Depois de receber os principais prêmios do New York Film Critics Circle e do National Board Review, e receber indicações ao SAG Awards e o Globo de Ouro, A Hora mais Escura, filme que reconstitui a operação montada pelo governo dos EUA com objetivo de localizar e executar Osama Bin Laden, já desponta como um dos grandes favoritos ao Oscar 2013.

O filme estava em desenvolvimento antes mesmo da morte do terrorista, a partir de documentos ultra-secretos do Pentágono sobre a operação de captura liberados para a diretora Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal (parceiros em Guerra ao Terror). Depois que o saudita foi morto no Paquistão em maio de 2011, o final da história precisou ser modificado, com direito a 40 minutos intensos de ação que resultam na execução do líder da Al Qaeda.

No elenco estão Jessica Chastain (Histórias Cruzadas), Jason Clarke (Os Infratores), Kyle Chandler (Argo), Jennifer Ehle (Tudo pelo Poder), Joel Edgerton (Guerreiro), Edgar Ramirez (Fúria de Titãs 2), James Gandolfini (O Homem da Máfia) e Mark Strong (Sherlock Holmes). O britânico Ricky Sekhon (Santa Paciência) faz Bin Laden.

O título original, Zero Dark Thirty, é uma expressão usada pelas forças armadas norte-americanas para se referir a uma hora não especificada da madrugada quando o céu está completamente escuro. Assista ao trailer:

A Hora Mais Escura estreia no Brasil em 15 de fevereiro.