humorado sobre as coisas é útil para escapar da associação emocional exagerada, peça-chave da lavagem cerebral. Segundo ela, “o humor ajuda você a ter perspectiva e sacar quem não tem. Desconfie de líderes, vendedores e experts que não conseguem rir de si próprios”.

Neste programa, conheça as técnicas utilizadas e as produções que melhor já abordaram o tema. No final, testemunhe uma demonstração prática de como a PNL pode ser eficaz em sua vida.

  • Pedro

    Visito o site com frequência, mas ainda não tinha assistido a nenhum Getroselfie. Gostei do estilo, misturando informação com humor. Parabens pelo programa!

  • Nina Lamprey

    Este teste final foi impagável!

  • Marcos

    Poxa Getro, você é de Salvador, igual a mim. Achava que você era de Recife ou subindo mais o nordeste. Parabéns pelo vídeo.

    • Obrigado, Marcos. Lembre-se de assinar o canal, vem mais coisa por aí!