Comic Con 2013

Aconteceu de 18 a 21 de julho, em San Diego, na Califórnia (EUA), a Comic Con 2013, maior feira de cultura pop do mundo. Originalmente o evento abordava apenas gibis, mas na última década a convenção expandiu seu escopo para as áreas de games, TV, colecionáveis e principalmente cinema, se transformando em palco para os estúdios de Hollywood apresentar trailers e materiais promocionais de suas futuras estreias. Confira abaixo os principais destaques deste ano:

Painel da Sony

A Sony exibiu clips de Tá Chovendo Hambúrguer 2 e Cidade dos Ossos, mas o público presente estava mais interessado nas prévias de RoboCop e O Espetacular Homem-Aranha 2. Dirigido pelo brasileiro José Padilha, presente no evento, o reboot do policial do futuro ganhou um trailer movimentado e empolgante, tirando de vez a nuvem de desesperança que pairava sobre a produção, após seus constantes adiamentos. Para divulgar a sequência de O Espetacular Homem-Aranha, Andrew Garfield participou do painel fantasiado como o herói. O trailer do filme, além de mostrar o escalador de paredes em ação, exibe também a periculosidade do vilão Electro (Jamie Foxx).

Painel da Fox

Antes de lotar o palco da Sala H com o maior elenco mutante que San Diego já viu, a 20th Century Fox exibiu um teaser de Planeta dos Macacos 2 – O Despertar apresentado pelo diretor Matt Reeves. Andy Serkis, o ator que empresta seus movimentos para o macaco Cesar, também estava presente e comentou a produção, que mostrará a guerra entre símios e humanos pelo comando do planeta. Em seguida, foi a vez de Wolverine – Imortal e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, aguardada sequência baseada num arco homônimo das HQs, que vai reunir os heróis da trilogia original com os mutantes de X-Men: Primeira Classe.

Painel da Marvel Studios

A Marvel deixou todos os presentes de queixo caído ao apresentar vídeos de TODAS as suas produções que estreiam até 2015: Thor 2, Capitão América 2, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores 2. Os trailers e teasers foram apresentados pelo presidente do estúdio Kevin Feige e contou com a presença de atores (Tom Hiddleston, Scarlett Johansson) e diretores (James Gunn, Joss Whedon) de alguns destes projetos. A maior surpresa do painel foi a revelação de que Ultron – uma inteligência artificial com corpo robótico – será o vilão do próximo filme dos Vingadores, ao contrário de Thanos, como sugeria a cena pós-créditos do primeiro longa do grupo.

Comic Con 2013

Painel da Warner

Rodrigo Santoro, Eva Green e Sullivan Stapleton compareceram para divulgar 300 – A Ascensão de um Império, novo longa da franquia. O trailer montado especialmente para a convenção mostra que desta vez o brasileiro terá uma participação central, no papel do gigante Xerxes. Outros destaques do estúdio foram Gravidade, filme do diretor Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança) estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, e Edge of Tomorrow, nova sci-fi do astro Tom Cruise, que teve sua primeira prévia divulgada. A cereja do bolo ficou para o final: a Warner anunciou um filme protagonizado por Superman e Batman para 2015!

Painel da Summit Entertainment

A produtora da Saga Crepúsculo apresentou suas duas novas apostas voltadas para o público teen: Ender’s Game – O Jogo do Exterminador, adaptação ao cinema do livro de Orson Scott Card, e Divergente, adaptação ao cinema do romance infanto-juvenil homônimo, de Veronica Roth. O primeiro, estrelado por Harrison Ford, Ben Kingsley e o garoto Asa Buttlefly é uma sci-fi ambientada num futuro distópico onde a Terra foi atacada por alienígenas e adolescentes são treinados para combater os invasores. Divergente, também uma ficção científica futurista, conta a história da heroína Tris (Shailene Woodley), detentora de um segredo capaz de destruir a sociedade “perfeita” onde vive.

Painel da Universal

Sem muitas novidades, o estúdio trouxe novas prévias das sequências Kick-Ass 2 e Riddick. Aaron Johnson, o Kick-Ass em pessoa, apresentou um sanguinolento clip do filme, repleto de porrada e muitos desmembramentos. Entre os momentos mais interessantes do trailer está a presença de John Leguizamo, interpretando Javier, o “Alfred malvado” que ajuda o vilão Motherfucker a montar sua liga do mal. Em seguida, foi a vez de Vin Diesel, Katee Sackhoff e o diretor David Twohy apresentarem seu longa. No vídeo, Riddick aparece caçando mercenários um a um no meio de um planeta desértico habitado por criaturas mortais.

Painéis das Séries de TV

Produtores, elenco e showrunners de seriados viajaram em peso a San Diego para promover seus trabalhos: Game of Thrones, Teen Wolf, South Park, Sherlock, Bates Motel, Supernatural, How I Met Your Mother. Entre os destaques, claro, The Walking Dead, cujo trailer tenso da quarta temporada sugere novos rumos para os personagens da série, Agents of SHIELD, criação da Marvel idealizada por Joss Whedon (que teve seu episódio piloto exibido na íntegra), e a despedida emocionante de Breaking Bad.

E como acontece todos os anos, alguns fãs mais radicais deram um show com seus cosplays caprichados:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=s-I3h15VgyE’]