O cinema norte-americano de ação adora destruir automóveis. Desde os anos 1960 quando o gênero se estabeleceu, a quantidade de carros estragados em filmes só faz aumentar. Levando em conta este prazer destrutivo dos estúdios de Hollywood foi que o site Car Throttle fez o levantamento abaixo. Confira:

10. Ronin (1998)

80 carros destruídos
O diretor John Frankenheimer, que na juventude foi um piloto amador de automobilismo, contratou cerca de 300 dublês para a espetacular perseguição que acontece ruas de Paris, no clímax do filme. O resultado é uma eletrizante sequência de oito minutos com diversas marcas desfilando na tela.

9. Bullitt (1968)

87 carros destruídos
Durante anos o longa estrelado por Steve McQueen foi considerado “o melhor filme com perseguição de carros já realizado”. A edição ágil imortalizou o icônico Mustang e seu astro, que se arriscou por trás do volante em muitas cenas perigosas.

8. Gone in 60 Seconds (1974)

93 carros destruídos
H.B Halicki produziu, dirigiu e estrelou o filme, além de dirigir o Mustang Elanor que participa da intensa sequência de perseguição. A grande maioria dos pilotos da fita são amigos de Halicki e muitos acidentes aconteceram sem estar previstos no roteiro. O próprio diretor se machucou seriamente e foi parar no hospital, depois de colidir com um poste a mais de 160 km por hora.

7. Os Irmãos Cara-de-Pau (1980)

103 carros destruídos
Visto que pouca gente conhecia The Junkman e o trabalho do cineasta H.B Halicki, durante 18 anos a comédia de John Landis manteve o título de produção com o maior número de carros destruídos. A sequência, realizada em 1998, superou este “recorde” detonando um automóvel a mais.

6. G.I. Joe – A Origem do Cobra (2009)

112 carros destruídos
A adaptação para às telas do brinquedo Comandos em Ação se revelou um filme deplorável. Mas o CGI ajudou a produção entrar nesta lista, visto a quantidade de automóveis digitais que o grupo de elite e seus inimigos destroem no decorrer da fita.

5. Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer (2013)

132 carros destruídos
No mais fraco episódio da franquia estrelada por Bruce Willis, os produtores gastaram 22 milhões de dólares apenas nas sequências com destruição de veículos. Alem dos 132 arrebentados, cerca de outros 518 ficaram seriamente danificados.

4. The Junkman (1982)

153 carros destruídos
Oito anos depois de quase morrer em Gone with 60 seconds, o produtor, diretor, roteirista, ator e piloto H.B Halicki retornou às telas com esta produção obscura, onde mais uma vez pôde demonstrar sua “destreza” em assassinar automóveis.

3.  Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio (2011)

260 carros destruídos
Cerca de 900 carros foram arrebentados desde que primeiro Velozes e Furiosos estreou em 2001. O campeão em destruição é este aqui, filmado parcialmente no Brasil. Um recorde que deve ser ultrapassado este ano, visto que 400 veículos foram utilizados na produção do sexto filme da franquia.

2. Matrix Reloaded (2002)

300 carros destruídos
Os irmãos Washowski não pouparam o dinheiro da Warner na famosa sequência da freeway onde muitos veículos viraram pastel nas mãos de pilotos experientes e  outros tantos nas mãos de técnicos em efeitos visuais.

1. Transformers: O Lado Escuro da Lua (2011)

532 carros destruídos
Quando o assunto é destruição, ninguém supera Michael Bay. No entanto, pouca gente sabe que a segunda sequência dos robôs gigantes prestou um serviço à comunidade californiana: parte da frota de veículos já estava condenada ao ferro-velho pelo Estado.