Todos os anos, os analistas de investimentos de Wall Street bancam a Mãe Dinah e fazem as suas previsões sobre quais filmes vão obter sucesso e quais irão fracassar nas bilheterias. O objetivo destes “palpites” é orientar as decisões de seus clientes que atuam no ramo de entretenimento. Richard Greenfield (que NÃO é este cidadão da foto ao lado!), do grupo BTIG, é o mais influente entre eles, e já lançou suas apostas para 2013.

Em entrevista concedida ao Hollywood Reporter, Greenfield disse que a sequência Jogos Vorazes: Em Chamas, segundo capítulo da trilogia que adapta para o cinema a obra literária de Suzanne Colllins será a maior bilheteria dos Estados Unidos e possivelmente do mundo. Já a maior decepção será O Cavaleiro Solitário, filme estrelado por Johnny Depp que leva para à telona as aventuras do cowboy famoso nos anos 1950.

As previsões de Greenfield têm certo fundamento: O primeiro Jogos Vorazes arrecadou US$ 686 milhões nas bilheterias mundiais enquanto O Cavaleiro Solitário, depois de quase cancelado e ter o orçamento reduzido, atualmente passa por significativas refilmagens. Péssima notícia para a Disney, produtora do western, que em 2012 teve um enorme prejuízo com a sci-fi John Carter.

Greenfield também apostou algumas fichas na sequência Universidade Monstros, continuação de Monstros S.A., animação da Pixar e O Homem de Aço, reboot do Superman nos cinemas. Segundo o analista, os dois blockbusters desfrutarão de enorme sucesso. Aguardemos.