O trailer completo de Mandela: Um Longo Caminho para a Liberdade, filme sobre a vida de Nelson Mandela foi divulgado pela Weinstein Company. O ator britânico Idris Elba (Círculo de Fogo) interpreta Madiba – forma carinhosa como o ex-presidente é conhecido em seu país -, papel que já foi de Morgan Freeman e Terrence Howard em outras produções hollywoodianas.

A cinebiografia vai mostrar as memórias do grande líder sul-africano, desde seu nascimento, passando pela luta contra o Apartheid, sua aproximação de Winnie (Naomie Harris, Skyfall) sua futura esposa, e os quase trinta que ficou preso, culminando com o Prêmio Nobel da Paz e sua histórica eleição como presidente do país, feito inédito para um negro na África do Sul pós-apartheid:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=por-nZ_Wkvo’]

Mandela começou a escrever sua biografia em 1974 enquanto estava confinado em Robben Island. O término só ocorreu após sua libertação, em 1990. O livro foi publicado em 1994 e traduzido em diversos idiomas. O roteiro adaptado foi escrito por William Nicholson (Os Miseráveis). Justin Chadwick (A Outra) dirige a película.

A Long Walk to Freedom chega aos cinemas dos EUA em 29 de novembro.