O diretor Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody são notórios críticos do american-way-of-life. Parceiros em Juno (2007), a dupla volta a se reunir neste Jovens Adultos, uma interessante jornada sobre a transição tardia para a vida adulta onde a fixação pelos fúteis reality-shows de pseudocelebridades e sagas literárias para “aborrecentes” fazem parte do universo depressivo da personagem principal.

Charlize Theron interpreta a protagonista Mavis Gary, uma “escritora-fantasma” que, apesar de seus 37 anos de idade, comporta-se como se ainda estivesse na puberdade, e, talvez por isso, tenha alcançado um relativo sucesso com sua série de romances para adolescentes (ou “jovens adultos”, segundo a própria personagem, definindo o público alvo dos seus livros).

Ela já foi a jovem mais desejada do colegial e namorou o cara mais popular. Vivendo agora numa cinzenta Mineapolis e com a carreira prestes a ruir, Mavis, que sempre esteve presa ao passado, surta ao receber um email avisando do nascimento da primeira filha do ex-namorado (Patrick Wilson de Sobrenatural), e decide voltar à pequena cidade de Mercury para reconquistá-lo, ignorando o fato que ele hoje é um pacato pai de família.

Charlize Theron, numa das performances mais significativas de sua carreira desde Monster – Desejo Assassino (que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2004), está fantástica no papel da insegura Mavis. Sobretudo nas cenas onde contracena com Patton Oswaltt, ator que interpreta o antigo nerd da escola repudiado por ela, e agora transformado em “amigo” e “cúmplice” no seu plano infantil. Difícil não torcer pela linda Charlize, mesmo na pele de uma personagem egoísta, irresponsável, superficial, alcoólatra e mal intencionada como esta.

Apesar de toda a dramaticidade da história, não espere de Jovens Adultos um filme 100% melancólico. O argumento ácido de Cody proporciona tantas situações constrangedoras que é impossível segurar o riso por mais politicamente incorreto que isso possa parecer em alguns momentos. E a direção segura de Reitman é fundamental para dosar as nuances dramáticas e cômicas com precisão. Quem é familiar com o trabalho da dupla, vai se divertir ainda mais.

(4/5)
Jovens Adultos (Young Adults)
Estados Unidos, 2011 – 94 min.
Direção: Jason Reitman. | Roteiro: Diablo Cody.
Elenco: Charlize Theron, Patrick Wilson, Patton Oswaltt, Elizabeth Reaser, Collette Wolfe.