O infame Wilhelm Scream, ou o Grito Wilhelm, está completando 60 anos em 2011. Este grito seria apenas mais um item no precioso banco de áudio da Warner Bros. (que o encomendou para o filme Tambores Distantes de 1951), não fosse o engenheiro de som Ben Burtt. O lendário sujeito encontrou a gravação e começou a utilizá-la em outros filmes como Star Wars e Indiana Jones, e o grito se transformou em uma piada interna de Hollywood – uma espécie de viral da época.

O próprio Burtt batizou o áudio, em homenagem ao ator Ralph Brooks que no papel do soldado Wilhelm em Investida de Bárbaros (1953) soltava o berro após ser atingido por uma flecha. A verdade é que ninguém sabe ao certo se o grito pertence mesmo ao ator. Anos depois, Burtt juntou documentos que sugerem que o escandaloso se chama Sheb Wooley, um dos figurantes de Tambores Distantes. Vai saber.

Aproveitando a comemoração, os malucos do Cinexcellence fizeram uma compilação com algumas das incontáveis variações do áudio utilizada ao longo dos anos: Cães de Aluguel, A Bela e A Fera, Batman, Duro de Matar, Toy Story, O Quinto Elemento… a lista é interminável: