Home Listamania

Os 10 Piores Filmes de 2012


Escolher os piores do ano é tão árduo quanto escolher os melhores. Sim, é um trabalho sujo, mas alguém precisava fazê-lo. A seleção arbitrária foi feita levando em consideração os longa-metragens exibidos nos cinemas ao longo de 2012. Se expandíssemos a abrangência para home video, certamente o nível cairia ainda mais. Pesarosamente, o Brasil está presente em quatro filmes da lista. E pasmem: A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 não foi incluído!

10. Battleship – A Batalha dos Mares (Battleship): Em algum momento esta ideia bizarra de transformar jogos de tabuleiros em filmes ia dar xabu. É justamente o que acontece aqui neste “Transformers dos mares”, produção boba repleta de clichês e diálogos tolos. O fiapo de história fala de alienígenas que resolvem responder a uma mensagem humana enviada ao espaço atacando nosso planeta. Personagens rasos e estereotipados sob o comando de Liam Neeson entram em ação para evitar o fatídico fim da Terra. Os efeitos especiais top de linha não são suficientes para segurar a fita. Se a cantora Rihanna (que faz uma ponta como uma sargento) ao menos morresse afogada…

9. O Pacto (Seeking Justice): Empenhado em pagar suas dívidas com o fisco, Nicolas Cage tem topado participar de qualquer porcaria que lhe ofereçam. Aqui ele vive um professor de literatura que depois de ter a esposa estuprada e se meter com uma organização de justiceiros, usa todo o seu know-how de professor colegial – manusear armas de fogo, dirigir automóveis em alta velocidade, descer a porrada em bandidos – para lidar com seus problemas. Medíocre, inverossímil e cheio de furos, ainda faz de privada o ouvido do espectador com seus diálogos banais e sem sentido.

8. 12 Horas (Gone): Jovem histérica (Amanda Seyfried) à beira da paranoia decide bancar a detetive depois do sumiço de sua irmã caçula. Ela acredita piamente que o responsável é o mesmo sujeito que a raptou tempos atrás. Sequestro este, diga-se de passagem, ninguém acredita ter acontecido. Previsível, com diálogos sem pé nem cabeça, a película não cria tensão e só faz cansar o espectador com a quantidade de pistas falsas que oferece. Lamentavelmente, o filme marca a estreia do diretor brasileiro Heitor Dhalia (À Deriva, O Cheiro do Ralo) em Hollywood.

7. As Aventuras de Agamenon, O Repórter: Os membros do Casseta & Planeta achavam que requentar piadas de programas de televisão e trazer Marcelo Adnet, comediante da MTV, seriam suficientes para garantir o sucesso desta produção. Infelizmente, o roteiro, que é apenas uma coleção de esquetes, não dá suporte para todas as brincadeirinhas infames propostas pelo longa. Agamenon (Adnet/Hubert) é um correspondente do jornal O Globo que testemunha fatos importantes do nosso século. No pior estilo Forrest Gump, “contracena” com figuras históricas como Adolf Hitler e Albert Einstein, por exemplo. A tentativa desesperada de arrancar o riso do público resvala em piadas que em 99% dos casos não funcionam.

6. Motoqueiro Fantasma 2 (Ghost Rider – Spirit of Vengeance): Se você não gostou do primeiro filme, vai odiar ainda mais esta sequência, uma vez que os novos produtores prometeram consertar os desastres cometidos no original e fizeram uma nova cagada. A trama coloca Johnny Blaze como protetor de um moleque que foi concebido pelo diabo. Para evitar que o coisa ruim incorpore no garoto, precisa levá-lo através do deserto até uma ordem religiosa. Não faz muito sentido porque o motoqueiro em chamas quer praticar o bem, mas esta é a história vergonhosa, entupida de diálogos ridículos, atuações canastronas e previsível até a tampa desta sofrível continuação.

5. A Hora da Escuridão (The Darkest Hour): Depois de atuar em bons filmes como MilkAconteceu em Woodstock e no inédito Killer Joe, Emile Hirsh mete o pé na jaca como protagonista desta ficção científica ambientada na Rússia onde uma invasão de alienígenas aparentemente eletromagnéticos e invisíveis está acontecendo. A premissa, além de uma afronta as leis da física, tenta enfiar conceitos e teorias goela abaixo do espectador. Desinteressante do princípio ao fim, esta bobagem apocalíptica repleta de patriotismo tosco, clichês dos mais batidos e personagens imbecis força até um clima de terror que não assusta ninguém.

4. Totalmente Inocentes: Sátira de filmes nacionais na esteira de franquias como Todo Mundo em Pânico, esta comédia irresponsável é constrangedora e absolutamente sem graça. Na trama, dois moleques inconsequentes se metem numa guerra pelo poder entre traficantes do morro onde moram. Nem a presença de Fabio Porchat e Ingrid Guimarães, comediantes talentosos, salvam esta “coisa”: a direção de atores é praticamente inexistente, os recursos de inserções gráficas horríveis, a história pavorosa, a fotografia e a edição num nível mais baixo que os das novelas, e por aí vai.

3. Area Q (Idem): Produção gringa de quinta categoria, dirigida, escrita e co-produzida por equipe de brasileiros. O roteiro é inspirado em eventos ocorridos em 1979 quando um humilde camponês foi supostamente abduzido por uma estranha força, sabe-se lá, extraterrestre ou espírita, no sertão cearense. Trinta anos depois, um jornalista americano é enviado ao lugar para investigar os contatos alienígenas na região. Não bastasse o roteiro esquemático e enfadonho, os ruins efeitos visuais e as atuações picaretas ajudam a afundar a fita.

2. Projeto Dinossauro (The Dinosaur Project): Espécie de versão mockumentário de Jurassic Park (com pinceladas de Viagem ao Centro da Terra), este pretenso suspense apenas optou pela estética documental para disfarçar a pobreza do seu orçamento. Se o roteiro sobrepujasse a precariedade da fita, poderíamos até relevar (um pouco) os mambembes efeitos visuais e as atuações canhestras, mas não é o caso. O filme conta como exploradores britânicos que vão ao Congo dar fim ao mito do Mukele Mbemb (equivalente africano ao Monstro do Lago Ness) encontram uma ilha habitada por dinossauros. Os 80 minutos de duração parecem intermináveis de tão ruim que o longa-metragem é.

1. Cada Um Tem a Gêmea Que Merece (Jack & Jill): Pior do que o humor promovido por esta tranqueira produzida e protagonizada por Adam Sandler é ver Al Pacino participando dela. O ator, considerado um dos melhores da história, devia estar sob efeito de pesadas drogas alucinógenas quando topou participar desta imbecilidade que nem dá para chamar de filme. Na “trama”, Sandler “interpreta” dois papeis, um publicitário babaca e sua grosseirona irmã gêmea. Pacino vive ele mesmo, e acredite, se apaixona pela versão drag-baranga do “comediante”.



Comente usando o Facebook

73 Comentários

  1. Concordo com a existência da lista, mas acho que tem filmes que deveriam está na lista e não estão, outros mereciam outra classificação.

  2. Acho que a lista foi forçada, tem filmes que não estão ai e deveriam e filmes que estão ai e não deveriam.

  3. Concordo com alguns , Batalha dos Mares não sei porque está ai , primeiro , efeitos especiais mt bom , atuações convincentes , história é boba OK ! mas pow considerar um dos piores do ano nao é pra tanto..

  4. Cada um tem a gemia que merece e um bom filme, eu msm rolei de rir com o filme, tipo vim falar que o al pacino deveria estar drogado pra participar do filme ai e de mais né, sé o propio al pacino coloco sua imagem no filme e pq ele tbm gosto do roteiro e tal, o filme e bobo mais e muito divertido eu recomendo pra quem gosta do genero comedia, parece que hj em dia os filmes de comedia pra serem boms tem que ter putaria palavrão e tudo mais infelizmente, eu não penso assim.

  5. Tinha que tá nesta lista piranha 3DD,que filme medonho!O primeiro achei um terror gore bem legalzinho mas esse segundo foi só palhaçada!

  6. Pessoas protegendo (aquele filme merda) Motoqueiro Fantasma 2: facepalm. E sim, eu escreveria um roteiro muito melhor.

  7. salientando, Abrahão Lincoln, caçador de vampiros, deveria estar nesse post aí, é uma porcaria

  8. Olha, de todos esses filmes, ainda acho que o menos ruim deles é o projeto Dinossauro, que poderia ter sido melhor dirigido, e não mudar para um foco todo manjado. C
    Motoqueiro Fantasma é um lixo, mas um lixo do pior de todos, deveria ser o 1º colocado disparado.

    Os filmes nacionais nem perco tempo, por que de 10 que sai, não presta 9, Addan Sandler vem perdendo a graça a algum tempo, acho que ele tem que começar a rever seus filmes antes de participar, talento ele tem, casamento de mentirinha mostra isso

  9. Veja com carinho o meu pedido e arranje um geito de colocar o filma "Até que a sorte nos separe" que é muito ruim, quanto ao casseta e planeta, esses deveriam agraciados com o premio de piores humoristas do século!!!!!

  10. Parabéns por essa lista concordo plenamente com cada filme ai que ta na lista..pior ..vi todos essa bostas..o vida.

  11. Apesar de concordar com a lista de filmes (salvo exeçoes como Battleship que ainda nao assisti) , achei pessia a analise, voce nao chegou a levantar os pontos pelos quais vc achou os filmes ruins , em alguns vc apenas se limitou a xingar , parecia uma pessoa revoltada saindo da sala de cinema falando mal , e nao uma pessoa que quer montar uma materia informativa com descepçoes desse ano, da proxima amigo procure montar melhor seus argumentos. Como disse embora concorde com a lista de filmes a sua materia e critica ficaram a desejar.

    • Concordo, ficou parecendo uma crítica do nível daqueles adolescentes que tudo aquilo que não lhe agrada é ruim e tem que ser atacado com xingamentos.

      Além do mais, apesar dos filmes da lista serem escrotos demais, tem muita coisa pior quue foi lançada neste último 2012

  12. Meu Deus do céu, ainda tem gente (se é que podemos chamar assim) que defendem estes lixos de filmes.

  13. motoqueiro fantasma 2 pow cara foi um dos melhores filmes do ano ,se voce nao gostou tudo bem mas cara muitos gostaram falase mal do filme nao precisa falar que e o pior filme tambem , porque tem mtas criticas boas dele

  14. A respeito do MOTOQUEIRO FANTASMA, por ser uma sequencia da primeira porcaria que vimos, deveria ser melhor, ou seja, falharam de novo. Realmente achei ele mesmo sem sentido, mas também não sai reclamando do cinema. É " assistivel". Do resto tudo bomba mesmo, BATLLESHIP queria meu dinheiro de volta.

  15. A lista está certa, o motoqueiro fantasma está horrivel, mas infelizmente ainda existe o público que gosta de efeitos e não enxerga o roteiro.

  16. Battleship ate que estava bom ,mas se autodestriu no final,quando pegaram um museu flutuante que estava armado e abastecido ,impossivel de ocorrer , e terminou com chave de c..c… com o cavalo de pau maritimo,ai et bilu seria mais verdade que essa manobra

    • amigo, nem quis comentar o lado militar, por que seria demais, o filme é uma porcaria, um couraçado da classe Yowa, levava 5 horas para poder ´´zarpar´´ ate aquecer suas caldeiras e alimentar seus sistemas elétricos, aquele cavalo de pau, ele nunca faria nem em desenho animado,

  17. toda opinião é valida , mas acho que tudo é uma questão de gosto, achei muito auto critico falar que os filmes sao pessimos a não ser que o comentarista seja um cineasta, acho que não…

  18. Agora deu só pq tu não gostou do filme ''cada um tem a gêmea que merece'' significa q ninguém tem o direito de gosta é???

    • ué, por que você gostou quer dizer que ninguém pode NÃO gostar, de 10 aqui, 9 n]ão gostou, então, o filme é uma merda

  19. Agamenon é sem sombra de dúvida o pior dos piores dos piores do mundo (parafraseando ironicamente Pânico na Band)! Motoqueiro Fantasma eu não perderia um segundo da minha vida para tal! Baixei e não assisti ainda ao Totalmente Inocentes, creio que agora nem vá mesmo! Quanto aos xiitas de plantão, as críticas sempre existiram e sempre existirão, aprendamos a ouvi-las entendê-las e se necessário for acata-las!

  20. bem eu gostei do battleship, historia engraçada ainda mais quando eles pegam o couraçado, os efeitos são bons, a historia eh legal, mas agora o motoqueiro fantasma…. cara ta osso, o primeiro foi uma desilusão, o segundo ainda mais, cara oq aconteceu com nicolas cage, só ta pegando filme ruim pra fazer!!!!!!

  21. É impressão minha ou o área Q parece mais uma biografia do ET Bilú?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Criticas super pesadas, parece que o critico que fez essas analises estava super revoltado com esses filmes.

  23. Os imortais deverias estar ai também, embor tenha saido bem no começo de 2012 o filme chega a ser uma afronta com a mitologia grega

  24. O motoqueiro fantasma é um filme legal, mas é daqueles que você só quer assistir uma vez mesmo e pronto.

    Discordo da critica ao Battleship, gostei muito, se pudesse tinha assistido mais vezes no cinema (fui 2 vezes), gostei tanto que até usei um wallpaper do filme durante mais de uma semana no meu PC… rs

    Mas concordo em gênero, numero e gral sobre o "Cada Um Tem a Gêmea Que Merece", um filme tosco, sem história, triste! Pensei que após o Adam fazer o "Tá Rindo de Quê?" de 2009, ele não poderia fazer algo pior, mas nesse ele se superou… não consegui nem assistir ao filme completo, parei antes da metade.

  25. Amigo cade a porcaria do resident evil 5??? aquele filme eh horrivel, acho q ate o diretor tem vergonha do papel q a mulher dele faz no filme! Agora colocar Battleship, ai eh demais. O cara q teve a ideia de como o filme ficar parecido com o jogo de batalha naval eh incrível! A trilha sonora do filme combina com ele, os cg eh maravilho, o filme te da um gancho para uma imaginar uma continuação, digo quando não sabe de que lado os et's estão, o unico pecado do filme foi ir para o cinema em uma data próxima as dos Vingadores.

  26. Não entendo pq a porcaria do Furia de Titas 2 nao esta na lista?? Filme corrido, com pouca ação e totalmente sem emoção, resumindo se quiser ver as partes boas daquele filme, assista o trailer!

  27. Totalmente Inoscentes, de longe o pior filme nacional, alias, o pior filme que assisti na minha vida, e discordo do autor do texto em uma coisa, Fabio Porchat é muito, mas MUITO sem graça!

  28. discordo de battleship muito bom o filme n devia estar nesta lista!! mas qto ao primeiro colocado e os outros sao uma bosta msm!!

  29. Pow gostei muito de . Cada Um Tem a Gêmea Que Merece quero sab quem foi o retardado que posto issoo

  30. Caríssimo,

    Acho que temos pontos-de-vista parecido. Não vi Projeto Dinossauro e nem Agamenon (privei-me destes terminantemente) e só Battleship não incluiria porque não o achei tão péssimo assim – embora ele tenha sido o seu décimo.

  31. Getro, meu amigo, concordei com sua opinião sobre esta lista (só levantei as sobrancelhas, ondulando minha testa, com um pouco de espanto sobre o GHOST RIDER 2 – achei melhor o primeiro, mas, o segundo não fez tão feio – tirando a cara da caveira, claro, rsrs). Ademais, por coincidência no dia hoje (29.12.12) comentava com alguém sobre o esdrúxulo, funambulesco, heterócleto, estrambótico AS AVENTURAS DE AGAMENON. Diga-se de passagem que é um filme muito ruim, uma tristeza do cinema nacional. Parabéns pela matéria.

  32. Parabens pela lista, se dependesse de mim ainda colocava aí o novo Batman que achei uma bosta. Não liga para a opinião deste povo que está defendendo estas porcarias, os filmes ruins também tem seu público. Eles se ofendem fácil por gostar de algo que nao presta.

    • Olha não sei o motivo por vc não ter gostado do novo Batman, eu acredito q foi pq vc esperava demais dele, pois o segundo filme, o do Coringa, foi perfeito. Mas esse novo Batman esta longe de ser um filme ruim.
      Não sei qual o tipo de filme que vc gosta, não sei qual seu gosto nem nada disso, mais eu acho q quando se tem uma critica não eh pq as pessoas se ofendem e sim pq defendem seu ponto de vista

  33. Deus do céu, gente defendendo "Cada Um Tem a Gêmea Que Merece" e ainda elogiando o horrível Adam Sandler! Este mundo devia ter acabado em 21 de dezembro!

    • Vera vc nao em o que fazer se vc queria que o mundo acabasse em 21 de dezembro acabe com o seu sozinha nao queira acabar com o dos outros!!!!

