A medida que o final do ano vai se aproximando, os candidatos potenciais ao Oscar começam a surgir no horizonte. Surpresa nas bilheterias gringas, O Mordomo da Casa Branca é um deles, drama dirigido por Lee Daniels, diretor com pouquíssimos longas no currículo, mas que ganhou fama internacional com o comovente Preciosa – Uma História de Esperança.

Escrito por Danny Strong, o roteiro é baseado em uma série de artigos de Wil Haygood, A Butler Well Served by This Election, publicados no jornal Washington Post em 2008, sobre Eugene Allen, um mordomo negro que serviu diversos presidentes na Casa Branca. Allen acompanhou o mandato de oito estadistas (começando com Harry Truman em 1952, e terminando com Ronald Regan, 1986) e testemunhou fatos importantes da História como a Guerra do Vietnã e o movimento pelos direitos civis. Ele faleceu m abril de 2010, aos 90 anos:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=0Lg71cvMDe8′]

Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia) vive o protagonista. No elenco, repleto de estrelas, estão a apresentadora Oprah Winfrey (A Cor Púrpura), Jane Fonda (A Sogra), Alan Rickman (Um Golpe Perfeito), Robin Williams (Patch Adams), Cuba Gooding Jr. (Machete Mata), Lenny Kravitz (Jogos Vorazes), John Cusack (O Corvo), James Marsden (Dose Dupla), Liev Schreiber (Salt), Vanessa Redgrave (Cartas para Julieta), Terrence Howard (Os Suspeitos), Alex Pettyfer (Magic Mike), entre outros.

O Mordomo da Casa Branca estreia no Brasil em 01 de novembro.