Mascarados ou de “cara-limpa”, as motivações destes caras nem sempre são as mesmas. Se você lembrar de outros filmes que falam sobre o tema, lembre-se de consultar Os 12 Melhores Filmes de Vingança antes de citá-lo aqui. Watchmen (infelizmente) ficou de fora por causa do Dr. Manhattan. Não é todo dia que um homem-radioativo sai por aí combatendo o crime. E, por favor, esqueçam daqueles filmes horríveis sobre o Justiceiro da Marvel.

10. V de Vingança (V for Vendetta, EUA 2005): Num futuro onde a Alemanha nazista ganhou a guerra e os EUA não passam de um país sucateado e falido, a Inglaterra conseguiu se reerguer graças a um governo autoritário e controlador. Neste panorama assustador, surge a figura de V, um justiceiro mascarado que, através de atos de terrorismo, pretende libertar o país do governo opressor. Baseado na Graphic Novel homônima escrita por Allan Moore, o filme não chega a se aprofundar na trama nem tem a mesma carga emocional que a HQ, mas diverte ao promover o espetáculo de Hollywood em prol de ideias anárquicas.
Motivação: Torturas decorrentes de sua opção sexual e política contrária ao governo.

9. Darkman – Vingança sem Rosto (Darkman, EUA 1990):  Liam Neeson faz um geneticista inventor de uma pele sintética revolucionária. Ao ser atacado por mafiosos e ter o rosto completamente desfigurado, ele decide usar seu invento para fazer justiça. Fantasiado com máscaras que imitam o rosto de seus oponentes, vai eliminando-os um a um. Divertida sessão da tarde dirigida por Sam Raimi que trafega por vários gêneros (horror, aventura, policial, ficção científica) e diverte por ser absurdo ao extremo.
Motivação: Atentado a sua vida e destruição do seu trabalho científico.

8. Mirageman (Mirageman, Chile 2007): Certa ocasião, ao sair para o seu jogging habitual, leão-de-chácara obcecado por artes marciais e condicionamento físico, usa uma máscara para impedir o roubo e o estupro de uma famosa repórter da TV. A dita cuja faz uma longa matéria a seu respeito e ao perceber a repercussão que seus atos tiveram nos jornais da cidade, decide virar um combatente do crime mascarado, se autointitulando “Mirageman”. Deliciosa e ingênua sátira aos filmes de heróis.
Motivação: Vaidade, após ver uma matéria sobre seus feitos na mídia.

7. Santos Justiceiros (The Boondock Saints, Canadá/EUA 1999): Dois irmãos descendentes de irlandeses, católicos fervorosos, decidem eliminar a perigosa máfia do sul de Boston, já que o FBI não tem poder para detê-los. Religiosos, questionam seus próprios conceitos de justiça, porém sentem-se perdoados. Afinal, não matam indiscriminadamente, mas escolhem quem vive ou deve morrer. Bebendo na fonte “tarantisneca” este filme descerebrado e inverossímil diverte graças as cenas de ação estilizadas e sua violência gráfica exagerada.
Motivação: Depois de um ato de autodefesa, acreditam ter recebido uma mensagem divina.

6. Desejo de Matar (Death Wish, EUA 1974): Charles Bronson, numa das melhores atuações de sua carreira, faz um arquiteto pacifista que depois de ter a vida arruinada se transforma num “vingador urbano” disposto a eliminar os bandidos que o ameaçam. Grande sucesso de bilheteria, rendeu quatro continuações, uma mais violenta do que a outra. O personagem, que começa dando lições nos criminosos com moedinhas enroladas numa meia neste filme, chega a usar um lança-foguetes na última sequência.
Motivação: Esposa assassinada e filha estuprada.

5. Boy Wonder (Boy Wonder, EUA 2010): Traumatizado por seu passado e obcecado por vingança, um adolescente praticante de artes marciais, sai à noite encapuçado tirando de circulação perigosos bandidos do bairro onde mora. Amigo de um policial, ele puxa a ficha dos criminosos na delegacia onde frequenta, sem levantar suspeitas dos adultos (que o tratam com indiferença). Thriller psicológico com elenco desconhecido e diretor idem que, apesar de apelar para alguns clichês, surpreende pelo desfecho inesperado.
Motivação: Assassinato brutal de sua mãe.

4. Harry Brown (Harry Brown, Inglaterra 2009): Michael Caine faz o personagem título, um viúvo e ex-marine septuagenário, cansada da vizinhança outrora pacata e agora dominada pelo crime organizado, o tráfico de drogas e a violência entre gangues. Decidido a fazer uma “limpeza” no bairro, o anti-herói impõe ordem aos jovens delinquentes pela lei das armas. Viagem ao inferno do submundo do crime londrino, este filme independente é uma espécie de western moderno que “segura a onda” por conta do seu protagonista.
Motivação: Melhor amigo assassinado e responsável libertado.

3. Kickass – Quebrando Tudo (Kick-Ass, EUA 2010): Adolescente franzino cansado de ser assaltado e passar outros apuros, resolve se transformar num vigilante mascarado. Sem qualquer preparo físico e apanhando mais do que batendo, o moleque chama à atenção da mídia depois que um vídeo com suas presepadas vai parar no Youtube. Inspirado por ele, outros justiceiros começam a aparecer, incomodando um mafioso local. Apesar do seu tom cartunesco e despretensioso, programa ideal para fãs de quadrinhos, games e pancadaria.
Motivação: Histórias em quadrinhos de super-heróis.

2. Super (Super, EUA 2010): Após ver sua esposa (Liv Tyler) se apaixonar pelo charmoso traficante de drogas Jacques (Kevin Bacon), sujeito pacato (Rainn Wilson) surta e assume o alter-ego do vigilante Crimson Bolt. Sem superpoderes e contando apenas com sua “chave inglesa da verdade”, sai as ruas para combater o crime. Nesta louca empreitada, conhece Libby (Ellen Paige) a louca funcionária de uma loja de HQs, que junta-se a ele. Divertida sátira de humor negro que por vezes resvala num ultra-realismo desconfortável.
Motivação: A esposa viciada em drogas, troca-o por um traficante.

1. Trilogia Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Trilogy, EUA 2005, 2008, 2012): Impossível dissociar um filme do outro nesta fase dark do personagem, desenvolvida pelo diretor e roteirista Christopher Nolan. Christian Bale encarna o homem-morcego, herói mascarado que usa apenas de suas habilidades marciais (e muitos gadgets exclusivos que só o dinheiro de um bilionário pode comprar) para combater o crime em Gotham City. Entre os criminosos, alguns se destacam por suas mise en scènes: Espantalho, Coringa, Mulher-Gato, Duas Faces, Ra’s Al Ghul…
Motivação: Pais assassinados em sua frente, quando Bruce Wayne ainda era criança.

Apesar de não estarem mais em exibição no cinema, você pode assistir os filmes desta lista nas principais plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e NET NOW. Basta assinar, e pronto! Horas de diversão garantida.Conheça todas os planos da Claro que disponibilizam o NOW.