  34. afe, sinceramente quem fez essa lista não sabe das coisas, poqe Cada um tem a gêmea que merece foi muito bom , é excelente o filme , você da risada o filme inteiro e o Adam Sandler é um p*ta ator! E 12 horas também é um excelente filme ! eu recomendo e muito pra quem quiser assistir, e fora qe a Amanda Seyfried é uma ótima atriz, e vem melhorando cada vez mais em cada filme que ela faz, e o roteiro também é muito bom !

      • é um ator mediano, hoje, não tem grandes atores cômicos, são todos sem graças, com enredos chatos e casativos

  35. Vc não merece ser chamado de blogueiro, quem é vc para desvalorizar o trabalho de alguém? Vc tinha de ter vergonha nessa tua cara, filmes bons que conseguiram índices ótimos de aceitação pelo público e vem um metido a sabichão e desvaloriza os filmes como se fossem lixo.

    • me diga um desses que é bom, se é trabalho de alguém, ok, eu pago o cinema, e sou consumidor, sou cliente dele, e repito, esses filmes são todos uma merda

  36. eu nao concordo motoqueiro fantasma foi um filme muito bom voce fala que e ruim porque nao tem senso de critica. se voce achou ruim existe milhares de pessoas que amaram

      • Que resposta foi essa?… kkkk .. Fazer uma comparação de Hitler com um filme. é forçar demais.
        Muitas pessoas devem discordar da sua lista. Isso é questão de gosto.
        Posso até concordar com a Juliana de que você não tem senso critico quando leio o primeiro colocado da sua lista. Você não falou nada a respeito do filme, apenas chamou-o de tranqueira, citou um pouco da história e reclamou a presença de Al Pacino. Por ser o primeiro lugar, deveria ser ao menos digno de um bom (ou mal, dependendo do ponto de vista) comentário.

    • não é por que alguns gostam que prestam, alguns gostam de porcaria, outros não, motoqueiro é um lixo, e outra, sou consumidor, pago cinema, e tenho direito de discordar, foda-se que é um trabalho de alguém, se não gosta de critica, vai cuidar de gatos de idosas, o filme é um lixo,

  37. Ah e parabéns Getro, pela lista. 2012 foi um ano repleto de bombas, selecionar apenas as 10 piores não é tarefa fácil. Se fosse eu botava pelo menos mais uns 20.,

  38. Como assim "E ai, comeu?" não está na lista??? Lembram que eu comentei que só veria o filme se passasse na sessão da tarde? Não foi o que aconteceu. Meu cunhado alugou o filme, e eu vi pra ver se era tão ruim quanto parecia pelo trailer. Bem, é pior. Esse e os outros citados na lista me fazem pensar que o cinema nacional está na latrina, sem previsão imediata de melhora.

  39. Sem dúvida "Cada um tem a gêmea que merece" é um dos piores filmes desse ano!!!! kkkkkkkk Tadinho do Sandler

  40. Não concordo com o motoqueiro fantasma, você é que não tem gosto se acha ruim faça melhor, é muito fácil criticar e ser incapaz de fazer melhor que ridículo. pra começar olha seu nome affff…

    • Este argumento "faça melhor" é extremamente imbecil. Fico imaginando um sujeito que vai ao médico reclamar de um procedimento cirúrgico e o doutor responde para ele "Faça melhor!"

        • não sabia se estava assistindo um filme normal, ou um daqueles Mockumentary(nada contra o gênero) o roteiro foi muito ruim, nem as cenas de ação se aproveita, em relação ao primeiro deixa muito a desejar

    • O filme realmente é péssimo flávia, olha as piadas sem graça, a base da história e sua cronologia super manjados e deixa muito a desejar.
      Mas se você achou o filme TÃO bom assim então explique o por quê, não é xingando aleatoriamente o blogueiro que alguém vai concordar contigo =)

    • Maior bobagem essa de “faça” melhor. E pela coerência do texto percebe-se que bobagem é o que não falta na sua cabeça. O que? Todos tem que gostar das mesmas coisas que você ou, ficar calados a não ser que tenham alguns milhões de dólares pra “fazer melhor”? Cada coisa… ¬¬’

      Sobre a lista concordo totalmente! Fico me perguntando porquê diabos os produtores nacionais são tão incapazes de fazer um filme de ficção? O cara vai lá fazer um filme sobre abdução e tem que meter ESPIRITISMO no meio!

Deixe uma resposta: