O New York Film Critics Circle Awards deu início a temporada de prêmios na América do Norte que culmina em 24 de fevereiro de 2013 com a cerimônia do Oscar. A associação foi criada em 1935 por um grupo de críticos com atuação exclusiva na imprensa novaiorquina. Ao passar dos anos, os caras foram ganhando credibilidade e servindo de parâmetro para indicações (e premiações) de filmes.

A cerimônia desde ano realizada nesta segunda-feira (03/12), elegeu A Hora Mais Escura como Melhor Filme de 2012. O longa, dirigido por Kathryn Bigelow, também agraciada com o prêmio de Melhor Direção, mostra o processo de captura do terrorista mais procurado dos últimos anos, Osama Bin Laden, no Paquistão em maio de 2011.

Bigelow já havia sido agraciada pelos críticos de Nova York com Melhor Filme e Direção por Guerra ao Terror em 2009, feito que se repetiu no Oscar daquele ano, quando a produção independente derrotou o todo poderoso Avatar.

Lincoln, a biografia do estadista norte-americano dirigida por Spielberg ganhou em três categorias: Ator (Daniel Day-Lewis), Atriz Coadjuvante, (Sally Field) e Roteiro (Tony Kushner). As surpresas ficaram por conta da escolha de Frankenwenie como Melhor Animação e Matthew McConaughey como Melhor Ator Coadjuvante por dois filmes: Magic Mike e Bernie.

Confira abaixo a lista completa:

Melhor Filme:
A Hora Mais Escura

Melhor Direção:
Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura)

Melhor Ator:
Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Melhor Atriz:
Rachel Weisz (The Deep Blue Sea)

Melhor Ator Coadjuvante:
Mathew MacConaughey (Magic Mike e Bernie)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Sally Field (Lincoln)

Melhor Roteiro:
Lincoln – Tony Kushner

Melhor Fotografia:
A Hora Mais Escura – Greig Fraser

Melhor Filme Estrangeiro:
Amor – Michael Haneke

Melhor Documentário:
The Central Park Five

Melhor Animação:
Frankenweenie

Melhor Filme de Estreia:
How to Survive a Plague – David France