Os 10 Melhores Filmes de 2011


A lista dos 10 melhores filmes do ano é sempre a mais difícil, mesmo considerando que 2011 foi um ano de vacas magras. Gêneros e estilos distintos se misturam e na última hora, um “azarão” (ou seria “sortudão”?) decide estrear (leia-se Tudo pelo Poder) para esculhambar a triagem que já estava praticamente pronta. Fazer o que? Incluí-lo na lista, é claro.

10. Rango: Dublado por Johnny Depp, Rango é um camaleão urbano que vive num aquário e sonha ser ator. Até que um acidente o atira repentinamente numa cidadezinha no meio do deserto, um vilarejo no estilo Velho Oeste assolado por uma terrível seca, onde ele terá que usar do seu talento se quiser sobreviver. Impecável do ponto de vista técnico, Rango é uma animação divertida e madura onde a comicidade infantilóide passa longe. Repleta de sérios e multifacetados personagens, traz muitas referências aos grandes clássicos do Western.

9. Melancolia (Melancholia): Enquanto uma jovem (Kirsten Dunst) que não acredita em finais felizes, está celebrando o seu casamento numa suntuosa cerimônia, o gigantesco planeta Melancolia, está prestes a colidir com a Terra e exterminar a raça humana. Disaster movie psicológico dirigido pelo dinamarquês Lars Von Triers, que costuma usar de imagens fortes para levar o espectador a reflexão. Os dez minutos iniciais ao som da ópera Tristão e Isolda (de Wagner), já seriam o bastante para fazer o longa figurar nesta lista.

8. A Pele que Habito (La Piel que Habito): Pedro Almodóvar se arrisca pela primeira vez no gênero suspense, sem deixar de lado os maneirismos característicos de suas obras. Aqui, Antonio Banderas faz um cirurgião plástico bem-sucedido disposto a tudo para inventar a “pele perfeita”, desde o falecimento trágico de sua esposa, que morreu incinerada em um acidente de carro. Contar mais sobre a trama, estragaria este primoroso thriller espanhol carregado de metáforas, espécie de Frankenstein moderno.

7. O Palhaço: Puro Sangue (Selton Mello) e Pangaré (Paulo José), pai e filho, são palhaços e proprietários de um circo mambembe em excursão pelas profundezas do interior do Brasil. Cansado da vida na estrada, Pangaré começa a achar que já não é mais engraçado, fazendo despertar um sonho antigo de ter um lugar para morar e um CPF, comprovando sua identidade. Drama vaudevilliano sensível, poético e de humor inocente, realizado com paixão pelo diretor, roteirista, montador e ator Selton Mello.

6. Tudo pelo Poder (Ides of March): Dirigido por George Clooney (que também atua na fita), o longa discute os bastidores da disputa presidencial nos EUA, revelando situações que já ocorreram no cenário político americano como escândalos sexuais, conchavos políticos, troca de favores, corrupção, e principalmente, a atuação da equipe de comunicação e assessores de marketing dos candidatos a presidência. Thriller político cínico, contundente e permeado por brilhantes atuações.

5. Incêndios (Incendies): No momento em que comparecem a leitura de testamento da mãe, dois irmãos gêmeos ganham missões distintas onde terão que viajar até o Líbano na busca por um pai e um irmão que não sabiam da existência, e entregar uma carta a cada um. À medida que avançam em suas respectivas tarefas, a trama se desdobra até o passado para mostrar o suplício de sua mãe durante a Guerra Civil entre cristãos e palestinos naquele país. Filme franco-canadense contado em capítulos, cheio de lirismo e violência, que aborda temas familiares, religiosos e políticos como poucas vezes se viu no cinema.

4. Planeta dos Macacos – A Origem (Rise of The Planet of The Apes): Jovem cientista (James Franco) a ponto de descobrir uma cura para o Alzheimer, testa em chimpanzés uma droga capaz não só de melhorias nas células comprometidas, mas potencializadora das funções cognitivas. Entre as cobaias, destaca-se Cesar, que nunca foi usado nas experiências tendo herdado geneticamente sua admirável inteligência. Denso, brilhante e um tanto assustador, o longa recria com originalidade toda a mitologia da série e usa da tecnologia atual para dar um início digno de importância a um dos maiores clássicos sci-fi do cinema.

3. Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris): Esta cativante fábula moderna traz Owen Wilson no papel de um aspirante a escritor que é transportado para a França dos anos 1920 e reencontra seu grandes ídolos Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald, além de outros ícones do cenário intelectual da época, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Luís Buñuel e o próprio Cole Porter. Um dos melhores filmes da “fase europeia” do diretor Woody Allen que volta a usar do realismo fantástico para demonstrar o quanto é apaixonado pelo cinema.

2. O Garoto da Bicicleta (Le Gamin Au Vélo): Garoto de 11 anos é abandonado em orfanato e consequentemente torna-se violento e rebelde. Uma cabeleireira solteira apieda-se do moleque e passa a levá-lo para passear nos finais de semana tentando fazer a vida dele melhor, mesmo com todas as intempéries que cruzam o seu caminho. Longa vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2011, dirigido pelos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que atentos às mazelas do mundo contemporâneo, souberam criar uma obra sensível e ingênua centrada nas relações humanas.

1. A Árvore da Vida (The Tree of Life): Drama existencialista onde o passado e o futuro se misturam para contar a história de um pai opressor (Brad Pitt) e um dos seus filhos (Sean Penn), que já adulto sofre os reflexos desta criação e o trauma da morte de um dos seus irmãos. A partir destes dois pontos temporais, o diretor Terence Mallick cria uma experiência cinematográfica sensorial, profunda, de visual fantástico e repleta de simbolismo, que é impossível passar incólume.



Publicitário, blogueiro, youtuber e cinéfilo de carteirinha. Espera um dia ser clonado para ter tempo de fazer absolutamente tudo que tem vontade de fazer.
  • cristiano william

    na minha opinião 2011 foi o ano do cinema brasileiro da as caras esse ano teve muito filme nacional bom

    • Dennis

      muito bom ja tinha assistido quase todos esses filmes, mas nao tinha visto o INCENDIOS assisti e adorei a historia é surpreendente nota 10 esses filminhos que o pessoal ta comentando ai em baixo com0 Crepusculo que nao chega aos pés, só fez sucesso por conta da super propaganda que iludi as pessoas que nao tem senso critico e gosta de contos de fada, assistam esse filme INCENDIOS veram história de veradade.

  • marciosantos0567

    Tivemos quase a mesma opinião. Veja a minha lista, com os 10 mais e algumas mençoes: http://amoscabranca.com/2011/12/29/os-melhores-fi

  • carlos

    Faltou o filme nacional OS 3

  • android

    Cade piratas do caribe 4 ?????

    • Provavelmente, o Piratas 4 entraria numa lista de piores do ano.

      • leandrobarcellos71

        rs

      • Visitante

        nossa como vc é bom para avaliar filmes; sua pontuação é muito ruim cara.

  • Luan

    Não concordo com sua lista
    gostei bastante de Super 8 e X-Men Primeira classe

  • Thiago

    Planeta dos Macacos foi o melhor, com certeza o numero 1.

    • FABIANE

      FALA SÉRIOOOO

  • left

    faltou GIGANTES DE AÇO muito foda esse filme recomendo

  • Júlia

    E o Harry Potter?

    • O último filme do bruxinho entraria na lista se fossem “Os 20 melhores filmes de 2011”.

  • TAINÁ

    FALTOU O DA SAGA CREPÚSCULO-AMANHECER Q FICOU ENTRE OS PRIMEIROS FILMES DA LISTA DE MUITA GENTE …….

    • Amanhecer certamente entraria na minha lista de piores do ano.

      • eduardo

        O 1º da lista dos piores!

      • Gabriel

        Mandou bem!

      • Mosquetto

        Desde quando a saga crepúsculo poderia entrar numa top-list? Com roteirinho de "Malhação" e "RBD"?! Saga Crepúsculo não passa de um filme bobo para virgenzinhas sonhadoras…

    • Tony

      Na lista de muita gente que não entende nada de filme e acompanha essa saga somente pelos atores, são os chamados fanboys, porque sinceramente essa saga não tem nada de mais para ser um filme de grande nome, a não ser pelos atores que conquistaram milhares de fanboys. Logo vi que vc é menina para fazer esse comentário. 80% do publico desse filme são mulheres que se importam mais com os atores do que com o proprio filme, a história do filme é boa sim, mas não é tão boa a ponto de se dizer que é um grande filme

    • ARTHUR

      Também acho por que Amanhecer tá fazendo mais sucesso que Harry potti e tbm tem uma ótima história

    • Wagner

      Só pode estar de sacanagem! Pior franquia EVER! Filme idiota pra adolescente sem cérebro. poupe-nos dos comentários apaixonados e voltem pro quarto rosinha pra ouvir os seus "coloridos" com seus amiguinhos!

  • BIA

    BOM

  • Marcio

    Gostei da lista. Planeta dos Macacos é demais. E Cowboys e Aliens?

    • Cowboys e Aliens é bem fraquinho, Marcio.

      • Mosquetto

        D+

  • eduardo

    Ainda não assisti a nenhum filme dessa lista. Preocupo-me mais em assistir a filmes de décadas passadas que acabo esquecendo dos lançamentos.

  • Sim, mais cadê Drive??? pra mim e para muitos, foi o melhor filme do ano!

    • Drive, apesar de ser de 2011, só estreia agora em 6 de janeiro. Por isso, ficou fora da lista.

  • Primeiro muito obrigado por não ter incluido na lista "Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 2", que foi sem dúvida o filme mais decepcionante do ano e que facilmente entraria na minha lista de piores do ano. Eu acho que "Super 8" merecia no mínimo uma Menção Honrosa. E para finalizar: Porque "Planeta dos Macacos – A Origem" é assustador?

    • O filme é bem crível, Raphael. Se voce ainda não assistiu a Planeta dos Macacos – A Origem, recomendo.

      • Na verdade eu já assisti. Quando vi pela primeira vez eu fiquei deslumbrado. Porém após assisti-lo novamente eu pude perceber vários furos. Mas ainda sim concordo com sua posição na lista. Porém eu ainda não entendo o que de assustador existe na película. Você poderia dar um exemplo?

        • O fato de ser algo possível.

  • Alexandre

    Source Code não deveria estar entre os 10 primeiros? Ideia boa, final surpreendente.

    • Narayana

      recomendo!! ótimo filme

  • aka

    faltou o preço do amanhã, muito bom esse filme.

    • Tibério

      Concordo demais!! Apesar de ser meio comercial e ter o justin timberlake no elenco, o filme nos faz refletir sobre a desigualdade social que assola as sociedades. Tem uma frase que é dita uma ou duas vezes muito boa: "Para que poucos sejam mortais, muitos têm que morrer." Na vida real, podemos fazer um paralelo, "Para que poucos sejam ricos, muitos têm que ser pobres." A idéia do tempo substituir o dinheiro é excelente.

  • Leilah Abdallah

    Sem meia sombra de dúvidas o melhor filme do ano foi Harry Potter e as Relíquias da morte parte 2 , não sei nem porque não está presente nesta lista !!

    • Apolo

      Pq é um lixo?

  • missao impossivel 4 :) surpreendente

    • Campbell

      Vc esta brincando, nao e?

  • cristiano william

    pra mim tbm podia ter hannah na lista ou até mesmo deixe-me entrar

  • cristiano william

    faltou tbm 127 horas é muito bom

    • mateus

      Bom nada, bom é “Aatividade Paranormal”. Esse 127 é super ruim!

      normal

      • mateus

        uma ova

  • Patrick :]

    tem algum filme bom ? (Baseado em fatos reais) ?
    Qual voces me recomendam ?

    • Patricia Niar

      A INFORMANTE, é baseado em terríveis fatos reais, com ótimos atores (Rachel Weisz) e foi muito abafado pela mídia, você não o vera nas telas de cinema do Brasil!
      É um triste filme sobre um dos mais nojentos escândalos envolvendo a ONU.

  • Marcio

    Cara, Planeta dos Macacos- A Origem é um dos melhores filme da decada!!

