No passado, um dos “problemas” do Oscar na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação é que poucos votantes assistiam aos indicados. Com o advento do youtube e outros sites de hospedagem de videos, esta situação mudou e o público também saiu ganhando. Graças a internet, agora podemos ter acesso a estes curtas animados, que muitas vezes nem chegam a ser exibidos por aqui. O Avião de Papel e Fresh Guacamole já ganharam posts aqui no blog, agora você pode assistir todos os demais concorrentes:

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=QV0PJKgFIUs’]

Adam and Dog

Primoroso e caprichosamente bem desenhado, o vídeo mostra a longa historia de amizade entre um homem e um cachorro nos primórdios da humanidade. Quem cria animais de estimação vai se derreter com este curta sensível e comovente.

Head Over Heels

Animação super-premiada, um dos favoritos ao prêmio. O curta conta a história de um casal que, após longos anos de casamento, tem a relação desgastada e agora vivem (literalmente) afastados: um mora no teto, e outro no chão.


Um Longo Dia na Creche (The Longest Daycare)

A divertida produção de quatro minutos mostra um dia da caçulinha Maggie Simpson na “Ayn Rand School for Tots” – uma creche que aparece na quarta temporada do desenho -, onde ela faz de tudo para proteger uma lagarta de borboleta.

Fresh Guacamole

Dirigido pelo animador conhecido como PES, gênio do stop motion, o curta retrata a preparação de um guacamole muito especial a base de bolas de bilhar, granadas, dados e uma série de outros ingredientes inusitados.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=1QAI4B_2Mfc’]

O Avião de Papel (Paperman)

Este curta produzido pelo Estúdio Disney mistura técnicas de animação para contar a história de George, um jovem que se deixa guiar pelo seu coração, e confia em uma pilha de papéis e em um pouco de sorte para conquistar a garota dos seus sonhos.