Você já parou para pensar qual é o sentido de sua vida? Dois Coelhos, faz refletir sobre a sociedade e as conseqüências de nossos atos, através de seu personagem principal que possui um plano mirabolante para fazer justiça com as próprias mãos. O longa aborda uma temática atual e possui muitos efeitos nas suas sequências de ação, com direito a cenas à la Sucker Punch e outros filmes do gênero.

Pensado para agradar ao público jovem pouco afeito ao cinema brazuca, a obra de estreia do diretor paulistano Afonso Poyart traz referências a Quentin Tarantino (Pulp Fiction), Robert Rodriguez (Sin City), Christopher Nolan (O Cavaleiro das Trevas), David Fincher (A Rede Social), ao game GTA Vice City e histórias em quadrinhos.

Na trama, o jovem Edgar (Fernando Alves Pinto, de Nosso Lar) é um nerd altamente ligado em videogames que, após provocar um acidente de trânsito, é absolvido e decide passar dois anos fora do Brasil. Em seu retorno ao país, é tomado por uma crise de consciência e elabora um plano nada trivial para acabar com bandidos e políticos corruptos utilizando muita tecnologia.

A medida que a fita avança, vemos segredos sendo revelados montando assim um quebra-cabeça engenhoso, com um final surpreendente. O roteiro boomerang fora de cronologia, tenta preencher todas as lacunas, uma pena que chega a ser confuso em determinados momentos. A história, que vai se formando aos poucos, traz muita informação no início do filme e isso atrapalha a ligação com o espectador.

O frenético trailer de Dois Coelhos rodou pela internet e agradou à muitos cinéfilos, que identificaram no filme nacional uma linguagem típica das produções norte-americanas. O problema é que o longa abusa dos efeitos visuais. As técnicas utilizadas são de primeira linha, porém, como isso vira prática freqüente durante os 108 minutos de duração, parte do público pode se sentir incomodado. Exageros à parte, vale pela criatividade.

(3/5)
Dois Coelhos
Brasil 2012 – 108 min.
Direção e Roteiro: Afonso Poyart.
Elenco: Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Marat Descartes, Thaíde, Robson Nunes.