A tradução de found footage quer dizer gravações encontradas, mas o sub-gênero acabou batizado no Brasil de gravações perdidas. Liberdades tradutórias à parte, o fato é que este tipo de produção está em expansão desde que há dois anos Atividade Paranormal pegou o mundo de surpresa: o horror que custou míseros 11 mil dólares, arrecadou quase US$ 200 milhões mundialmente. Tudo isto graças a uma astuta campanha de marketing que vendeu a ideia de que as filmagens eram mesmo verdadeiras.

As Found Footages misturam o horror com o mockumentary (documentário falso), colocando o espectador numa posição desconfortante: ele supostamente estaria assistindo a evidências de um crime, filmagens reais feitas por pessoas que desapareceram ou foram encontradas mortas. Estas gravações seguem determinadas convenções estéticas para torná-las mais críveis, com atores desconhecidos que falam diretamente para a câmera (que chacoalha bastante para parecer coisa de amador), pouca iluminação e cortes bruscos.

12. Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, Italia 1980): Grupo de documentaristas viaja aos confins da Amazônia para filmar a vida de índios canibais. A missão é um fracasso e uma equipe chefiada por um antropologista é enviada para resgatá-los. Ele consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o trágico destino dos cineastas desaparecidos. Um dos filmes mais polêmicos da história do cinema e o primeiro registo do sub-gênero found footage que levaria o realizador Ruggero Deodato aos tribunais sob a acusação das mortes serem reais.

11. O Túnel (The Tunnel, Australia 2011): Uma equipe de reportagem decide investigar os túneis abandonados sob Sidney, local onde corre um extenso rio que o governo quer utilizar para resolver a crise de abastecimento de água da cidade. No claustrofóbico labirinto de corredores, descobrem a existência de algo assustador. Embora não traga nada de novo ao gênero, é competente na forma como insere o espectador na trama e imprime veracidade à história.

10. Cloverfield – Monstro (EUA 2008): Durante uma festa em um prédio em Nova York, jovens testemunham a cidade ser atacada por uma espécie de monstro. Enquanto tentam salvar suas vidas, um deles continua registrando tudo com sua filmadora. A grande maçã já foi destruída por monstros de várias espécies (vide Godzilla), no entanto, a abordagem do produtor J. J. Abrams (criador de Lost) e do diretor Matt Reeves (Deixe-me Entrar) traz novo fôlego ao tema – apesar da história absurda – graças a linguagem documental utilizada que colabora (e muito) com o clima realístico proposto.

9. Estranhas Criaturas (Alien Abduction: An Incident in Lake County, EUA 1998): Esta é uma versão de Atividade Paranormal com extraterrestres. Durante festa de aniversário numa fazenda isolada, jovem “documenta” com câmera VHS amadora, a captura e abdução de toda a sua família. Produção furreca feita para a TV que convence (e assusta) bastante se você entrar no clima.

8. O Desaparecimento de Megan (Megan is Missing, EUA 2011): O diretor Michael Goi (das séries My Name Is Earl, O Mentalista), utilizou sete casos reais para escrever o roteiro deste filme de baixíssimo orçamento sobre duas meninas adolescentes que se deparam com um predador na internet. O resultado é irregular mas cumpre o seu “papel social”. Indicado especialmente para pais que ainda não perceberam o perigo que se esconde por trás das salas de chat.

7. The Poughkeepsie Tapes (EUA 2007): Polícia de Nova York encontra numa residência abandonada, centenas de fitas cassetes com torturas filmadas por um serial killer. Essas fitas, que dão título ao filme, abusam de distorções, granulações e desajustes de cor para fazer o espectador acreditar que está assistindo a cenas reais. The Poughkeepsie Tapes vive do hype criado ao seu redor por uma campanha de marketing que aprendeu com A Bruxa de Blair, mas o resultado final não é tão empolgante. Serviu para eclipsar a carreira do diretor John Eric Dowdle que no mesmo ano assumiu o comando de Quarentena, remake de [REC].

6. A Última Transmissão (The Last Broadcast, EUA 1998): Uma equipe de TV, juntamente com um psíquico, decidem fazer uma transmissão ao vivo do meio de uma mata deserta, onde supostamente vive uma entidade sobrenatural conhecida como “Demônio de Jersey”. A transmissão é interrompida e a equipe desaparece. O resgate só encontra o psíquico vivo, coberto de sangue. Um documentarista resolve então, a partir das imagens gravadas, criar um filme e elucidar o mistério. Realizado um ano antes de A Bruxa de Blair, só despertou à atenção do público após o sucesso do referido longa.

5. [REC] (Espanha 2007): Uma repórter e seu cinegrafista acompanham uma unidade do Corpo de Bombeiros em missão de resgate num antigo prédio de Madri. O que seria apenas mais uma atividade rotineira transforma-se num pesadelo quando o grupo é encurralado dentro do local por zumbis alucinados. Teve uma continuação inferior – e mais duas estão a caminho – além de uma refilmagem norte-americana (Quarentena).

4. Home Movie (EUA, 2008): Gravações “amadoras” feitas por uma família mostram que há algo de errado no comportamento dos gêmeos Jack e Emily, de 10 anos. A presença do conhecido Adrian Pasdar (da série Heroes) não diminui a atmosfera opressiva e inquietante que o longa provoca a medida que a trama evolui. Se você tem filhos pequenos, pense duas vezes antes de assistir. Caso eu tivesse visto este thriller antes de montar a lista Melhores Crianças Malvadas do Cinema, com certeza ele estaria entre os primeiros colocados.

3. A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, EUA 1999): Três estudantes se embrenham numa floresta para rodar um documentário sobre a lenda de uma bruxa e nunca mais são vistos. Um ano depois, suas fitas e gravações são encontradas e se transformam no filme A Bruxa de Blair, que acompanha a angustiante jornada de cinco dias através da floresta e os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento. Primeiro grande fenômeno da história do cinema independente norte-americano, uma campanha de marketing prévia lançou uma série de boatos na internet, ajudando a reforçar o mito.

2. O Caçador de Trolls (Trolljegeren, Noruega 2010): Um grupo de video-documentaristas investiga supostos desaparecimentos causados por ursos, para em um seguida descobrir que o governo esconde a existência de uma população de trolls numa reserva natural no Norte do país. Genial filme norueguês que impressiona pela criatividade e destreza em processar os acontecimentos de forma imprevisível e com efeitos especiais convincentes.

1. Atividade Paranormal (Paranormal Activity, EUA 2009): Não é segredo para ninguém que este é um dos meus filmes favoritos, já tendo aparecido em diversas listas. Na trama, um jovem casal decide colocar uma câmera no quarto de dormir para capturar evidências paranormais durante à noite. E conseguem com consequências aterradoras. Até hoje, ainda tem gente acreditando que tudo foi real, apesar do DVD/Blu-ray lançado conter um final alternativo.