Terminou neste domingo (15/07), a Comic Con 2012, maior convenção de de quadrinhos, games, TV e cinema que acontece todos os anos em San Diego, nos EUA. A feira, além de ponto de encontro dos nerds e colecionadores, é palco de lançamento dos blockbusters, com paineis montados pelos estúdios para divulgar seus futuros lançamentos. Confira abaixo os principais destaques deste ano:

Painel da Disney

O estúdio do rato trouxe à convenção o diretor Sam Raimi e parte do elenco de Oz: Mágico e Poderoso, onde exibiu o primeiro trailer da fantasia. Em seguida, foi a vez de Tim Burton exibir um novo trailer de Frankenweenie, sua animação stop-motion. Dez minutos da animação digital Detona Ralph, também foram exibidos.

Painel de A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2

A escritora Stephanie Meyer e o elenco principal compareceu a Sala H (a maior do Centro de Convenções de San Diego) para apresentar cenas do último filme e responder perguntas dos fãs. Um preview da ficção futurista A Hospedeira, adaptação de romance homônimo escrito por Meyer foi exibido no final.

Painel da Sony Pictures

O painel começou com 20 minutos reservados a Resident Evil: Retribuição, com apresentação do trailer comentado pelo diretor Paul W. S. Anderson. Depois foi a vez do diretor Len Wiseman e os atores Kate Beckinsale e Colin Farrell, protagonistas do remake de O Vingador do Futuro, darem o ar da graça. A ficção Looper, onde Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis interpretam o mesmo personagem encantou os fãs com um trailer estendido. A Sony encerrou sua apresentação com quatro minutos de cenas de Elysium, o esperado novo filme de Neill Blomkamp (Distrito 9). O longa, estrelado por um Matt Damon careca, conta com Wagner Moura e Alice Braga no elenco.

Painel da Warner Bros.

Pacific Rim, a ficção científica de Guillermo Del Toro sobre monstros que enfrentam robôs gigantes com pilotos humanos em seu interior, foi o filme escolhido para abrir o painel do estúdio. O trailer apresentado era pura adrenalina, com jatos f-14 colidindo com os monstrengos e um robô gigante lutando com um bicho meio tubarão meio rinoceronte. Um novo remake de Godzilla também foi anunciado, com direito a teaser trailer e o escambau. Mas, o melhor da Warner veio mesmo no final quando o trailer de Superman – O Homem de Aço foi apresentado. O vídeo, que sai junto com as cópias do novo Batman, deve chegar oficialmente a internet neste final de semana.

Painel da Marvel

Kevin Feige, presidente do estúdio, deixou os fãs vibrando de alegria com a apresentação dos novos projetos. Como já era esperado, as sequências Thor – The Dark World e Captain America – The Winter Soldier foram confirmadas, bem como o primeiro longa de Os Guardiões da Galáxia. Robert Downey Jr., trajando uma luvinha do Homem-de-Ferro subiu ao palco para apresentar o trailer da nova aventura do ferroso, que estreia no ano que vem. O diretor Edgar Wright também compareceu a feira, onde exibiu as primeiras cenas teste do seu Homem-Formiga.

Painel de O Hobitt

Cerca de 12 minutos e meio de cenas de O Hobbit foram exibidos no painel do filme. Trechos muito rápidos mostram os anões, Saruman e os elfos, e em seguida o primeiro encontro de Gollum e Bilbo. Gandalf é quem mais aparece, seja dando conselhos ou empunhando sua espada. Entre as declarações disparadas pelo diretor Peter Jackson, a mais bombástica foi a que possivelmente a obra, que já está dividida em dois longas, ganhe um terceiro. Segundo o cineasta, ele possui bastante material filmado que não gostaria de descartar.

Paineis das Séries de TV

As séries de TV também estiveram presentes na Comic Con. The Walking Dead apresentou o trailer da terceira temporada e em seguida o produtor-executivo/criador/roteirista Robert Kirkman e quase todo o elenco subiu ao palco para responder perguntas dos fãs. Depois de uma desgastante segundo ano, a HBO decidiu investir pesado no seu painel de Game of Thrones. O escritor George R.R. Martin e parte do elenco compareceram a Sala H para comentar uma das séries atuais de maior audiência do canal. Já Breaking Bad, Fringe e Community, séries que se aproximam do seu ano derradeiro, tiveram paineis lotados carregados de emoção, com direito a flashbacks e muitos aplausos dos presentes.