A Warner Bros. divulgou o primeiro trailer da cinebiografia J. Edgar, novo de Clint Eastwood. O longa explora a vida pública e privada do controverso John Edgar Hoover, fundador do FBI na década de 1930, que durante 48 anos comandou o departamento de investigação. Leonardo DiCaprio interpreta o personagem-título em suas diversas fases até sua morte, em 1972.

Hoover foi o responsável por modernizar a agência da polícia federal norte-americana e transformá-la numa potência. Ao longo da vida, criou polêmica por incentivar métodos de investigação pouco “ortodoxos” e desenvolver uma relação ambígua com seu braço-direito, Clyde Tolson (Armie Hammer, de A Rede Social), alimentando os boatos de uma suposta homossexualidade (que nunca assumiu publicamente).

O roteiro escrito por Dustin Lance Black (Milk – A Voz da Igualdade) pretende futucar esta ferida. Tolson trabalhou como diretor associado do Bureau entre 1947 e 1972, além do contato próximo na agência, os dois frequentemente viajavam de férias, eram vistos juntos em restaurantes e o sujeito foi o único herdeiro do patrimônio de Hoover.

Judi Dench (007 – Quantum of Solace) faz a mãe do protagonista, Naomi Watts (King Kong) sua secretária, Josh Lucas (O Poder e A Lei) o lendário aviador Charles Lindbergh e Damon Herriman o criminoso Bruno Hauptmann. No elenco também estão Ed Westwick, Dermot Mulroney, Lea Thompson e Stephen Root. Assista abaixo o trailer legendado:

De olho na temporada de premiações e principalmente no Oscar, J. Edgar será exibido no dia 03 de novembro, na abertura do festival do American Film Institute, o AFI Fest, em Los Angeles. Em seguida, entra no circuitão estadunidense a partir de 9 de novembro. No Brasil, a estreia acontece em 27 de janeiro de 2012.