Globo de Ouro

Aconteceu no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA) na noite de domingo (12), a entrega do Globo de Ouro, prêmio promovido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association, HFPA). O evento, que segundo os especialistas não funciona como termômetro para o Oscar, teve uma cerimônia leve e descontraída, graças as apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler, comediantes de longa data do humorístico Saturday Night Live. Os atores Channing Tatum, Jennifer Lawrence, Tom Hanks, Chris Hemsworth, Melissa McCarthy, Emma Watson, Naomi Watts e Olivia Wilde também subiram ao palco para entregar prêmios.

Confirmando o favoritismo, 12 Anos de Escravidão sagrou-se vencedor na categoria Melhor Filme Dramático. O longa conta a história de um homem, nascido livre, que é sequestrado e vendido como escravo, num período anterior a Guerra Civil norte-americana. Em Melhor Filme Comédia ou Musical, quem levou a estatueta foi Trapaça, do diretor David O. Russell (O Lado Bom da Vida). A trama, baseada em fatos, acompanha a trajetória de um golpista obrigado a trabalhar com um descontrolado agente do FBI no intuito de desmascarar outros vigaristas, mafiosos e políticos corruptos.

Na categoria de Melhor Ator, dois astros levaram os prêmios por interpretações de personagens reais. Matthew McConaughey, por sua atuação visceral em O Clube de Compras Dallas, onde vive o texano Ron Woodroof diagnosticado com AIDS, recebeu o Globo de Ouro de Ator Dramático. Já Leonardo DiCaprio, no papel polêmico de Jordan Belfort, corretor da Bolsa de Valores de Nova York preso por lavagem de dinheiro, ganhou o troféu de Ator em Comédia/Musical por O Lobo de Wall Street. Curiosidade: McConaughey, num papel menor, também está no filme e contracena com DiCaprio.

Entre as mulheres, Amy Adams e Cate Blanchett saíram vencedoras. Adams, foi eleita Melhor Atriz em Comédia/Musical (Trapaça) e Blanchett, desbancando a favorita Sandra Bullock, Melhor Atriz Dramática (Blue Jasmine). Na categoria Melhor Diretor, onde não há separação entre Drama e Comédia, Alfonso Cuarón foi agraciado com o troféu por Gravidade. O mexicano era o queridinho ao prêmio, embora muitos apostassem no inglês Steve McQueen (12 Anos de Escravidão).

Nas categorias de prêmios televisivos, o destaque ficou mesmo com Breaking Bad. O programa, ano após ano, era constantemente indicado ao Globo de Ouro de Melhor Série Dramática, mas até então não havia recebido a estatueta. Sucesso de audiência e elogiado pela crítica, a HFPA resolveu corrigir o “erro” na última temporada do seriado, entregando o merecido prêmio ao criador Vince Gilligan e também a seu protagonista, Bryan Cranston. Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

CINEMA

Melhor Filme Drama
12 Anos de Escravidão

Melhor Filme Comédia ou Musical
Trapaça

Melhor Ator Drama
Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

Melhor Ator Comédia ou Musical
Leonardo DiCaprio, (O Lobo de Wall Street)

Melhor Atriz Drama
Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Melhor Atriz Comédia ou Musical
Amy Adams (Trapaça)

Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

Melhor Atriz Coadjuvante
Jennifer Lawrence (Trapaça)

Melhor Diretor
Alfonso Cuaron (Gravidade)

Melhor Roteiro
Spike Jonze (Ela)

Melhor Filme Estrangeiro
A Grande Beleza, da Itália

Melhor Canção Original
Ordinary Love, do U2 (Mandela: Long Walk to Freedom)

Melhor Trilha Original
All is Lost

Melhor Animação
Frozen: Uma Aventura Congelante

TELEVISÃO

Melhor Série de TV Drama
Breaking Bad

Melhor Ator em Série de TV Drama
Bryan Cranston, (Breaking Bad)

Melhor Atriz em Série de TV Drama
Robin Wright (House of Cards)

Melhor Série de TV Musical ou Comédia
Brooklyn Nine-Nine

Melhor Ator em Série TV Comédia ou Musical
Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine)

Melhor Atriz em série de TV Comédia ou Musical
Amy Poehler (Parks and Recreation)

Melhor Minissérie ou Filme para TV
Behind the Candelabra

Melhor Ator em Minissérie ou Filme para a TV
Michael Douglas (Behind the Candelabra)

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para a TV
Elisabeth Moss (Top of the Lake)

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV
Jon Voight (Ray Donovan)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Jacqueline Bisset (Dancing on the Edge)