Oldboy é o controverso remake do sucesso sul-coreano de 2003, vencedor de vários prêmios internacionais. Josh Brolin (Homens de Preto 3) interpreta o protagonista, um homem que é sequestrado e mantido em cativeiro por 20 anos, sem ter qualquer indício da motivação do seu raptor. Quando é solto inexplicavelmente, ele embarca numa missão obsessiva para encontrar quem orquestrou o seu bizarro e torturante castigo, apenas para descobrir que ainda está preso em uma teia de conspiração e tormento.

O roteiro mistura elementos tanto do longa sul-coreano dirigido por Chan-wook Park (Segredos de Sangue) quanto do mangá que inspirou o filme, criado por Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi e publicado pela editora Futabasha. No elenco principal também estão Sharlto Copley (Elysium), Elizabeth Olsen (Poder Paranormal), Samuel L. Jackson (Os Vingadores) e Michael Imperioli (Chamada de Emergência). Spike Lee (O Plano Perfeito) dirige:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=H46yaOvAcjg’]

O Oldboy original é um filme perturbador e extremamente violento. Quando as primeiras noticias sobre o um remake norte-americano começaram a surgir em 2007 – que seria dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Will Smith – começaram a sair, uma turba de fãs criticaram ferozmente a ideia. A entrada de Spike Lee no projeto acalmou (um pouco) o ânimo do público, que considerava a refilmagem completamente desnecessária. Em defesa, os produtores da versão hollywoodiana garantem que o clima pesado do longa coreano foi mantido, embora a violência seja graficamente menos intensa.

Oldboy estreia em 25 de outubro nos EUA e 22 de novembro no Brasil.