Cloud Atlas, a adaptação ao cinema do romance homônimo de David Mitchell, que os irmãos Andy e Lana Wachowski (Trilogia Matrix) dirigem com o alemão Tom Tykwer (Trama Internacional) ganhou um magnífico trailer estendido. O filme, tal qual o livro, baseia-se em seis histórias que se desenrolam em diferentes espaços de tempo entre 1850 até um futuro pós-apocalíptico.

O filme explora as consequências de ações individuais de vidas passadas em acontecimentos presentes e futuros. Sendo assim, um assassino pode se transformar em herói, e um ato de bondade pode inspirar uma revolução através dos séculos. Apesar de situadas em épocas e países distintos, os personagens das seis histórias acabam se interligando – onde cada trama é narrada ou observada pelo protagonista da história seguinte.

Tyker dirigiu as cenas de época, enquanto os irmãos Wachowski ficaram com as cenas futuristas. No elenco estão Tom Hanks (Tão Forte, Tão Perto), Halle Berry (A Estranha Perfeita), Hugh Grant (Um Grande Garoto), Hugo Weaving (Capitão América), Jim Sturgess (Um Dia), Susan Sarandon (Um Olhar do Paraíso), Jim Broadbent (A Dama de Ferro), James D’Arcy (W.E. – O Romance do Século) e Donna Bae (O Hospedeiro), entre outros.

Visto que não há uma narrativa linear, Cloud Atlas pode “morrer na praia” como o belo Fonte da Vida de Darren Aronofsky. O longa terá sua premiere durante o Festival de Toronto, que acontece entre 6 e 16 de setembro e estreia no circuitão norte-americano em 26 de outubro. Vamos aguardar. O longa sai no Brasil em 28 de dezembro com o título de A Viagem.