Hannibal

Para os aficionados pela série de livros de Thomas Harris ou suas adaptações cinematográficas sobre o serial-killer mais empático dos últimos tempos, Hannibal Lecter, saibam que ele agora entrou para a lista de séries de TV que abordam assassinos seriais, que já não é assunto novo. Dexter está na estrada faz tempo – a oitava temporada será a última – e The Following chegou para ficar, natural pensar que um personagem tão encantador como Lecter mereça também ter seu espaço na telinha.

Hannibal toma em sua maioria elementos do livro/filme Dragão Vermelho e aposta num bom time de atores em cena: Lawrence Fishburne, o Morpheus de Matrix, vive o papel de Jack Crawford, o chefe do setor comportamental da FBI responsável pela contratação do instável agente Will Graham (o britânico Hugh Dancy) enquanto o dinamarquês Mads Mikkelsen (do excepcional A Caça) vive o canibal ainda jovem.

Seguindo os moldes dos filmes Silêncio dos Inocentes, Hannibal e do citado Dragão Vermelho, Lecter é o personagem principal, mas não o protagonista. O seriado, tem Graham – interpretado nos cinemas por Edward Norton – como o herói, um sujeito excêntrico e totalmente avesso ao contato social, mas dotado de uma mítica habilidade em compreender a mente dos assassinos que investiga. O agente é um espécie de Sherlock Holmes moderno e as cenas onde ele monta o perfil comportamental dos serial-killers – reconstruídas com recursos gráficos que remetem a um flashback sob o ponto de vista do próprio Graham – são fortes e realistas.

O elenco principal de "Hannibal"A falta de cenas sob ponto de vista do canibal é um ponto negativo, mostrando uma primeira vítima sua em cena apenas no sexto episódio. Ao invés disso, quem recebe total atenção é mesmo o protagonista e sua estranha habilidade. Então, assista a série saboreando os episódios lentamente e aguarde a entrada de Hannibal em ação como quem espera pela sobremesa. Mikkelsen, apesar de bastante talentoso, faz um Lecter sutil e calculista, bem diferente do vivido por Anthony Hopkins, cheio de malícia e a agressividade enjaulada, que só bastava um olhar para amedrontar tanto suas vítimas quanto o espectador.

O forte do programa televisivo é o foco diferenciado em cima de um tema já conhecido, da polícia investigativa. A série também criou tramas interessantes para os personagens secundários, como é o caso de Crawford, que apresenta dificuldades no casamento e acaba se envolvendo com o psiquiatra classudo, convencendo-o a supervisionar Graham e mantê-lo nos eixos. Ao nomear Hannibal como consultor especial do FBI, acaba fornecendo ao canibal, acesso irrestrito aos bastidores e arquivos dos crimes praticados por outros sociopatas.

O episódio sete é um divisor de águas, quando Lecter finalmente ganha um enorme tempo em cena, como se víssemos a narrativa através de seus olhos. Isso define o personagem não mais como o “médico estranho”, mas como um sujeito camaleão extremamente interessante. Neste capítulo passamos por outros pacientes, uma vida social e suculentos momentos gastronômicos — lembrando a estranha abertura de Dexter —, além de uma tensão crescente entre Will e Lecter que provocam frio na espinha.

Hannibal é uma proposta interessante, que se torna cada vez mais divertido a cada novo episódio, a medida que a trama vai avançando e o espectador se “desprendendo” dos atores que interpretaram estes personagens no cinema. Exibido todas as terças às 22h no canal AXN, o seriado já foi renovado para um segundo ano. Esta primeira temporada terá 13 episódios e a previsão de lançamento em DVD e Blu-ray é em novembro. Vá separando um dinheirinho, porque a série merece estar em sua coleção. E lembre-se: uma ótima alternativa para economizar na hora de adquirir seus filmes e livros favoritos é visitar a CupoNation. Lá você encontra os melhores cupons de descontos em cultura e outros serviços para as principais lojas online.