Em 1945, Walt Disney contratou Salvador Dalí para a elaboração de um curta-metragem baseado na música Destino do compositor mexicano Armando Domínguez. O trabalho do pintor catalão era preparar um seqüência combinando animação com dançarinos ao vivo e efeitos especiais para um filme no mesmo formato de Fantasia.

Após consumir cerca de 9 meses de trabalho da dupla, o projeto foi cancelado devido aos problemas financeiros que o estúdio enfrentou no pós-guerra. Destino ficou engavetado até 2003 quando, o sobrinho de Walt, Roy Disney, resolveu aproveitar a canção-tema na voz da espanhola Dora Luz, os rascunhos da história e uma série de 15 pinturas originais de Dalí para concluir o trabalho.

Uma equipe de 25 pessoas retomou os storyboards originais e dirigiu a animação seguindo algumas orientações da esposa do pintor, Gala Dalí, e de John Hench, artista da Disney que na época foi encarregado de ensinar as técnicas de animação Disney para Salvador Dalí.

O video conta a história de amor entre Chronos – a personificação do tempo na mitologia grega – e uma mulher mortal. Premiado como Melhor Curta nos festivais de Melbourne (Austrália) e no Rhode Island Internacional (EUA), o resultado é uma obra incrível, com a qualidade Disney e o universo surrealista de Dalí. Assista:

Fonte: Animation Animagic