Semana passada, a Paramount surpreendeu a todos com a notícia que G.I. Joe 2: Retaliação, a continuação de “G.I. Joe: A Origem de Cobra”, inicialmente programado para estrear nos cinemas dos EUA em 29 de junho (e 17 de agosto no Brasil), havia sido adiado para março de 2013. O comunicado caiu como uma bomba, visto que a divulgação do longa estava a pleno vapor como muitos posters e trailers divulgados em escala global.

A Paramount justificou o hiato de nove meses com a desculpa de converter a sequência de ação para o 3D. Segundo o estúdio, o formato tridimensional têm conseguido bons resultados nos últimos meses em bilheterias fora dos Estados Unidos, em países como a Rússia e a China. De acordo com o Deadline, tudo não passa de balela, ou melhor, cortina de fumaça, para combinar melhor com o teor do filme.

O verdadeiro motivo seria ressuscitar Duke, interpretado por Channing Tatum, um dos protagonistas do original. Na versão que chegaria aos cinemas nos próximos meses, o personagem deveria morrer logo no início da projeção. O alerta vermelho tocou para os executivos depois de reações negativas em exibições-teste e muitos questionamentos de fãs nos sites e blogs especializados que sentiram falta do ator nas cenas de ação exibidas nos trailers.

Em seu Twitter, o astro The Rock diz que novas cenas serão criadas para ganhar em cima do 3D, mas, a situação é mais complicada do que parece. Para trazer Duke de volta, será necessário muitas cenas adicionais. Afinal, ele terá que interagir com os atores que JÁ gravaram suas participações, o que implica em recrutar parte do elenco e equipe técnica novamente (leia-se milhares ou milhões de dólares) para refilmar sequências de ação importantes.

A covardia da Paramount é justificável. Tatum vêm ganhando popularidade a cada novo filme que protagoniza e a sua presença constante no longa será mais um adicional para atrair o público feminino, pouco afeito a este tipo de produção. Além do que, a data programada para junho deste ano, obrigaria G.I. Joe 2: Retaliação e um Channing Tatum morto a competir com um Channing Tatum bem vivo e com pouquíssimas roupas, na comédia romântica de striptease “Magic Mike“.