Home Listamania

10 Melhores Filmes de Roubos a Banco


Esta foi uma lista que deu muito trabalho. Principalmente porque levei em consideração argumentos que tivessem o roubo em si (idealização, preparação e execução) como mote principal – salvo duas merecidas excessões. Assim, tive que limar filmes fantásticos como Cães de Aluguel (a história se desenrola após o assalto que é presumido, não assistido), Inimigos Públicos e Butch Cassidy (o roteiro é focado nos personagens e/ou na perseguição aos criminosos) e divertidos como Não Tenho Troco (que se desenrola após o crime e não é sobre ele) e Vida Bandida (um triângulo amoroso). Mas no frigir dos ovos (e no contabilizar do dinheiro), o resultado ficou legal.

10. A Gangue dos Dobermans (The Doberman Gang, EUA 1972): Cansado de  assaltos a bancos sem sucesso, um criminoso e seu comparsa e expert em adestramento, resolvem treinar seis ferozes dobermans para fazer o serviço sujo. Os animais são as verdadeiras estrelas desta produção de baixo-orçamento que compensa a falta de recursos com muita originalidade. Exibido à exaustão pelo SBT, teve três sequências sem o mesmo sucesso do original. Os seis cães tinham nomes de criminosos famosos: Dillinger, “Baby Face” Nelson, Bonnie, Clyde, “Pretty Boy” Floyd e Ma’ Barker!

9. Parceiros do Crime (Killing Zoe, EUA/França 1994): Americano recém-chegado a Paris (Eric Stoltz) reencontra amigo de infância – um arrombador de cofres profissional – e depois de uma noitada com muita bebida e drogas, decide roubar um banco internacional no dia seguinte. À medida que o assalto vai se desenrolando, percebemos que o sujeito não tem exatamente um plano e, a ressaca arrasadora, obviamente, comprometerá o resultado da operação. O roteiro de Roger Avary (parceiro de Quentin Tarantino no script de Pulp Fiction) é interessante, com diálogos bem espontâneos, e a direção estilosa (também de Avary) garante bons momentos.

8. Efeito Dominó (The Bank Job, Reino Unido 1998): Parcialmente baseado em fatos reais, o filme gira em torno de um engenhoso assalto, ocorrido na Londres dos anos 1970. Os assaltantes constroem um túnel direto para a caixa-forte, levando apenas o conteúdo dos cofres particulares. A princípio, o roubo é amplamente divulgado na imprensa, mas, some misteriosamente dos jornais, abafado pelo governo inglês que tinha alguns “esqueletos” escondidos no local. Muitas tramas paralelas acontecem entre quase todos os personagens (no melhor estilo Guy Ritchie), mas não comprometem o resultado final. Um filme divertido conduzido com competência pelo diretor Roger Donaldson (O Inferno de Dante).

7. Caçadores de Emoção (Point Break, EUA 1991): Keanu Reeves é um agente novato do FBI encarregado de se infiltrar numa comunidade de surfistas do sul da Califórnia, suspeita de estar praticando assaltos à banco com máscaras de ex-presidentes. O saudoso Patrick Swayze interpreta o líder do bando, uma espécie de guru espiritual da turma e craque das pranchas. A filosofia libertária do sujeito faz o personagem de Reeves questionar seu próprio estilo de vida. Muita adrenalina enfocando práticas esportivas, bem filmadas e bem editadas, gerando um elemento a mais para quem curte surf e pára-quedismo.

6. Atração Perigosa (The Town, EUA 2010): A trama se passa em Boston, no bairro de Charlestown — alardeado no início do filme como um local conhecido pelo alto índice de assaltos a banco – onde vive Doug MacRay (Ben Affleck), líder de um grupo de inescrupulosos ladrões que se orgulham de roubar tudo o que querem e sair impunes. Num desses “trabalhos”, a gangue pega uma jovem como refém. Preocupado que ela possa identificá-los, Doug se aproxima da moça (Rebecca Hall), mas acaba se apaixonando. Tenso, com ótimas cenas de ação, bom roteiro e atuações decentes, inclusive de Affleck(!) que dirige o filme.

5. Crown, O Magnífico (The Thomas Crown Affair, EUA 1968): Steve McQueen é um ladrão milionário, de hábitos requintados e gênio das finanças, que vive de ousados assaltos. Disposto a realizar o crime do século apenas por desafio e prazer, contrata os serviços de uma quadrilha que não tem ligação com ele para servir como “cortina de fumaça” enquanto ele próprio surrupia a grana do banco. Uma investigadora de seguros – Faye Dunaway – decide seduzi-lo para desmascará-lo. Teve uma refilmagem inferior em 1999 (estrelada por Pierce Brosnan e Rene Russo).

4. Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, EUA 1967): Obra-prima classuda dirigida por Arthur Penn inspirada na história verdadeira de Bonnie Parker e Clyde Barrow, um casal de assaltantes a banco que aterrorizaram os EUA durante a época da Grande Depressão (meados dos anos 1920 e a metade dos anos 1930). Warren Beatty e Faye Dunaway, então jovens atores, recriam o casal com simpatia e toques de loucura. Gene Hackman também em início de carreira, aparece com o irmão de Clyde. O longa foi um divisor de águas na época do seu lançamento, por beber na fonte do cinema europeu de Godard e Truffaut e apresentar cenas de violência explícita ultra-realistas e sem glamour.

3. Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, EUA 1975): O ator Al Pacino e o diretor Sidney Lumet, repetem a parceria de sucesso de Serpico (1973) neste tempestuoso suspense de ação baseado em fatos reais, clássico emblemático dos anos 1970.  Pacino faz Sonny, o líder dos larápios, que planeja conseguir dinheiro para seu amante homossexual fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mas tudo dá errado e a mídia transforma o roubo num grande circo de enorme audiência. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

2. Fogo Contra Fogo (Heat, EUA 1995): Al Pacino e Robert DeNiro são dois dedicados sujeitos em lados opostos da lei que se admiram e se reconhecem como os melhores no que fazem. DeNiro faz o calculista líder de um bando de assaltantes especializado em roubo de bancos e carros fortes. Já Pacino interpreta o policial obcecado pelo trabalho que quer a todo custo capturar a gangue. Atuações brilhantes, trilha sonora empolgante, direção meticulosa (de Michael Mann) e cenas de tirar o fôlego. Chega a se tornar arrastado em alguns trechos, mas está longe de ser um filme cansativo. E mesmo que fosse, a sequência final de perseguição aos criminosos seria o bastante para garantir esta colocação.

1. O Plano Perfeito (Inside Man, EUA 2006): Apesar de todos os ecos de Um Dia de Cão, o longa dirigido por Spike Lee passa longe do previsível, como um roteiro inovador e muito bem amarrado, uma obra técnica sobre engenhosidades criminosas. Na trama, Clive Owen faz um criminoso que, desde o início do filme, afirma ter bolado o plano perfeito para um assalto a banco. Com três ajudantes, invade o Manhattan Trust Bank em Nova York, fazendo diversas pessoas como refém. Entra em cena o FBI, a polícia local e uma “solucionadora de problemas” (Jodie Foster) para negociar com o bando. A partir daí, prepare-se para um verdadeiro jogo de poker: muitos blefes, jogadas arriscadas e situações que não são o que aparentam; tudo isto em um ritmo frenético.

Comentários no Facebook

40 Comentários

  1. procuro por um filme onde um grupo de jovens sempre arquitetam planos e projetos de roubos sem nunca por em pratica
    fazem só pelo prazer de de fazer ma um dia sao chantageados e tem que executar um de seus planos.
    se alguem puder me dizer que filme é esse eu agradeço

  2. Alguém sabe o nome do filme em que o próprio dono de um banco contrata um ex-presidiário pra fazer um alarme pra ele e depois para testar o alarme?
    Obrigada!

  3. Tem um filme ingles sobre o Assalto ao Trem Postal feito nos anos 70.. aquele em que Biggs participou.. ouvi falar mas nunca assisti.. conheces..