  • Marcello Oliveira Costa

    Vai me desculpar, mas “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” deveria SIM estar nesta lista. Poderia muito bem citar o fato de ocupar o lugar de 3ª maior Bilheteria do Cinema Mundial em todos os tempos, porque isso pode se auxiliar à legião de fãs que o bruxo tem pelo mundo. Mas vamos levar em conta as críticas especializadas, não é ? Segundo o portal de críticas americano “Rotten Tomatoes”, um dos mais especializados na área de críticas cinematográficas, o último filme do bruxo teve 96% de críticas especialistas positivas, enquanto outro grande clássico “A árvore da vida”, citado aqui em primeiro lugar, tem a quantidade de 84% no mesmo ramo. Outro canal renomado de críticas americano, o “Metacritic”, dá ao bruxo 87 pontos de aprovação, derrubando os 85 pontos de “A árvore da Vida”, e sem dizer também o renomado americano BFCA (broadcast film critics association), que deu ao bruxo 93 pontos em críticas ao bruxo.
    Achei SIM, injusto o último filme da saga Potter não estar nessa lista, ainda mais relevando suas aprovações críticas especializadas, todas podendo ser comparar, ao n° 1 daqui, o ótimo drama “A árvore da vida”. Acho que devemos rever nossos conceitos, e aceitar, que “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”, está sim, entre os 10 melhores filmes de 2011. (:

    • Mosquitto

      Meu filho, você é um "Fãboy". Listas, são apenas listas. Cada um tem uma opinião. Ou você deve deixar de gostar de algum filme só porque ele não está em alguma lista aleatória? Pessoas de personalidade gostam de algo, independente de "críticas".

      • Meu filho você já viu Harry Potter? Então não tem o direito de opinar, ok? As maquiagens, efeitos especiais, história e etc. são incríveis. Infelizmente a critica do cinema já não é mais a mesma e está repleto de filmes de Drama onde os filmes são fracos porém uma história boa. Os grandes nomes e filmes que empolgam você e a pessoa sai do cinema com aquele sentimento: QUE FILME BOM! não é apresentado pela crítica.

        • fernando morais

          mais um fanboy bravo porque Hp n esta na lista kkkkk fanboys voces sao ridiculos demais kkkkkkkkk

  • Raphael

    A Árvore da vida foi um dos piores filmes que já vi…mas gosto é gosto, na minha opnião o diretor tentou fazer algo como 2001 uma odisseia no espaço mas sem sucesso. Uma mistura sem sentido de imagens e sons com uma historia no meio dessa loucura rsrrs

    • carine

      Concordo, não vale a pena assistir, é perda de tempo!

      • Ditao

        A Árvore da Vida é bem ruim mesmo, dói os olhos só de tentar assistir aquilo lá.

    • Ana

      Concordo plenamente! Arvore da Vida é uma bosta!

    • pedro

      linda fotografia mas o filme é muito ruim mesmo

  • gostei muito da sua lista. A minha de melhores e piores é essa :

    *Piores Filmes de 2011:
    1. Besouro Verde
    2. Se Beber, Não Case! Parte II
    3. O Retrato de Dorian Gray
    4. Sucker Punch – Mundo Surreal
    5. Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas
    6. Missão Madrinha de Casamento
    7. Namorados para Sempre
    8. Amor e Outras Drogas
    9. O Turista
    10. X-Men – Primeira Classe

    *Melhores Filmes de 2011:
    1. Cisne Negro
    2. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
    3. O Planeta dos Macacos: A Origem
    4. A Árvore da Vida
    5. Contra o Tempo
    6. A Pele que Habito
    7. O Palhaço
    8. Super 8
    9. O Discurso do Rei
    10. Capitão América: O Primeiro Vingador

    • Alexandre

      Você não trocou as bolas não? Dizer que Capitão América foi um dos melhores e o novo X-Men foi um dos piores é uma grande bola fora.

      • Nick Oslahf

        Concordo.

    • joca

      putz a arvore da vida é um lixo

    • Victor Daniel

      geovani vc nem fala assim do filme planeta dos macacos!!!!!!!!!!!

  • Bruno

    E Atividade Paranormal 3 ???

  • Geovani

    Discordo da sua lista por ter colocado O Planeta dos Macacos: A Origem. Nem se compara aos primeiros da série!

  • Junior

    ''A origem'' é muito ruim.

  • BRUNO

    Porque caça ás bruxas nao esta na sua lista?? pra min foi um dos melhores! recomendo

    • Nick Oslahf

      Esse filme é terrível.

  • Bella

    Bom eu acho que deveria ter amanhecer parte 1 esse sim é filme legal de se ver!

  • Joe

    Esta é a pior lista de “melhores´´ filmes de 2011, que eu vi na vida,da vontade de morrer de tristeza só de olhar para ela, se fosse a lista dos piores filmes de 2011, aí sim, faria mais sentido.

  • Hellen

    Faltou Cisne Negro! Pra mim sem dúvida pode entrar como um dos melhores filmes da década!

  • Cardoso

    Fala serio se O Palhaço é um dos melhores do ano. eu não sei mais qual o pior.

  • thiago

    Pra min um otimo filme de 2011 foi blackthorm e eu o colocaria nesta lista

  • drigão

    falto sherlock homers

  • Sabetudo

    Cara tirando PLANETA DO MACACOS só tem filme LIXO! Péssimo critico hein PQP!

  • RAFAELA M

    Com certeza o melhor filme de 2011 é CISNE NEGRO. E o segundo melhor é melancolia.

    • Cisne Negro merecia mesmo estar nesta lista. Acabei deixando-o de fora por acidente. O filme, que é de 2010, eu assisti no natal, depois de ter feito a lista dos melhores do ano. Ele só estreou “oficialmente” no inicio de 2011 e ficou de fora por estas questões de data que me atrapalharam.

  • Marcio A.C

    Melancolia é um filme chato ,confuso e sonolento! um dos melhores do ano! fala serio!

  • frank

    Arvore da vida e melancolia são um LIXOOOOO

  • David

    Achei a lista ruim, mas gosto eh gosto. Eu colocaria x men 1º classe, piratas do caribe 4, thor, harry potter as reliquias da morte pt 2, caça ás bruxas, super 8, cptao america

  • Alex Pontes

    Dizer que "Árvore da Vida" é o melhor filme do ano é bricar com a inteligência das pessoas. É tentar se colocar num patamar superior a outras pessoas, que não tiveram condições de compreender esse LIXO.
    O filme mostra uma contraposição entre o natural e o divino quase ininteligível. Uma idéia que poderia ser passada didaticamente que ficou impossível de compreender. O filme foi tão mal desenvolvido, que eu lí 10 críticas sobre o filme interpretando-o de forma diferente.
    O Malick é um idiota egocêntrico que se acha um gênio. Faz questão de não falar com a imprensa pra passar uma superioridade que não existe, mas produz lixos como ninguém. Esse filme é muito pior do que "Além da Linha Vermelha" que já é muito fraco.
    Se queserem ver um filme artisticamente bo, assistam à " O artista".

  • VINICIUS

    O PALHAÇO E MELANCOLIA SÃO UM DOS PIORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS. ESSE CARA QUE ELABOROU A LISTA SÓ PODE SER LOUCO.

  • itana

    ameiiiiiiiiiiiiiiii a arvore da vida e os planetas dos macacos

  • itana

    se tivesse pequenos espioes5 , uma estoria de amor ,a garota da capa vermelha e o ritual essa lista ficaria melhor

    • Matheus Henrique

      Puta que pariu, hein…

  • Onde está Harry Potter, Super 8, Gigantes de Aço, Thor, Capitão América nessa lista ?
    Pricipalmente Harry Potter!!!!

  • Leonardo

    Espero que o sujeito que fez esta lista aprenda que faltou o filme que recebeu mais criticas positivas em 2011: Harry Potter e as Reliquias da Morte parte 2.

    • Clicia

      Nervosa e mandona, você hein? Eu gostei mais da Parte 1. Achei a segunda muito arrastada, forçasão de barra!

  • Inteligemte

    O Preço do Amanha e Sem Limites deviam tar aew e devia tirar um bando daew.

  • Anonymous

    ¬¬' Façam a própria lista e deixem de falar merda…

  • junior martins

    O Melhor filme de 2011 é DRIVE!

  • Michael

    se eu fizesse uma lista, os três primeiro com certeza seriam Imortais, Gigantes de aço e Planeta dos macacos

  • Sabio

    so filme ruim

  • christian

    eu acho um absurdo esta lista pois em 2011 acabava uma das maiores sagas de todos os tempos harry potter com a maior venda de bilheteria do mundo e fala que ele nao e um dos melhores a proxima vez tenta presta mais atenção

  • Samuel

    É impressionante a pouca inteligência de certas pessoas. Presenciei nos comentários coisa do tipo, 'nossa, dá vontade de se matar com essa lista ridicuila' e coisas do tipo. Ora bolas, cada um tem seu gosto, cada um aprecia o que quer. Sem essa hipocrisia de, 'eu sei melhor que você' e etc. Apenas concorde ou discorde da lista simplesmente. Eu achei interessante a sua lista e incluiria ae principalmente X MEN – PRIMEIRA CLASSE, uma das melhores adaptações de todos os tempos.

  • Elias

    Ei! E cadê Alvin e os Esquilos?!

    • Nick Oslahf

      Esse é fodástico! Um clássico!

  • isabel

    Desta lista só nao vi Rango. COncordo com quase tudo. Substituiria O Palhaço pelo documentario Lixo Estraordinario, E Planeta do Macacos por Caminho da Liberdade. Acho que realmente o filme do ano foi A pele que Habito, está em todas as listas que vejo.

  • ana

    OMG cade o Harry Potter ??????????????

  • Walter

    Man, cade o homem de ferro 2? filme foi top

  • KIng

    Todos filmes horriveis pra variar!!!

  • Andre

    vcs não tem cultura, “a pele que habito” é uma obra prima!

  • livio

    nada haver….

  • Sissa

    péssimo gosto…são os melhores filmes FRANCESES de 2011…

  • sdfsd

    Faltou Sherlock Homes o jogo de sombras, o melhor filme.

  • Cagado DiCaprio

    "Quem vai ganhar a copa é a colômbia" – Pelé -referindo se a copa do Mundo de 1994.

  • Nara-dudu

    os do Harry Potter sao demais!

  • George

    ta de sacanagem harry bobo e as reliquias da morte parte 2, caças bruxas, e opalhaço horriveis com certeza o melhor filme deste ano foi Os Vigadores esse sim foi O FILME .george

  • Fire

    Falto esse filme falto aquele filme kkkkkk
    Gigantes de aço…. Lua Nova…. Planeta dos Macacos…. nego so pede filme de efeito especial sem historia sem qualitativo pessoal kkkkkk Imortais…..kkk pqp vcs votaram no neymar ne, na lista de brasileiros kkkkkkkkkkk

  • Fire

    a arvore da vida e lixo…. kkkkkk
    Vcs tem razao… deviam assistir algo de mais conteudo e mais facil de se entender … deixar a dica.
    xuxa e os duendes…. o 1 ta.. pq o 2 pode ser de mais rpa vcs…. vai que vcs n entendem tb kkkkk.

  • Fernando

    Ao dizer que A Árvore da Vida é o melhor filme do ano, tem grande probabilidade do autor da lista ser apenas um aprendiz de intelectual.

  • Jean

    Eu só nao entendo como varias pessoas nos comentarios e em outras Lista Citaram O Palhaço( PIOR FILME NÂO SO DO ANO , E UM DOS PIORES DE TODOS OS TEMPOS)

  • Allan Moura

    Que lista pessoal e sem sentido. Bizarrices como" A árvore da vida" e "Melâncolia", chatices como" Rango", "Meia-noite em Paris"… Ufa… Basta!!

  • dcloko

    Citar Tree of Life é necessidade de dizer: "Óh.. sou cult, ele tirou uma nota AA no IMDB e eu adorei", mesmo o filme sendo uma bosta, criticada até pelos atores! Tsc, tsc…