E se Bruce Lee pudesse participar do MMA?

Esta é a proposta de Spirit of Fight (Espírito de Luta), produção conjunta de Hong Kong, China, Tailandia e Singapura estrelada por Danny Chan (Shaolin Soccer), interpretando o saudoso mestre das artes marciais. Pancadaria é o que não vai faltar!

Chan, que quase foi o Kato da nova versão de O Besouro Verde, traz semelhanças incríveis com Bruce Lee e é também praticante da arte marcial criada por ele (Jeet Kune Do).  Em entrevista, o ator explicou o projeto:

Somos grandes fãs de Bruce Lee e esse filme que estamos fazendo é uma homenagem ao seu legado para dar aos fãs um vislumbre do que seria se o espírito do JKD se tornasse parte do fenômeno global que é o MMA.

O filme ainda está em fase de captação de recursos e as cenas abaixo são promocionais (divulgadas para atrair investidores), mas dão uma boa ideia de como o resultado ficará interessante. O texto no inicio do video explica que o trecho exibido não será incluído no resultado final. Assista:

Spirit Of Fight não tem data de lançamento oficial, mas, se os produtores forem espertos, aproveitarão o fato que o astro chinês completaria 70 anos se estivesse vivo, no final de novembro.

  • caio césar

    se ele fosse lutar com os profissionais do mma, sem sombra de duvidas ia toma uma surra.

    • Thiago

      Eu garanto que não, isso se ele também fosse um profissional do MMA.

    • carpano

      jamais um lutador de kung fu preparado perdera para alguem que luta qualquer outra arte marcial rsrrs os inuteis do mma não tem chi kong quando eles tiverem talvez poissao fazer alguma coisa

    • jose carlos

      estes lutadores de hoje do MMA não tem metade da tecnica de bruce lee mesmo fazendo mais de 30 anos de sua morte, prova disso que muitos deles pega dica com ator de cinema

    • Joe

      kkkkkkkkkkk devia conhecer mais do Bruce.

      Tem gente que acha que só jiu jitsu é o suficiente. A questão é que cada arte tem sua aplicabilidade, Bruce nada mais fez que pegar o melhor de cada uma e tentar reunir de uma forma eficaz, voltado para defesa pessoal… com isso nasceu o jeet kune do.

      Existe uma grande carga filosófica por trás. É feito para DEFENDER, não para sair brigando e batendo. O jeet kune do é feito para não dar a mínima chance de reação para o oponente, caso esse venha a atacá-lo.

      O MMA é um esporte. Muitos dos truques não poderiam ser usados (exemplo clássico: chute nos ovos, que tira o ar de qualquer homem). Jiu jitsu é um estilo louvavel. Mas, nas ruas, contra 2, 3, 4, 5, 6 pessoas voando para cima de vc, se vc colocar um no chão, vem outro e te dá uma bicuda no olho, e vc já era.

      Se informe mais. Kung Fu é uma arte milenar utilizada em guerra, não é apenas um esporte de 1×1. Todo estilo tem sua aplicabilidade, sábio é quem utiliza o melhor de cada um.

    • renato silva

      sou lutador de jet kune do criado por bruce que era o mma da epoca , não ha ainda um lutador que chegue aos pés de bruce lee o lema dele era matar ou morrer tentando não e esporte e sobrevivencia se liga ser como a agua , ela pode fluir ou destruir seja a agua meu amigo pergunta pro anderson silva da onde vem a inspiração dele para ser o melhor vai aprender a lutar primeiro po depois vc fala

  • Powerless

    Esse povo nao conhece muito do bruce lee pra falar que ele ia tomar uma surra ai ai…
    naquela época ele era foda…hoje em dia fe continuasse novo e aprendendo ele ia da muito trabalho eu acho lol.

    • jose carlos

      mesmo na quela epoca bruce esta muito frente destes lutadore de MMA de hoje, bruce derrubava jogava homem com parecia que nem usava força, ele tinha tecnicas que estes cara hoje não entede de nada

  • Nekomata

    O Lyoto Machida e o Anderson Silva tomariam uma surra Homerica do Bruce Lee.

    • jose carlos

      e garanto que eles não machucari bruce lee, cara tinha cada tecnica velocidade que nem um lutador de hoje tem

  • Douglas Masters

    Sou fã do Bruce Lee e do Kung Fu mas a verdade é que esse MMA é principalmente um apanhado de varias culturas diferentes sem falar nos anabolizantes que os caras tomam, muita força, Bruce Lee ficaria batendo até tomar um único golpe certeiro assim com a maiorias das lutas nesse combate é decidido em um golpe! e o contato com o chão e inevitável!

    • Thor

      Com todo respeito, meu caro, também sou muito fã do Bruce e já li e vi praticamente tudo sobre ele. Não podemos esquecer de um detalhe: muitas vezes ficamos presos ao fato dele ser inegávelmente veloz, uma rapidez de reflexos inigualável,etc e acreditamos que devido a sua baixa estatura ele teria pouca força, nada disso! existem relatos verossímeis de que o Bruce tinha uma força e uma explosão muscular devastadores, ele tinha um saco pesado ( utilizado pelos jogadores de futebol americano) tinha 2.5 de altura por 1.5 de largura, com um único chute lateral bruce o arremessava ao redor da sala, estudos indicam que ele seria capaz de derrubar um homem de 140 kgs com este único chute, isso sem falar no soco de um polegada que arremessava longe homens mais pesados e do famoso soco "imparável" de bruce lee ( registrado em imagens antigas ) onde ele avisa que golpeará um faixa preta de karatê da época e por….pasmem… 8 vezes ele não foi capaz de sequer esboçar alguma reação

      • dyoww

        e isso ai cara bruce lee e o melhor, jamais tera outro bruce lee a lenda.

        • jose carlos

          como bruce falava que jamais averia outro bruce lee, cara criou tecnicas que so ele dominava por ser pai da tecnicas criadas por eles, este MMA tem lutadores que faz vergonhar chamar de artes maciais

          • Newton

            Vcs se esquecem mais ainda … mma é um punhado de artes marciais juntas , o Bruce Lee CRIOU um estilo PROPRIO que é a junçao de VARIAS artes marciais

  • foda

    bruce lee tomar surra no mma?
    aff tm gente q num sabe oq fala

    mma num eh so força
    tem tecnica bruce lee tinha tanta tecnica q crio um estilo novo
    e apesar de ser magro a força dele era suficiente pra derrubar qualquer um do mma com um soco

    • Altair Dani

      Ora, não teria ninguem pro Bruce, nem no MMA, Strik e os caralho a quatro, o homem era tão rápido que cenas ele tinha que fazer em camera lenta senão ninguem via,. quando voçê pensava que ia já tinha ido. O cara era o CÂO, aguentava socos de até 260- KG, pergunta pro Machida que ele sabe.

    • wilson

      Sou fâ de Bruce lee e assisti recentemente a um filme documentário produzido pela filha dele. Ele desafiava mestres de qualquer arte para trocar experiencia, não foi invencivel, perdeu algumas lutas, mas assimilava a técnica dos adversários e posteriormente os superava. Criou o (jet condor) que se caracteriza em atacar simultaneamente á defesa. Era contra a armação de estilo, dizia que era perca de tempo. Sapateava em suas lutas, pois antes de ser lutador foi dançarino e venceu alguns concursos de dança. Começou a aprender kung fu com seu tio, depois foi para uma academia de kung fu onde a especialidade eram os punhos (Punhos de yung chu)

  • Make

    não tem um lutador no mma que aguentaria sequer um round com ele… ele foi o criador de um estilo, um divisor de águas.
    a maioria das artes marciais tem de ser divididas em dois periodos A.BL e D.BL antes e depois de bruce lee.
    você acha que segal tem feito um bom trabalho? imagina se fosse o lee.

  • Matthaeus

    Bruce lee treinou jiu jitsu também. Ele sabe luta de chão, mas não demonstrava isso.

    • o que vc disse????? na epoca de bruce lee nem exxitia o jiu jitsu kkkkkk foram os gracies que criaram o jiu jitsu meu.

  • Andre

    BRUCE LEE GANHARIA FÁCIL DE TODOS, O CARA EM TODAS LUTAS OFICIAIS NUNCA PERDEU, E TRAINAVA AO EXTREMO MESMO, ESSES LUTADORES DE MMA AI HOJE TOMARIA UM SOCO E IRIA CAIR, DELE OU DO MESTRE DO BRUCE LEE O YIP MAM, OS DOIS IAM GANHAR FACIL DE MAIS.

  • takkk

    O Bruce Lee treinou Jiu jitsu e sabe lutar no chão,so que para ele,luta no chão era algo inútil (Jiu Jitsu é inútil),pois em uma luta real contra +1 pessoa não tem como derrubar todas. Não se pode falar que ele criou um estilo,ele criou um novo conceito e algumas modificações do wing chun,que no qual ele foi em alguma parte treinado pelo mestre Ip Man
    e um dos maiores lutadores do estilo (ou o maior).O fato dos "profissionais" do mma serem "bombados" é uma desvantagem já que o estilo de Bruce é baseado em técnica e agilidade,ele usaria o peso do oponente contra eles mesmos.
    Na minha opnião seria covardia colocar ele no mma 🙂

    • como bruce lee treinou jiu jitsu se quando o mesmo surgiu ele ja estava morto???

  • Renato

    BRUCE LEE foi o unico q venceu o CHUCK NORRIS!!

    WAR BRUCE

  • Manolo

    Estes que falam q bruce tomaria surra, nunca conheceram sua história e técnicas além das telonas, o kra é pura técnica, procurem alguns documentários.

    Só duas das várias histórias que conheço sobre bruce:

    1 – Qd ia a casa de sua namorada (com a qual acabou casando de tendo um filho , Brandon), uma das brincadeiras (sem noção) que ele gostava de fazer é ir até a coluna central da casa e começar a dar tapas rápidos em um determinado ponto que fazia a casa toda tremer parecendo q estava tendo um terremoto.

    2 – No seu estilo ele desenvolveu uma maneira de golpear, onde ele multiplicava e muito o poder de impacto de seus golpes, por exemplo ele conseguia deslocar mais de 5 homens com um chute e se somente houvesse 1 este mesmo voaria vários metros (este vcs podem ver até em vídeos no you tube).

    Sendo q praticamente todo o livro (manual) do jet kune do (estilo criado pelo bruce lee) foi desenvolvido enqt estava no hospital se recuperando de uma lesão grave na coluna vertebral, onde ele simulava lutas mentalmente.

    em resumo…O KRA È (ERA) FODA!

  • andre

    Sem dúvidas se Bruce lee estive-se vivo seria um excelente lutador do MMA, ele é agil e conhecia vários estilos de luta. Resuminho do wikipedia: Após a guerra, Hong Kong era um lugar difícil de se crescer. Havia diversas gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Mas Bruce gostava de desafios um contra um e por diversas vezes enfrentou membros dessas gangues. Mesmo com o pedido de seus pais para que ele se afastasse desse cotidiano, pouco adiantou. Devido aos desafios que Bruce venceu as confusões vinham naturalmente até ele.
    Agora quem tá dizendo besteira fica quetinho ;x

  • Felipe

    Nuss nao ia ter nem graça se ele fosse luta no MMA…o cara eh o melhor lutador
    da historia ate hoje! esse cara q falo q ele iria tomar uma surra nao sabe nada de luta nem conhece a historia do BRUCE LEE .

    • Leandro

      Tem razão, Bruce Lee tinha muita força apesar de não ter um porte corporal grande e também tinha muita agilidade em seus golpes,,o autor que criou este filme não conhece nada de artes marciais…

  • Paulo

    ele lutava MT mais galera aquilo q ele faz em filme n existe..um cara q sabe muay thai mt,judo mt e jiu jitsu mt mataria ele com uma mao amarrada…repetindo ele é uma lenda,mais so sabe porra de karate q é da uns chutezin uns murrozin..agr pega o melhor do mundo em muay thai e um kra q seja faixa marron em jiu jtsu q ele perderia..eu acho,essa é minha o pnião..entao respeitem pq eu n estou desrespeitando ngm

    • isaias

      vc esqueceu o fato de ele ter estudado varios estilos de luta naquela época.Se fosse hoje ñ seria diferente ele ia procurar se aprimorar tambem

    • Anônimo

      cara, ele sabia lutar sim, muito mais que karatê e muay thai … Procura ver um pouco sobre a bibliografia dele que diz tudo sobre isso, ele criou um proprio jeito de lutar e alem do mais ele lutava wing chun e modificou o jeito de lutar do wing chun e criou seu proprio estilo de luta , não seja tão idiota

    • tony

      Paulo,concordo contigo.Antes de mais nada sou fa do Bruce mas antes da internet as pessoas viviam de mitos e Bruce lee a a partir de 72 se tornou um;.Ele foi um divisor de aguas ?Foi.Foi criador de um estilo?Foi.Mas contra lutadores tops de hj dificilmente venceria ….Nem sei dizer qtos lutadores do UFC tem poder d knock out com um único soco.Pra quem fala q os lutadores de hj sao lentos, contem qtos socos o Belfort deu (em movimento) no Vanderlei Silva, e p quem fala q Bruce sabia jiu jitsu ,eu tenho que rir. 1 naquela epoca a maioria queria karate ou kung fu. 2 o jiu jitsu efetivo só surgiu aki no Brasil.3
      P finalizar observem o inicio do MMA ,quando ainda era vale td…..lutadores d karet e kung fu eram muídos por Werestlers gigantes ,que por sua vez ,eram humilhados pelos Gracies.

  • eduardo

    Meu, sem comentários, o cara foi o mestre do Chuck Norris, tá entendendo, pena que se tivesse vivo não estaria em idade de lutar no MMa, mas com certeza teria desenvolvido mais técnicas de jeet kune do e teria evoluído muito as lutas atuais.

  • Rafael

    Véio…gostei do trailer, bem legal, mas acho que naum é bom ligar o nome do Lee com esse filme, Lee é uma lenda…num sei.. acho que deveriam dar chances a novos atores…sei lá!!

  • Bruce Lee foi o precursor do mma, ou ao menos inspirou os criadores e lutadores das atuais disputas de vale-tudo. Sua experiência com brigas de rua o capacitaram a buscar algo além das artes marciais clássicas chinesas. Ele absorveu o boxe, esgrima, wing chun, hapkido, judô, Karate, wrestler, e tudo o que fosse útil para seu estilo não definido, adaptável e sempre mutante, o Jeet Kune Do. Ele capacitou lutadores profissionais de Tang Soo Do coreano (não é o taekwondo) como os campeões americanos Chuck Norris e Joe Lewis; trocou técnicas com o introdutor do taekwondo nos EUA, mestre Jhoon Rhee (que admirava sua velocidade); além de ser muito respeitado pelo maior de todos no boxe, Muhammad Ali. Em resumo, Lee pregava o combate real e não os combates de competição por pontos, e ele sempre estava pronto para uma briga de rua ou um desafio inesperado. Seu modo de encarar as artes marciais sem o misticismo oriental e sim do ponto de vista prático e efetivo gerou muitas inimizades. Se alguém duvida de que ele foi a grande inspiração para as lutas de vale tudo atuais, assistam a primeira cena de Operação Dragão (Enter The Dragon). Ele luta com Sammo Hung…e o que pode ser perceber de inovação para a época? Em primeiro lugar, os dois oponentes, Lee e Sammo estão só de sungas e protetores de canela, sem kimonos ou trajes tradicionais de artes marciais, que seriam fatais para o agarre; as luvas são as mesmas que se usam hoje, com aberturas para os dedos, facilitando o apresamento, agarres e torções; aliás as luvas foram projetadas pelo próprio Lee. E como termina a luta? Lee ganha é claro, mas finalizando Hung no tatami com uma chave de braço. Ele foi ou não um visionário? Se ele tivesse sido congelado e fosse reanimado, mesmo aos 32 anos, a mim parece sem dúvida que com sua natural habilidade para absorver técnicas novas e sua extraordinária capacidade física, ele estaria muito além tecnicamente dos demais no seu peso de 58 quilos. E poderia enfrentar sem temer qualquer um acima de sua categoria. Coitado do Anderson Silva!

  • Primeiro, quem conhece a fundo os treinamentos de desenvolvimento muscular, sabe que existem três tipos de treinamento: Explosão (força inicial), Resistência (sustentação da intensidade) e Volume (que é gerado pelo aumento da concentração de uma substância que vai guardar oxigênio no próprio músculo). Ou seja, você pode ser muito forte, resistente e MAGRO. Meu pai, que nunca treinou em academia, e que é visivelmente magro (tem quase 1,80 mts e menos de setenta quilos) tira a traseira de um fusca lotado do chão! Nota: Ele é mecânico, passou a vida fazendo força. Imagina então o Lee, que treinou árdua e conscientemente.
    Outra coisa: MMA é uma mentira! Se Bruce Lee estivesse vivo hoje ( com setenta anos), mataria em alguns segundos esses lutadores de palco. Muita gente pensa que é piada mas os pontos vitais existem, todos os iniciados nas artes marciais sabem disso, com poucos movimentos e sem muita força, você pode rapidamente nocautear, e até matar alguém. Existem mestres HOJE em Hong Kong que com setenta anos, lutam melhor que seus discípulos, e são reverenciados por onde passam, no entanto, não são conhecidos pois lutam gêneros pouco ESPORTIVOS de Kung-Fu, pois baseadas no combate real, todas as suas técnicas visam uma finalização rápida do oponente, e não uma luta para ser vista.

  • mailson

    pessoal…assistam " ip man 2 " e vcs terão uma idéia de como seria a luta de bruce lee com um desses brutamontes do mma, o filme é excelente e conta a historia do mestre do bruce lee, o " CARA" que ensinou o "CARA"…
    Sem duvidas bruce lee foi o tal, mas eu acho q o kung fu é pra ser lutado entre kung fu, se pegar um esporte pesado que nem esses, a cobra fuma….

  • MARCELO

    O BRUCE CRIOU O MMA MUITAS DECADAS ANTES DE SE QUER PENSAREM NESSE METODO DIVERSIFICADO E DINAMICO DE TREINAMENTO, ERA UM HOMEM E UM LUTADOR A FRENTE DE SEU TEMPO MUITAS DECADAS…NOTA 10…

  • lucca

    o bruce lee ganharia de qualquer um no mma pq ele era apaixonado por artes marciais e treinava que nem um desgracado, nao precisa de forca pra nocautear alguem, é so acertar no lugar certo. Pra quem falou que os lutadores de mma tomam anabolizantes, no mma tem exame anti-doping

  • Ayrton

    Ele faria 71 anos e não 70. Vamo se informa pra posta!

  • venny

    em primeiro lugar bruce lee não era um lutador de ringues.bruce lee era um lutador de rua.nenhum desses lutadores por mais habilidosos não conseguiria vencer bruce lee.o jeetkunedo tem elementos de alguns estilos marciais.jkd nada + é que o wing chun modificado.o wing chun ficou famoso graças a bruce lee.boa parte do ensino no brasil é dovidoso.

  • MARCOS

    Gostaria de parabenizar o Eumário José Teixeira pelo seu comentário feito em 12/05/2011 a respeito de Bruce Lee. Muito bem feito e com detalhes de quem realmente sabe sobre o maior mito das artes marciais. Geralmente, quando vejo comentários a respeito de Bruce Lee se , vivo fosse, derrotaria qualquer lutador atual de MMA, encontro muita besteira, de pessoas que não sabem nada de quem realmente foi Bruce Lee. Passei a ler tudo sobre Bruce Lee em 1984 com o mestre Marco Natali da União Nacional do Kung Fu e desde então sou simplesmente fanático por tudo o que fez e pelo ser humano que foi o pequeno Dragão.
    Parabéns, Eumário!!

  • Rayson Lee Wong

    Alguns comentários aqui são pertinentes.Mas como a questão aqui é se o Mestre Bruce Lee venceria os maiores e melhores lutadores de MMA da atualidade.A minha resposta sem sombrade dúvidas é que Bruce não lutaria mais que duas vezes no MMA,pois "ELE" seria proibido de comtinuar lutando,devido as mortes que ele causaria de seus oponentes.Entre todos os lutatodres de artes marciais já existentes "ELE" foi IMBÁTIVEL.Jamais existiu alguém como ELE e jamais haverá.A força era assustadora ao ponto de matar uma pessoa com um único golpe.Diante de um SER assim,musculos não contam nada.Os maiores e melhores lutadores de MMA da atualidades de qualquer categoria,não seria capaz de acertar um único golpe.Meus pais são Chineses e falo isso com propriedade,pois sou praticante de JKD e MMA.Abraçoes a todos e a minha dica é procurem informações antes de contamentarem sobre o MESTRE BRUCE LEE! "O IMBATÍVEL"

  • osvaldo

    Bruce lee foi e será sem duvida o maior lutador e divulgador das artes marciais em todos os tempos,tenho todos os seus filmes e vi alguns videos seus de chutes, socos e tecnicas, numa entrevista ele diz que ao mesmo tempo em que luta, analisa o adversario e o seu ponto fraco e vital e com enorme rapidez o golpeia sem chance de reação, aquele chute do anderson silva o bruce lee não dava apenas um chute mas varios ao mesmo tempo, devido ao treino exaustivo e a técnica apurada, quem se impressiona com estes bons lutadores atuais e acha que são fantásticos, não viu videos de treinos reais de bruce lee ou seus filmes, o cara era e sera sem duvida o melhor de todos.

  • Marcelo

    Li um livro dele em 1988. Naquela época, em BH, na melhor academia de Kung Fu, era proibido o treinamento a menores de 18 anos. Decidimos utilizar apenas os exercícios ensinados. Brigávamos na rua toda semana (hoje em dia estaríamos mortos rsrsrsr)

    Mas quem praticou artes marciais antes dos anos 90 teve oportunidade de ver que pouca coisa mudou de lá pra cá. As poucas mudanças tiveram um ponto em comum, seja em Judô, Karatê e as demais artes: a ênfase na mesclagem de uma arte marcial com briga real, de rua. E isto Bruce Lee fo o primeiro a fazer, ao criar um estilo próprio, sem golpes cinematográficos, mas devastadores. Bruce Lee vivia e respirava de artes marciais e sobrevivia praticamente daquilo. Então é completamente plausível entender que ele treinava mais de 8 horas por dia.
    Bruce Lee também foi o primeiro a utilizar-se de pesos junto com os treinamentos. Uma forma de enrijecer os músculos, mas sem a perda da elasticidade, resultando em golpes fortíssimos. Foi criticado por muitos mestres por isto. Saco de pancada: De areia. Só um saco de areia, bem tosco mesmo, aproxima-se do que é desferir um golpe no rosto de alguém.
    Flexões: sempre de punho cerrado ou com dedos. Eu mesmo conheço um cara que faz flexões com 1 braço somente e só com o dedo polegar. Era muito comum também o treinamento de enfiar mas mãos em forma de garras num balde cheio de esferas de aço. Mesclando estas e outras técnicas, chegou-se ao "soco de meia polegada", o que não é preciso ser nenhum PAPA no assunto para deduzir que mesclando-se técnicas pode alcançar um objetivo maior do que o que se consegue normalmente
    Então, Bruce Lee, do qual infelizmente temos poucas filmagens de seus treinos cotidianos, poderia ser considerado o cara que abriu a mente dos demais mestres para o desenvolvimento de todas as artes, chegando às técnicas que vemos hoje no MMA.
    Ele estaria com 71 anos e com certeza estaria em atividade… mestre dos melhores do MMA e também do cinema.

  • Arthur

    Bruce Lee o percursor criou o seu própio estilo com diferentes estilos de lutas. Incomparavé com sua inteligencia força nos golpes e velocidade. Bruce Lee é aclamado por todos os lutadores e grandes mestres como o melhor. Bruce Lee com um soco era capaz de matar seu adversário. Com sua velocidade acertaria em cheio esses bombados do MMA. Bruce está além do comparável.

  • ezequiel

    Bruce Lee tinha muita velocidade e precisão e resistia socos muito fortes , um soco dele era capaz de estourar órgãos internos de um oponente, Bruce treinava diariamente sem falta, ele foi um dos homens mais letais que o mundo já conheceu podia quebrar tabuas de uma polegada de espessura isso requer uma velocidade extrema, nenhum lutador do MMA ou UFC se compararia a ele.

  • Felipe

    Cara Bruce Lee foi o mestre dos mestres….concerteza o MMA nao existiria se nao fosse por ele, se alguem
    tem duvida de que Bruce Lee daria uma surro em todos os lutadores atuais de MMA nunca leu nada sobre ele
    ele passava os dias treinando itensamente desenvolveu varias tecnicas,eu aposto q o Anderson Silva nao acertaria um golpe sequer nele kkkk

  • weverton

    Há publicado em uma revista que salvo engano se chama ” A Lenda de Bruce e Brandon Lee”, que retrata alguns dados científicos a respeito de Bruce. Um dado interessante é que a força de Bruce Lee era equiparada a de um homem de 130 Kg, e de puro musculo, ou seja, sua força era equivalente ou superior a do Júnior cigano, por exemplo. Além do mais, Lee era rápido como um peso pena, o que lhe rendeu o apelido de homem tripé,(pela velocidade das pernas). Sua técnica era apurada, sua percepção do sin nun tao, do wing shun também. Quanto a tecnicas de chão, quando foi gravar o filme ” O Voô do Dragão”, em Roma, na Itália, adquiriu alguns materiais sobre luta grego romana, fazendo inclusive uso de alguns golpes no fime ” Operação dragão”, gravado posteriormente. Para alguns que não sabem, luta greco romana é utilizada por lutadores como Jonh Jones, Chael Sonnen e outros. Ainda ressalto que sua resistência a golpes era grande, pois Bruce tinha uma máquina de bater, a qual lhe aplicava golpes (Nunca a vi só li em livros de biografia). Portanto, para mim, Bruce Lee tinha tudo para ser um grande campeão, mesmo hoje no altíssimo nível em que se colocaram os lutadores de MMA.

    • nildo lee

      bruce lee era imbativel.

  • Ip Man

    Para a categoria do peso dele, com certeza não teria concorrentes. A luta marcial que praticou era calcada em contragolpes extremamente rápidos. poucos conseguiriam durar mais que um ou dois rounds com Bruce. Uma pena que no MMA não exista um lutador puro deste estilo de luta. Mas acho que com mais alguns anos teremos alguem.. mas para ter sucesso este homem deverá ter a mesma determinação, velocidade e talento de Bruce Lee.. Logo vai demorar muito até este homem surgir..

  • discipulo de bruce

    Bruce foi e é o maior lutador da história eu disse lutador.. era desafiado o tempo todo na rua por homens muito mais pesados..nunca perdeu..durava alguns segundos..os que falam que ele perderia é porque não o conhecem virão o markting do anderson silva na globo com seu amigo Ronaldo..e tem a capacidade de julgar as habilidades de bruce..uma pena ele não poder estar aqui…abraços grande mestre

  • iran

    bruce era um inovador e com certeza o mma era a essência do que ele procurava .com certeza ele se moldaria a esse estilo de luta . "seja como a água meu amigo eo que bruce dizia a água se molda a vários recipientes tornando eles e nunca deixando de ser água.

  • Felipe

    Um outro detalhe que é importante citar, é que a vida dele era lutar. Muitos conhecem a Bruce Lee pelos filmes mas o verdadeiro Bruce Lee não se enquadrava muito no quesito 'mocinho' não, pelomenos antes dele vim para a America ele estava mais para vilão. Ele brigava quase todos os dias na china, desafiava diversos mestres na china e muitas dessas lutas terminava inclusive em morte. Ele era um cara que gostava de arrumar uma briga. Ele não era somente aquele mocinho que o cinema mostrou. No proprio filme Ype Man, quando ele pergunta pra Bruce Lee ainda criança, porque vc quer aprender a minha tecnica? ele responde, para bater nos outros. No filme a lenda de Bruce Lee, que de certa forma é uma biografica sobre o começo da vida dele na America, ilustra alguns momentos interessantes. Em certo momento ele vai a faculdade pegar a namorada e la aparece 3 garotos procurando briga e Bruce Lee da uma surra neles. Um detalhe que o filme não fala é esses 3 garotos faziam parte da liga estadual de futebol americano, eram muito fortes e Burce deu uma surra nos 3, algum tempo depois esses 3 garotos se tornariam um dos seus primeiros alunos. Um outro momento interessante no filme é quando ele luta com o campeão que vem la da china, aquele cara era um matador, acostumado a matar as pessoas, não era qualquer um não, as lutas de Bruce eram sempre pra ganhar, pois muitas vezes isso significava viver, não havia regras como existe no MMA. Ele tinha um conhecimento de artes marcial tão elevado que era capaz de prever o golpe de qualquer pessoa so em observar por poucos segundos o estilo de luta dela, e foi dai que ele percebeu que se ele é capaz disso, um inimigo experiente tmb poderia ser capaz, dai foi quando ele criou a primeira arte marcial mixta, o Jet Kun Do. Um detalhe importa foi que ele fez tudo isso enquanto estava em uma cadeira de rodas num hospital, ou seja acima de tudo ele era um estudioso e profundo conhecedor de artes marciais, acredito que ele respirava isso 24horas por dia. Bom eu sei que o comentario é sobre Bruce Lee e o MMA, so que dizer é que se o Bruce Lee pudesse participar de uma luta hoje em dia, ainda mais agora com toda tecnologia que dispomos, ele iria estudar minuciosamente cada oponente, e ver qual seria a melhor forma de acabar com o cara, se fosse necessário usar tecnicas de chão e torção, não tenham duvidas que ele ia criar ou reinventar a sua propria tecnica mas ia ganhar. Acredito de verdade que se ele fosse vivo hoje em dia, no minimo conheceriamos outras artes marciais e o que é usado hoje em dia, inclusive no MMA poderia ser bem diferente. Pois o Bruce sempre pensava adiante, é isso deixava ele anos luz na frente de qualquer lutador. E isso não é apenas a minha opnião, isso são fatos.

  • D4z137

    Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos do luta praticados por Bruce Lee foram:

    Wing Chun
    Choy Lay Fut
    Boxe
    Esgrima
    Judô
    Tang lang quan (do sul)
    Jiu Jitsu
    Hsing-I Chuan
    Taekwondo
    Wrestling
    (acho que ele aguentaria MTO bem no MMA) alem de:
    De todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominais eram os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal.
    E:
    Seu voluntário para a demonstração do soco foi Bob Baker de Stockton, Califórnia. "Eu disse a Bruce que não faria esse tipo de demonstração de novo", lembrou. "Quando ele me deu um soco da última vez, eu tive que ficar em casa sem trabalhar, porque a dor no peito era insuportável."