  4. Gostaria de saber aonde eu consigo assistir online, sem fazer Download ou baixar o filme A GANGUE DOS DOBERMANS?

  5. Alguém se lembra de um filme em que um sujeito vestido de Papai Noel tenta assaltar um Banco? Ele faz varia tentativas esecrevendo um bilhete anunciando o assalto. Um funcionario do banco descobre a copia de um desse bilhetes e se prepara para o assalto e ficar com a grana. Como o funcionario nao sabe a identidade do papai noel, começa uma perseguição no escuro.. Alguem se lembra desse filme Let me know dbarreiros59@gmail.com

    • O Parceiro Do Silencio – o assaltante do banco é o ator Christopher Plummer. Quem faz o caixa que dá o troco no assaltante é Elliot Gould. O filme foi lançado em meados dos anos 70 e saiu em VHS pela Transvideo.

  6. ola boa noite essa é aprimeira vez q estou visitando site e to adorando gostei da lista mas acho q quem gosta de filme de roubo com certeza não deixaria de fora (Fuga alucinada nem O grande assalto) mas de colquer maneira parabens vou visitar muito mais vezes pra ver as novidades..

  7. OLa muito bom o site, gostaria de saber o nome do filme, em que um ladraõ vestido de papai noel assalta um banco, mas é enganado pelo caixa.

  8. Queria muito saber o nome de um filme onde os integrantes eram pessoas com empregos normais e um deles decide que eram somente necesário pessoas inteligentes para um bom assalto. Sei que a fuga é quase que toda feita a pé, um deles era maquiador ou algo do tipo e o desfecho da trama envolve uma moeda deixada na cena do crime. Vi esse filme no telecine tem muito tempo, mas não faço a minima de quem eram os atores. Alguém aí ja viu esse filme?

  9. gostaria de lembrar o nome de um filme que houve um assalto a um pequeno banco e que, por acaso, nesse banco estava escondido dinheiro da mafia.

  10. Primeira vez que visito seu blog e estou gostando muito. Parabéns
    Assistir um filme que o homen simula sua propria morte em um iate e sua esposa fica sendo culpada e é condenada enquanto ela paga pelo crime ele vai para outro estado com seu filho e com a professora que toma conta da criança , ele pega o seguro de vida e muda de nome , mas ela descobre tudo quando ela da um telefonema para seu filho e ele disse mamãe papai chegou , então ela vai atras dele para mata-lo pois ela ja pagou pela morte dele. Gostaria de saber o nome desse filme.

  11. Caçadores de Emoção é MUITO legal. Também sou fã de um Plano Perfeito, mas acho que o meu favorito é Um dia de Cão. Al Pacino é o "cara", sem dúvida e esse filme é muito bem feito. O site/blog aqui parece ser bem bacana. Parabéns! Estou lendo suas listas.

  12. boa lista!! Tem um filme de garotas que resolvem assaltar um banco para ajudar uma amiga que está grávida. elas são lideres de torcida.. é meio mulherzinha mas adorei o final.. e é muito divertido também.

    acho seu blog sensacional sempre venho aqui quando quero alguma novidade sobre cinema. os posts são sempre muito antenados, morro de rir com os trailers falsos e as listas são muito bem elaboradas.

    parabéns!!!!!!!!!

  13. Gostei da lista, o site esta cada vez melhor.

    Só trocaria Assalto ao Banco Central por Atração Perigosa, apesar do final não ser no banco, tbm tentaria encontrar um espaço para Inimigos Públicos.

    Abç.

  14. Na minha opinião ficou faltando Onze Homens e um Segredo e Um Golpe de Mestre.

    Comessei a visitar o seu site a pouco tempo atras e estou adorando.Então eu não sei se vc já fez essa lista.De qualquer jeito vou te sugerir.Gostaria que vc fizesse uma lista intitulada:Os 10 Filmes Mais Estranhos do Cinema.Se gostou da idéia e não conseguiu

    pensar os filmes meu e-mail esta acima,me manda um e-mail e eu te envio a lista.De cara já pensei em 2:O Curioso Caso de Benjamin Button e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.Abraços.

    • Seja bem-vindo, Raphael! Adorei sua sugestão. Vou deixar aqui anotada.

      Quanto aos filmes que vc mencionou desta lista de roubo a banco, em Onze Homens e Um Segredo eles roubam um cassino e em Golpe de Mestre eles aplicam um golpe num gangster.

      • Um Plano Brilhante é sobre um roubo a uma joalheria e, mesmo que fosse o caso, o longa estrelado por Demi Moore é bem fraquinho e nao entraria nesta lista.

Deixe uma resposta: