A cinebiografia de Lincoln, novo projeto do cineasta Steven Spielberg ganhou o seu primeiro e emocionante trailer. Apesar da reconstituição de época impecável, o que mais impressiona na prévia é a caracterização de Daniel Day-Lewis como 16º presidente norte-americano. Além de contar com uma maquiagem assustadora, o ator reproduz gestuais e até a voz do famoso estadista, num trabalho que certamente será lembrado com muitos prêmios:

O roteiro, escrito pelo dramaturgo Tony Kushner a partir do livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln da historiadora Doris Kearns Goodwin, se concentra na sangrenta Guerra Civil norte-americana, quando o então presidente optou pela abolição da escravatura e entrou em conflito com integrantes de seu próprio gabinete.

No elenco também estão Sally Field (O Espetacular Homem-Aranha), Tommy Lee Jones (Homens de Preto 3), Joseph Gordon-Levitt (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge), David Strathairn (O Legado Bourne), Jared Harris (Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras), Jackie Earle Haley (Sombras da Noite), entre outros.

O projeto estava em desenvolvimento há nove anos e só agora Spielberg deu o seu aval. Lincoln estreia em 16 de novembro nos EUA e em 14 de fevereiro de 2013 no Brasil, já contando com as possíveis indicações ao Oscar.