Um Dia

A imprensa britânica castigou Anne Hathaway, afirmando que a atriz norte-americana foi péssima ao reproduzir o sotaque dos moradores de Yorkshire (norte da Inglaterra) nesta versão cinematográfica homônima de Um Dia, livro de David Nicholls. Infelizmente, este não é o maior problema do longa (adaptado para às telas pelo próprio autor), dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig (do ótimo “Educação”, que revelou ao mundo Carey Mulligan).

A história tem início nos anos 80 e segue a relação entre Emma (Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess de “Across The Universe”), que se conhecem na noite de formatura e quase transam, decidindo antes ficar amigos. Ao longo de vinte anos, testemunhamos, sempre no dia 15 de julho, o rumo que suas vidas tomaram e/ou que circunstâncias os impediram de realizar seu maior desejo: ficar juntos.

Enquanto Emma é uma garota refinada, inteligente, adora livros – ela usa óculos enormes para provar isto, como se pessoas que não usam óculos não lessem – e pretende se tornar uma escritora, Dexter é um bon vivant, mulherengo, aparentemente viciado em drogas, que apresenta um programa de TV de qualidade sofrível com validade à expirar e sem planos para o futuro.

Scherfig é uma exímia contadora de histórias e já provou isto no passado, mas, diante do roteiro insosso de Nicholls, se perdeu no caminho. Também pudera: encaixar 20 anos de dois personagens que se acompanham mutuamente em 107 minutos (cerca de 5 minutos para cada ano!) é uma tarefa complicada. O resultado é uma obra arrastada que não se decide entre a comédia romântica que faz pouca graça e o melodrama apelativo carregado de pieguice.

Se você está sentido uma necessidade incontrolável de asssitir um romance nas telas, troque o cinema pelo home video, convoque a sua cara-metade e alugue “Namorados para Sempre” (com Ryan Gosling e Michelle Williams). Este sim, soube retratar de maneira bem mais convincente (e interessante) como as relações amorosas crescem, mudam e podem tomar rumos imprevisíveis ao longo dos anos.

(2.5/5)
Um Dia (One Day)
Estados Unidos / França, 2011 – 107 min.
Direção: Lone Scherfig. | Roteiro: David Nicholls.
Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Jodie Whittaker, Rafe Spall.