  • Olá no meu postei 'Bruce Lee e o MMA nos dias de hoje' onde faço uma comparação com GSP: http://alviculo.blogspot.com.br/

  • ronald

    tenho um documentario de bruce lee – ele sabia briga mesmo ele tinha 1.66 MT E 65 KG …E LUATAVA lutadores mais forte que ele.. ele e o pai dessa porra toda de arti marcial pra ele naum tinha essa porra de tamanho maior ou menor ele entendia de briga mesmo… fora tam bem o treinamento intenso que ele fazia ele treinava cerca de 10 hrs por dia, e otreinamento dele era muito mais intenso que esses lutdorres de mma que treina por intervalos…

  • carlos

    BRUCE LEE É IMBÁTIVEL COMPLETAMENTE 99% ELE LIA VÁRIOS LIVROS DE ARTES MARCIAS E ESTUDAVA A ONDE O SER HUMANO TEM FRAQUESA PARA CHUTAR POR EXEMPLO QUEM CHUTA COM A DIREITA É FRACO NA ESQUERDA O PRÓPRIO DAN INOSNATO ALUNO E AMIGO DISSE QUE NÃO EXISTE UM LUTADOR HOJE A NÍVEL DO BRUCE LEE ATÉ ALGUNS LUTADORES DE MMA COMO CAIN VELASQUEZ E OUTROS ADMITE QUE BRUCE ERA O MELHOR LUTADOR DE QUE SE TEM REGISTRO PASSOU ISSO NA FOX E O DANA WHITE FALOU QUE BRUCE É O PAI DO MMA
    O QUE ELE FEZ EM LONG BEACH DERRUBOU O CARA EM 30 SEGUNDOS 2 VZ TÁ NO YOUTUBE ISSO PODE PROCURAR

  • stalin

    o melhor lutador que já existiu no planeta,sem dúvidas se estivesse vivo,e lutasse no mma seria o melhor de todos,uma prova e que o chuck noris foi seu aluno e ganhou varios torneios de karate.ele sempre será o dragão chinnes.até hj não vi um lutador com a sua velocidade,com a sua força ,e suas tecnicas.se vc pegar e observar uma luta de mma mais pareçe briga de rua são poucos lutadores que tem alguma tecnica.bruce lee
    sempre estará vivo entre nós.

  • Gilberto castro

    Sem dúvida, Bruce Lee até hoje é lembrado como um ícone nas artes marciais, e como alguém escreveu, ele estava muitio a frente de sua época. Hoje se bruce estivesse vivo, com certesa estaria ensinando muitos lutadores de MMa, se duvidam, olhem para Anderson Silva, que é fã incondiconal de Bruce, Jhon jones, o próprio Dana. Não digo que Bruce era invencível, mas não era qualquer um que poderia vence-lo. Para finalizar, quando Bruce morreu, Muhammed ali disse que tinha morrido o unico homem capaz de vence-lo, palavras da lenda do boxe, então Bruce deve ser respeitado não só pq era um atoe, mas assima de tudo um tremendo lutador.

  • Tiago

    Estamos falando sobre duas coisas muito diferentes entre sí, por isso eu acho melhor colocar em tópicos:
    1: mma foi criado para ser um esporte de entretenimento, ele possui regras, e tudo mais para garantir a segurança dos atletas que praticam, repito novamente mma é um esporte, Kung fu, karate, muay boran (não confunda-se com o muay thai atual), wing chun, silat, judo tradicional, e etc. Foram todas artes marcias, criadas para guerra e para defesa pessoal, ou seja não possuem regras, por isso usam e abusam de pontos de pressão, olhos, nervos, ossos e demais pontos vitais, no mma a intenção é levar o adversário para o chão por nocaute ou por pontos, nas artes marcias você se defende, dependendo do nivel da agressão que você venha a sofrer a morte, ou a inutilização de um membro de seu adversário pode se fazer necessária.

    2- Quando lutadores de artes marciais entrão em um octogono eles tem de estar concientes de que as artes deles vão estar limitadas por regras e pelo uso de luvas (já abri um parenteses aqui por que eu sei que tem gente que vai dizer que mesmo com luva machuca pra caramba toma um soco e pode mesmo levar a nocaute, ou que mesmo com luvas é possivel uma imobilização de jiu-jitsu, eu sei estou ciente disso e o sonnem também), resumindo acabaram-se os pontos de pressão os golpes em regiões não permitidas, a possibilidade de agarrar o adversário com a mão nos nervos, e mais um monte de coisas possiveis.

    3- O Lee era único, pelo menos até o momento, pode ser que daqui a um tempo venha a nascer alguém com a habilidade, dedicação (Bruce chegava até mesmo a treinar 12 horas por dia, palavras do Chunk Norris um dos alunos dele), carisma e claro sorte do Bruce, mas até o momento não vimos isso acontecer.

    Antes que surja algum comentário com a opinião contrária e com a interpretação distorcida do que eu postei aqui (diferença de opiniões sempre são bem vindas desde que não ofendam ou venham a oprimir o pensamento de alguém), eu queria dizer que assisto o ufc, acho um esporte muito legal e que realmente você acaba se emocionando muito com algumas lutas (Chael Sonnem ta até agora vendo o replay pra ver por onde o Anderson passou naquele soco com as costas da mão), mas sou praticante de artes marciais, acredito no crescimento interior, a unica pessoa a quem devo superar e aquela a quem devo chamar de inimigo ou rival sou eu mesmo. Mais cara se é de um filme que a gente ta falando, vai lá manda ver antes de tudo o Lee era um artista não iria querer menos do que isso!

  • JUNIOR PAES

    bruce lee é o melhor lutador de todos os tempos dizem que ele sabia a hora que o cara daria o punch pela colocação do ombro passou em um filme quem saberia muito falar dele é o dan inosanto , ed parker inventor do karatê kempo ocidental , chuck norris , vic moore campeão mundial de karatê , jhon rhee 10 dan de taekwondo , willian cheung grão-mestre de wing chun o cartel do bruce lee oficial que eu pesquisei é esse
    1955 William Cheung Hong Kong Exibição
    1957 Wong Shun-Leung Hong Kong Exibição
    1958 Pu Chang Hong Kong venceu KO no 2º round
    1958 Yang Huang Hong Kong venceu KO no 1º round
    1958 Lieh Lo Hong Kong venceu KO no 1º round
    1958 Shen Yuen Hong Kong venceu KO no 1º round
    1958 Gary Elms Hong Kong venceu KO no 3º round

  • Daniel

    Nâo tem pra nenhum lutador, Bruce Lee sempre será o melhor do mundo, não sei não, mas acho que luta justa seria Bruce Lee vs Jet Li, o vs Jackie Chan, e mesmo assim não sei não, Bruce Lee iria ganhar, agora esses fraquinhos aqui do Brasil não teriam nem coragem de lutar contra Bruce Lee, é só falar no nome e eles nem querem lutar são capazes de até desistir de lutar, mas falando sobre essa postagem, gostei mesmo, se sair mesmo esse filme vai ser um sucesso de vendas, eu compraria o filme original concerteza.

  • nilton

    Essas pessoas com menos de 25 anos. me desculpem mas nao sabem o que dizem . nao houve lutador comparavel a bruce lee. existe um livro que e de sua autoria que fala do seu pensamento de como deveria ser as artes marciais digo bruce nao via a arte marcial como esporte mais sim como ela deveria ser vista como arte de guerra.o livro se tao do jet kune do comprem este livro e leiam as ideias de um homem que morreu a vai fazer 40 anos.neste livro ele fala que nao se deve prenderse a uma luta que apenas e etc.o que seria isto se parece ao mma sim mas e´ jet kune do eu sou praticante de kung fu a desde 1975 vivi a era bruce lee tenho colesoes raras de revistas inclusiva importadas mais o livro original do tao do jet kune do americano impresso em 75 .mais o livro nacional que e de 2004. vou falarlhes uma coisa muita jente acha que lutadores que fazem filmes sao ruims na luta real. isso na epoca dele era amesma coisa e ele era desafiado no meio das filmagens e ele sempre era vencedor inclusive por dubles americanos que duvidavam da sua pericia,o nome de bruce lee foi comentado e publicado em revistas durante mais de 30 anos depois de sua morte .se tornou uma lenda.outra essa mentira de que a os gracies inventaram o vale tudo e uma piada o proprio konde koma chegou ao brasil desafiando lutadores estivadores de cais de porto e etc .os gracies so continuaram com o que na china era antigo pesquizem no google so que naquela epoca era vida ou morte se firmava um documento ..assumindo o risco . outra coisa o nome dele agora faz 40 anos de morto ja nao se fala tanto em seu nome outros vieram hoje dizem que anderson silva e o cara .o cara que precisou ouvir estiven seagel diser use este chute que vai dar certo .ochute mais basico das arets marciais o chute frontal.na luta contra belfot. o cara que para mim so ganha essas lutas porque os outros sao muito fracos.bruce lee so fazia seus filmes como todo mundo por dinheiro e mais ainda para demonstrar o seu estilo de luta .digo (mma). o mma de hoje e assim os lutadores tiram um golpe de uma luta e saem na frente .sempre tem que ir na fonte. outra palhasada e esta tal de krav maga . o cara chega no brasil dis que aluta dele e a melhor do mundo e vejam so os golpes sao todos das artes do oriente digo todos pois o kung fu tem todos os golpes de todas as ates marciais.existem na china mais de tresentos estilos.e muito facil copiar os golpes depois dizer que inventou o tal do criador do krav maga (pesquizem)copiou os golpes das artes antigas do oriente e ainda estao copiando pois agora tem a internet. .sai do assunto bruce lee mas por um bom motivo nao conhesso as artes marciais depois do mma.como muitos de hoje. tem duvidas comprem o livro de bruce lee e pesquizem mais na internet. nao falem do que nao entendem tem jente de 20 poucos anos que nao sabem que no passado existiu um lutador como bruce lee.

  • giulliano

    Sem Chance pra qualquer lutador de MMA atual, bruce lee aperfeiçoou varias artes marciais como karate, tae k do, jiu jitsu, boxe, muay tai, kung fu e outras, ele mesmo criou seu proprio estilo o [ jet kune do ] que eh a união de varias artes marciais em uma só. sem falar na sua força fora do normal

  • Ricardo

    Nenhum lutador atual teria chance contra Bruce Lee.

    E ele não foi treinado tão somente por Ip Man. Ele foi instruído por Ip Man cerca de cinco anos. Após isso ele teve todo seu treinamento, técnicas e preparo inspecionado por Wong Shun Leung. Ip Man tem a fama de ter treinado integralmente Bruce, mas não. Ele só ensinou o Wing Chun básico a ele. Ip Man o lançou, Wong Shun Leung (que foi treinado por muito tempo por Ip Man) fez Bruce Lee ser o que foi um dia.

    Bruce Lee era imbatível. Conseguia dar 10 socos em 1 segundo. Tinha o soco mais penetrante e poderoso chamado de "soco de uma polegada". Aperfeiçoou o chute lateral (temível) o qual apreendeu de um famoso mestre de Tae Kwon Do da época chamado Jhoon Rhee (Lee em troca o ensinou o "Soco telégrafo").

    Bruce Lee tinha técnica refinada e inteligência fora do comum para as artes marciais.

    Ponto final.

  • jonas

    sou praticante de artes marciais, adoro filme de lutas e esse me deixou com agua na boca, mto fera esperarei o lancamento

  • william

    bruce lee meu irmao é o rei das artes marciais e ponto final…

  • MIGUEL LOUREIRO

    ETERNO BRUCE LEE SE FOSSE VIVE TE DARIA 1 BEIJO NA TESTA IGUAL AQUELE FÃ Q INVADIU O CAMPO E DEU 1 BEIJO NA TESTA DO MESSI,FALANDO EM MESSI ELE PARECE COM O BRUCE LEE KKKKKKK

  • Name*marconi

    esses lutadores de hoje em dia não valem nada!perderiam no primeiro golpe de bruce

  • COBRA KAI

    PARA MIN OS MELHORES LUTADORES SÃO:
    1°HUO HUANJA
    2°BRUCE LEE
    3°YIP MAN
    4°MASAKO OYAMA
    5°RICKSON GRACIE
    6°FEDOR EMILIANENKO
    DEPOIS VEM O ANDERSON SILVA

  • Marcelo

    Bem, sou fã de Bruce Lee, se ele estivesse vivo e com idade para lutar o MMA, pelo que vimos e entedemos desse trecho do filme, ele teve uma pequena derrota, mas é fato, ele aprendia e sempre tentava melhorar suas habilidades, ele copiava o estilo de luta, melhorava e elaborava saidas, claro que ele treinaria todos os estilos de lutas incansavelmente, pois esse era o foco dele, a força dele era incrível, pois treinou os pontos vitais, sabia jiu jitsu, kung fu, karate, judo…elaborando assim o JKD, ele misturou as artes. Claro que ele venceria atualmente, mas o estilo de luta dele era um estilo voltado a realidade, como ele mesmo dizia, ele naum treinava para se exibir apenas, em uma de suas entrevistas ele deixou claro que o que importava era o estilo de sobrevivencia, em uma serie baseada em fatos reais da vida dele, ele enfrenta um oponente maior que ele, e o cara fala que ele iria apanhar, Bruce apenas diz que, se não houvesse regras naquela luta, ele estaria estirado no chão em poucos segundos. Sem mais o que falar, Bruce não seria leso, ele ficaria top em todos os estilos.

  • Jonas

    Bruce Lee era um profundo conhecedor de vários estilos de artes marcias, a sua filosofia de combate era preparar-se para um combate real, em uma luta vence aquele que é mais preparado tecnicamente e fisicamente.Bruce era um lutador incrivelmente preparado, vence-lo era quase que impossível.

  • nilton

    bruce lee revolucionou as artes marciais. vejam bem .dizem por ai que os gracies criaram o vale tudo.como sempre brasileiro copia tudo. quando o konde koma veio para o brasil .ele fazia desafios a qualquer pessoa .como demonstraçao de sua luta.os gracies apenas continuaram o que ele fazia. desafiando lutadores de outras artes.
    .na china e japao isso era muito comun .vida ou morte. vejam o rumo que tomou o vale tudo moderno .quando o roriom gracie criou o ultimata fighteen ,ele queria provar que seu jiu jitso era a melhor luta .a mais eficas so dai ja da para perceber que bruce lee estava anos a frente deles os gracies. porque logo se provou que um lutador .digo na maioria das veses devesse saber nao apenas um arte marcial. bruce lee criou seu estilo baseado em conceitos aprendidos em anos de treinamento onde ele revolucionou inclusive a diete dos atletas e aparelhos de jinasticas que eram idalisados por ele para seu treinamento.em seus filmes ele demonstrava seus conceitos.dearte marciais..quando vi seus primeiros filmes nos anos setenta do seculo passado.ja vao fazer 40 anos .eu que pratixava como todo mundo apenas uma arte marcil achava estranho bruce lee dar socos como os cawbois de filmes de faroeste. ou sejam socos comuns. ele era e e chamado rei das artes marciais. usava golpes de todos os tipos golpes na forma do boxe.saltos rasteiras de todo tipo chutes diversos estrangulamentos e etc.se nao acreditam vejam seus filmes operaçao dragao .a furia do dragao .o voo do dragao .e os vinte minutos mais ou menos de o jogo da morte pois este filme ele nao terminou pois ele morreu antes de terminalo.Agora vejam o rumo que tomou o vale tudo agora o nome e mma .e os gracies nao estao nem ai para provar que o jiu jitso e a melhor luta. que estava certo era bruce lee que contrariando a todos fincou as raises do mma.

  • thiago

    kung fu é treino . E Bruce lee provou isso pois se dedicou a fundo na pratica das artes marciais. E recebeu merecidamente o titulo de rei. pois ele provou o método dele enfrentando experts em diferentes artes marciais. Sem dúvida Bruce lee é o rei.

  • João Paulo R. Nunes

    O maior lutador Anderson Silva é o que é graças ao Bruce Lee, fim de papo. "Seja como água meu amigo"

    • nilton

      Anderson silva e´ o maior fanfarrão das artes marciais . U ma pessoa que diz que é invencivel .Diante de das cameras que so perde para seu clone e perfer duas vezes e mesmo assim dar desculpas duas vezes . para mim não merece .Esse posto que estão dando por aí.Não tem umildade nenhuma . So perco pro meu clone disse ele. o clone dele é branco e americano se chama cris weidman.

  • jonas

    Bruce lee contava com anos de treino e dedicação, sua arte e capacidade eram incríveis!

  • nilton

    ha ha ha .o folgado agora .criado pela globo endeusado e idolatrado por um monte de pseudo entendidos de artes marciais.anderson o macaco aranha se ferrou de novo. O povinho , idolatram um fanfarrao .folgado mentiroso falso convencido que desmoralizou varios lutadores com sua arrogancia tipica dos negros em abu dhabi ele desmoralizou demiam maia. por sinal e brasileiro. depois disso ele com sua tipica macaquice .endeusada somente por idiotas .que seguem moda .digo a moda do mma.passou a dar sorte com seu jeito de lutar criou uma aura em torno dele que fez com qualquer um que lutase com ele ja entrava no ringue com medo. quem conhece artes marciais sabe o que e tecnica . esse sujeito e um dos menos tecnicos que eu ja vi lutando. Convencido e dizendo ate na semana da luta que so perderia para o clone dele. Engrasado o clone dele era branco americano meteu porrada nele duas vezes.Como sao as coisas ne Mas nao o povo brasileiro preçisa de um heroi o povo carente, mesmo vendo que o cara e convencido desfaz das pessoas como na primeira encarada com chael sonem em que ele deu um golpe de ombros na cara do sonen . ou de botar mascara branca contra o vitor ou das inumeras senas de palhasadas no octogono esse povinho endeusa um bosta destes . ele nao e um celula do que foi bruce lee . que polo no trono de quem sempre foi sempre sera o rei..ele pode ser rei das macaquises no ringue .um palhaço fanfarrao que por viver sorrindo arrumou um monte de seguidores idiotas tambem Bruce lee que era filosofo tambem alem de ter criado o seu estilo que nada mas e que mma. criou as frases que o os lutadores deveriam ser como a agua . que se adapta a todas as formas suas teorias sao fundamentadas nos conceitos marciais chineses.do taichi e wing chun e etc e do aikido japones.Ate isso esse folgado do anderson silva copiou no livro dele COMO AGUA. copiar e facil ainda mais duma pessoa que se foi a 40 anos. michael chumacher esta no hospita entre avida e a morte e a globo toda hora fazendo sena pro convencido porque a canelinha fina quebrou coitado nao falou que so perdia pro clone dele pois e otario perdeu na moral apanhando duas veses. ppra deixar de ser otario .ata que nao fes maquaquises desta vez vai ver foi aconselhado pela globo ne. eu se fosse uma empresa nao colocava minha marca num bosta deste. ridiculo.REI SO TEVE UM SE CHAMAVA BRUCE LEE.quem nao gostar do meu comentario em ja digo os pseudo intelectuais dizem que raça nao existe que so existe raça humana entao porque torcer prara uma pessoa mau carater destas que so sabia desmoralizar os outros iguais a ele na profiçao so mesmo pessoas sem cerebro que num dia vem com papo de bom samaritano dizendo que nao existe raça que somos todos raça humana..Eu sou justo nao tenho essa palhaçada de patriotismo idiota. eu torço pelo certo pra mim o americano era sem duvida nenhuma um merecedor pois alem de ser boa pessoa e educado ese apresentou como homem foi la viu e venceu como diziam os romanos..alias os proimeiros que nao sao patriota ssao os politicos que nos rouban tudo e nao pagam nada por isso. BRUCE LEE PARA SEMPRE>

  • Wilson

    Alguns dados interessantes:

    Bruce Lee quando ia à escola, enquanto ouvia as explicações dos professores, fazia exercícios isométricos com os braços, por exemplo forçando a carteira para cima, ou seja, como se costuma dizer hoje, enquanto descansava, carregava pedras, rs;
    Bruce Lee era capaz de desferir 8 socos por segundo – por segundo ! e não eram jabs fraquinhos, eram socos devastadores – para se ter uma base, Mike Tyson, no auge de sua carreira, conseguia desferir 4 socos por segundo;
    Bruce Lee dominava o soco de uma polegada, uma técnica de soco construída a partir de muitos exercícios, incluindo flexões de cabeça pra baixo, buscando fortalecer músculos muito específicos dos braços e das costas, para produzir um soco devastador e de curta distância(a demonstração normalmente era, com os punhos fechados, esticar o braço e tocar o alvo, por exemplo uma pessoa, então abrir a mão, recuando o braço a distância dos dedos estendidos, fechar o punho novamente, ficando então com o braço levemente dobrado, com o punho a cerca de 1 polegada do alvo – daí o nome da técnica – e desferir o golpe. O oponente era lançado 4 metros para trás. Se não estivesse protegido por algo como uma lista telefônica, sua caixa toraxica seria esmagada, explodindo o coração e esmagando os pulmões. Um dos amigos de Bruce conta em um livro sobre o soco de uma polegada, que pediu à Bruce para testar o soco em sua máscara de ferro de soldador(uma máscara de ferro com uma pequena viseira). Este amigo queria testar com a máscara no rosto, mas Bruce insistiu para não fazê-lo, e felizmente o amigo atendeu, pois Bruce aplicou o soco na máscara, e esta afundou sob a força de seu soco. Se estivesse no rosto, teria esmagado a cabeça.
    A filosofia de combate de Bruce Lee era seguir os movimentos de seu adversário, adaptando-se à ele;
    Não se trata da arte marcial escolhida por ele – ele na verdade codificou seu próprio sistema de combate, após muitos anos de prática e estudos de técnicas de combate, de modo a conceber o sistema mais simples e eficiente que fosse possível – que se encaixava nele, diga-se de passagem. A questão aqui não é o sistema em si, mas quem o utiliza e como, e no caso, ele respirava isso, 24 horas por dia, de forma obcecada, e com isso atingiu um nível muito alto de maestria em combate.
    Me parece que se ele estivesse vivo, e decidisse participar do MMA…. não haveria mais MMA, rs.

  • Muay THai

    Quanta baboseira, hoje em dia Bruce Lee não aguentaria lutar nem com um campeão do K1 no seu peso, porque não apareceu até hoje um lutador de wing chun que ganhou o MMA , já vi muitos lutadores de Kung FU apanhando de lutadores de Muay Thai., Bruce Lee era fruto da midia e nada mais que isso. Dificilmente um striker sem um jogo eficiente de MMA [em especial uma elaborada defesa de quedas] escapa de um excelente lutador de JJ, geral prevalece o JJ. Mestre Helio Gracie na época ganharia tranquilamente, haja vista que ele chegou a lutar 2 horas seguidas com Waldemar .Santana.

    • nilton

      Respeito a arte do muay thai. Mas discordo do que voçe diz. . kung fu e´ a mais completa arte marcial.
      O que define a luta , e´ o lutador .pois .o que vale é o que Bruce lee lutou com lutadores de varios estilos marciais ,procure saber mais sobre a vida de Bruce lee antes de falar besteira.não e porque ele era ator que se ache que ele era só jogo de cena.Steve seagal.e´ ator más é settimo dan em aikido..E DEU AULAS PRO ENDEUSADO QUE PERDEU DUAS VEZES PRO MESMO CARA..
      Ale m disso não acho que lutar duas horas com a mesma pessoa seja sinal de superioridade ´pra ninguem essa é a diferença Bruce lee um dia foi desafiado em sua academia .pela comunidade chinesa das artes marciais .que não aceitavam que ele .desse aulas para não chineses,Eles lhe deram um ultimato (pois ele dava aulas a negros .latinos japoneses filipinos europeus e americanos e etc.) na época os chineses não queriam. Então mandaram um campeão chInes para levar um recado ou ele para de dar aulas a não chineses ou teria que fechar a força sua academia .o resultado é que bruce não aceitou marcar dia nem hora e lutou ali mesmo com o lutador .O que aconteceu foi que Bruce lee venceu o cara em 3 minutos. e pode continuar a dar aulas. livre de problemas. 3 MINUTOS mesmo assim Bruce lee achou que demorou nuito tempo pois ele achou que deveria ser mais rapido e começou a formular o que seria seu estilo de luta. que era a mistura de varios estilos de artes marciais.ELE DIZIA NÃO TENHO ESTILO TENHO TODOS OS ESTILOS. VOÇE QUE ASSINA MUAY THAI . ACHA QUE LUTAR DUAS HORAS É SINAL DE GRANDE COISA.
      Sim é sinal de resistencia mas não de ser o melhor.

      • taro

        Bom concordo,Bruce lee era um homem que treinou duríssimo,quase 12hlras por dia….e eu tenho vergonha de alguns lutadores de muay thai que se acham os Tony jaa da vida….vocês não fazem parte da família,pois eu fasso muay thai a 4anos,e é uma arte que se assemelha muito com jeet kune doo pois visa o trabalho exessivo da musculatura buscando mais agilidade e força,trabalho intenso de pernas e flexão de braço sem descanso,muay thai e kung ful só os golpes que mudam,o foda e que troxer o muay thai pro brasil sem a filosofia como na thailandia……dai vem esses babacas que não respeitam,e acham que são os fodoes,só diga mais uma coisa muay thai é respeito e humildade,esses caras ignorantes não fazem parte da família do thai!

    • juliano

      Não sabe de nada inocente…

  • Bruce Lee tinha o soco de uma polegada que jogava o adversário dois metros de distância, imagine seus socos normais? Pois soube uma vez, numa luta contra um karateca que o desafiava há tempos, que a luta só durou 12 segundos e o cara parecia ter sido espancado por um bastão de beisebol, imaginem? Então Lee é Lee e não tem outro, abraços.

  • Bruce Lee ganharia todas!

  • Jonas

    Nenhum dos lutadores do M.M.A conseguiriam Vencer Bruce. M.M.A é Bom Bruce era Imbatível!

  • Paulo Cesar firmino

    O BRUCE fazia treinos e testes de antecipaçao, e hoje qual é capaz desse feito e alem disso veja
    o replay de qualquer luta , o tanto que eles erram e tomam golpes por descuido .
    O Bruce era fanatico e amava os treinos diarios . Me desculpem , mas o Bruce é o impossivel para quem entende de arte,
    nao da pra comparar com nenhum mortal.

  • FLAVIO

    O TEMPO E OUTRO,MAIS, ELE O BRUCE TINHA UMA TECNICA DIFERENTE DE TODOS HOJE EM DIA,E CONTA QUE ELE MUITO RAPIDO E NA ARTES MARCIAIS VELOCIDADE E IMPORTANTE E CHUTE RAPIDO, QUE NAO VEJO NAS LUTAS DE MMA ,SO EXITIR SOCOS,POIS OS LUTADORES DE TODA CATEGORIA TEM CHUTE LENTO POIS, QUE TEM CHUTE RAPIDO E MAIS PERIGOS,QUE SOCOS, POIS TEMOS JORGE ALGO, MAIS BRUCE LEE, TEM DIFERENÇAS, POIS TEM SOCO RAPIDO CHUTE RAPIDOS,E DEFESA FORTE, E TEM QUE NENHUM OUTRO TEM ATE AGORA,, INTERCERPTAR O OPORNETE,ANTES DE DA UM SOCO OU UM CHUTE, POIS ELE TERIA GRANDE VANTAGEM,MESMO AQUELE QUE TEM LUTA NO SOLO,COMO ,JIU JITSU,POIS ELE TAMBEM CONHECIA ESTA ARTE ,O JIU -JITSU, UM LUTADOR DIFERENTE DE TODOS, TANTO NO FISICO,COMO NA TECNICA..SO RESTA SAUDADES E RECORDAÇAO DO GRANDE MESTRE ,BRUCE LEE,,,,

    • Bcn Poll

      ENTENDI POIS NOS DEVEMOS POIS PENSAR POIS É BEM POIS O POIS QUE ELE FAZ ENTÃO O POIS É UMA FORMA POIS DE SE ADQUIRIR COM O POIS SÓ QUE O POIS É MUITO POIS

  • Rodrigo Phelipe

    falam mtas baboseiras sem fundamentos, que lutadores de kung fu n ganham de muay tay, calem a boca, a diferença nao e a Arte Marcial e sim a pessoa. Bruce é o melhor independente da Arte. Poderia ser Helio gracie ou qualquer outro, o resultado seria o mesmo, derrota pra quem o desafiasse.
    Bruce fez com que todas as Artes fossem aceitas, misturadas, o primeiro a pensar que todas tem seu ponto forte e pontos fracos, e diante disso criou suas próprias técnicas.
    Se hoje estivesse vivo, nas condiçoes maximas de luta dele, nao haveria lutador pra vence-lo, e seu desejo de que todas as Artes Marciais fossem uma só ja existiria, não seria karate, kungfu, muay tay, JJ, seria apenas lutar.

  • Danilo Moreira

    Bruce Lee era um bosta

  • Regis

    Hoje com certeza ele seria imbatível, com essa tecnologia e aprimoramentos das artes marciais, ficaria em um nível bem acima,devido a sua extrema capacidade de aprendizado, seria uma máquina.

  • Marcotron

    Eu gosto do Bruce Lee, mas ele apanharia feio. A arte marcial oriental é milenar e não vimos um campeão de respeito até hoje no MMA.

  • claudio

    A arte marcial criado por Bruce lee é uma mistura de varias artes marciais chinesas entre outras ocidentais, em um modo de lutar próprio… acredito que ele se sairia muito bem no MMA,
    estando entre os melhores, tipo o Jose Aldo que defendeu o cinturão por 10 anos… só fã do José Aldo, mas na minha opinião Bruce lee iria fazer uma revolução no MMA iria ficar invicto, até por que tem lutador que parece que não sabem nem lutar direito, os melhores mesmo são poucos… ele seria um fenômeno… na minha opinião.

  • Paulo Henrique Perfoncio

    Gente na verdade Lee já praticava tudo o que os lutadores de MMA fazem hoje em dia… Ele não lutava só Kungu Fu como muita gente fala… Era um estudioso em artes marciais e tinha um estilo eclético que iria desde boxe, Jiu-Jitsu, Taekwondo, Tai chi e outros. Depois que Bruce ficou famoso ele não precisava provar nada para ninguém, pois sobreviveu a ganges de rua, mestres marcias que o enfrentaram… Eu acredito se tivesse o UFC na época dele, com certeza ele iria estudar todas as técnicas de luta no chão e de pé, e se precisasse iria pegar aulas com professor da área. Ele teve humildade de se tornar aluno de vários professores para aprender técnicas que não sabia. Quando foi aluno de Ip Man, aprendeu tão rápido que o mestre teve que isolar eles dos outros alunos. A única coisa negativa que acho que o ego dele era extremo, o que fez ele atrair vários inimigos e desafetos, isto inspira a pessoas o desejaram mal e apontarem qualquer falha, pessoal vamos falar as coisas boas que ele nos deixou, as coisas ruins é Deus que julga… Abcs