Em Gana, na África, onde quase não há salas de projeção e distribuição regular de filmes, a paupérrima população assiste às grandes produções dos estúdios norte-americanos nos chamados cinemas itinerantes. Os operadores viajam de vila em vila e exibem os longas de forma precária em espaços improvisados.

Visto que a importação dos cartazes originais é complicada e dispendiosa, para promover as sessões, artistas locais são contratados para pintar os posters das produções em exibição. Na maioria das vezes os desenhistas nem sequer assistem aos filmes. Alguns trabalhos são cópias pioradas ou “orientalizadas”, com astros hollywoodianos ganhando feições típicas da população ganês, outros são reimaginações curiosas, nos quais, não raro, acrescentam elementos que não existem nos longas.

Alguns destes cartazes foram reunidos por John Yau, Roy Sieber e Ernie Wolfe III no livro Extreme Canvas: Movie Poster Paintings from Ghana that Will from A Journey Around My Skull. Confira abaixo uma inusitada galeria que compara o original com sua versão “alternativa”: