A Sony Pictures divulgou esta semana o teaser de Zero Dark Thirty, filme de Kathryn Bigelow (vencedora do Oscar por Guerra ao Terror). Neste novo trabalho, a diretora volta a falar sobre os conflitos no Oriente Médio ao reconstruir a operação patrocinada pela Casa Branca para capturar o terrorista saudita Osama Bin Laden, assassinado em maio do ano passado.

O longa, que está em produção desde novembro de 2010, inicialmente acompanharia apenas a caçada à Bin Laden, mas a equipe foi pega de surpresa quando a morte do fundador da Al Qaeda foi anunciada. O roteirista Mark Boal teve que reescrever a história para adaptar a morte do terrorista a trama. O filme vai acompanhar a equipe de Seals da Marinha norte-americana que ficou encarregada de investigar o paradeiro de Osama e, consequentemente, executar o alvo. Bigelow, que parece ter tido acesso a toda investigação real, declarou:

Esta é uma incrível história sobre o triunfo da vontade, dedicação e dever. É sobre a vida desses heróis que trabalharam nos bastidores, dia e noite, no que poderia ser a mais difícil missão de suas vidas. Uma história que precisa ser contada com respeito.

O elenco conta com Joel Edgerton (Guerreiro), Jessica Chastain (Histórias Cruzadas), Scott Adkins (Mercenários 2), Jason Clarke (Os Infratores), Chris Pratt (Qual o Seu Número?), Jennifer Ehle (Contágio), Kyle Chandler (Super 8), Mark Strong (John Carter – Entre Dois Mundos) e Edgar Ramirez (Fúria de Titãs 2), entre outros.

Zero Dark Thirty estreia em 19 de dezembro nos Estados Unidos.