O designer francês Christophe Courtois é um cinéfilo extremamente observador. Em seu blog pessoal sobre a sétima arte, ele categoriza com muita propriedade cartazes de filmes que seguem uma mesma tendência. Um estudo curioso e interessantíssimo. Confira abaixo alguns exemplos (e clique na gravura para ampliar):

10. Identidade Preservada

Os olhos do protagonista são cobertos com o título ou trechos do longa. Arte utilizada em 98% dos casos para filmes de suspense.

9. A Natureza é Azul

Usar imagens do planeta em diversos tons de azul e animais livres são regras. Se o designer decidir usar outra paleta de cores corre o risco de perder o emprego.

8. Anões e Gigantes

Os dramas adoram colocar atores minúsculos de corpo inteiro na praia e o rosto do(s) protagonista(s) enorme envolto nas nuvens.  Em 90% dos casos, o roteiro fala de morte.

7. Frases de Efeito ou Slogans no Rosto

Closes do(s) protagonista(s) associados a uma tipografia específica denunciam o gênero do filme. Arte geralmente usada numa primeira divulgação, em teasers posters.

6. Fuja ou Morra!

Aparentemente os heróis gostam de correr sobre o mesmo fundo de cor azul. O objetivo é passar a ideia de um roteiro “movimentado”, um jogo de gato e rato.

5. Costas com Costas

Em 100% dos casos é utilizado em comédias e seus diversos sub-gêneros. O objetivo da pose é passar o falso-antagonismo característico dos buddy movies.

4. De Olhos Bem Abertos

Em 98% dos casos esta arte é usada para filmes de horror.

3. De Pernas Abertas

Ao contrário do que possa parecer, as mulheres não estão no comando da ação. Na maioria dos casos, tratam-se de comédia adolescentes com apelo sexual.

2. Costas Sexies

Em 100% dos casos trata-se de um filme de ação. Em 98%, o protagonista ostenta uma arma. Arte comum em teasers posters.

1. Protagonistas na Cama

Arte favorita das comédias românticas. Em 100% dos casos, o sexo dá lugar a DR.

Fonte: Oh No They Didn’t!