Balé de Natalie Portman é uma farsa!


“FARSA”. É a palavra escolhida pela bailarina Sarah Lane para descrever a performance de Natalie Portman em Cisne Negro. A atriz ganhou inúmeros prêmios por sua interpretação, inclusive o Oscar. “Eles estavam tentando criar essa farsa de que ela havia se tornado uma bailarina em um ano e meio”, disse Lane, que afirma ter realizado a maioria dos movimentos de dança no filme.

A campanha publicitária do estúdio diz que Portman fez 90% das cenas de dança de sua personagem. Mas Lane atuou como dublê da atriz e revelou à revista Dance, uma das mais respeitadas do ramo, que um produtor da Fox Searchlight lhe pediu para não comentar nada até o Oscar – e parar de dar entrevistas sobre as filmagens.

Sarah disse que o que mais a incomodou nessa história foi o mito criado a respeito da facilidade com que Natalie se transformou numa bailarina. “Isso é uma grande infelicidade, pois os bailarinos profissionais trabalham tão duro durante suas vidas inteiras, mas as pessoas realmente acreditaram que era fácil o suficiente para se aprender em um ano. Isto foi o que mais me aborreceu”, ela desabafou.

Um vídeo de efeitos especiais do filme, que começou a circular no YouTube, mostra como foi feita a substituição do rosto de Sarah Lane pelo de Natalie Portman, por meio do uso da computação gráfica. Confira abaixo:

Fonte: Pipoca Moderna

  • Caumilla

    Não sei o que faço da minha vida agora.

  • Juninho

    Porém o filme vai além da dança e a atuação da Natalie Portman foi espetacular.
    Na minha opinião,isso não tira o brilhantismo da atriz e nem o merito das premiações..

  • alo

    Ainda acreditam no que vem da "campanha publicitária", e de onde veio isso "Sarah disse que". Quem não gostou da Natalie esta enchendo a boca para falar pela -Sarah a bailarina-

  • Auisio

    Lógico que ninguém aprede balé em um ano mas a atuação de Portman é inquetionável ele foi o corção do filme e ponto,Cisne Negro é um obra de arte do cinema Mundial sem dúvidas.

  • Eduardo (Edu)

    Leia-se inveja.

  • Flávia

    Pra mim já era bem provável que ela não havia feito a maioria das cenas de dança, mas não devemos desmerecer o trabalho dela. Natalie Portman atuou super bem e mostrou a verdadeira artista profissional que é.

  • Capitu

    Acho que vocês realmente estão achando que aprender ballet clássico e ter um pé como a 'Nina' tem é muito fácil.
    Digo a vocês, leigos não-dançantes: ballet NÃO é só movimentos suaves, aliás, o segredo do ballet clássico é esse: o EXTREMO ESFORÇO para mostrar que tudo é EXTREMAMENTE FÁCIL. Mas olha só, gente, NÃO É.
    e subir numa sapatilha de ponta? subir não é só 'subir'. se puderem vejam o filme mais uma vez e vejam como o pé da bailarina é PERFEITAMENTE 'peitudo', como nós bailarinas chamamos os pés que possuem o peito do pé para frente, pois só assim conseguimos manter nosso peso e equilíbrio suficientes para sustentar a ponta [caso contrário ela não fica 'em pé', ela fica pra trás e desequilibra a bailarina]. Uma 'bailarina de um ano e meio' NUNCA poderia ficar com um pé daqueles, e MUITO MENOS calçar sapatilhas de PONTA e dançar daquele jeito! Vocês realmente acham que a Natalie se equilibrou daquele jeito nas mãos do seu par naquele pas-de-deux do Cisne Branco [que é EXTREMAMENTE dificil até para bailarinos experientes]??
    E o famoso fouetté do Cisne Negro? Fouetté quer dizer 'chicotear' em francês, e é um dos passos MAIS DIFICEIS do ballet [só superado pelo seu derivado, o grand fouetté], que consiste em girar, abrir uma perna ao lado no ar e na ponta [geralmente a direita] e girar de novo, e assim tantas vezes [o recorde foi 42 vezes, mas Nina fez mais ou menos 10]. MEU DEUS, esse passo faz a DOR DE CABEÇA de toda bailarina que dança há 5, 11 [como eu] ou até 20 anos! Imagine para Natalie Portman, que apesar de terem dito que ela já fez dança quando criança, fez preparação para o filme fazendo ballet por UM ANO E MEIO!
    Então não fiquem tão tristinhos de a sua diva Natalie não sabe fazer fouetté ou dançar pas-de-deux nem jetés. Isso não tira o talento maravilhoso de atuação dela, afinal ballet nem é pra quem gosta, é pra quem pode [e não é 'metideza', eu não posso tambem xD].

    • Akim

      Nunca achei que fosse a Natalie fazendo essa cena. Ningem acha isso. Nao sei do que tao reclamando

  • Flávio

    agora só falta falar que os bichos azuis do avatar também erma farsa.

  • tatiane

    Gente, na boa a garota lá já recebeu a grana dela, não fez nenhuma caridade e a Natalie atuando, não tem pra ninguém. Essa garota tá é com muita inveja.

  • Tiago

    na moral, farsa ou nao o Filme é otimo! E essa bailarina nao trabalhou de graça, ela aceitou o trabalho porque quis!

  • Carol

    Pelo amor de Deus né.Não precisa ser um gênio pra saber que as partes de balé não foram feitas pela Natalie.Mas,ela ganhou o Oscar por ATUAÇÃO e não por dança.A atuação dela foi espetacular.Ela é ATRIZ e não bailarina.Nada pode tirar esse mérito dela.

  • giovanni

    até hoje nunca vi a academia do Oscar dar premios para dança.. o que manda é a atuação, e isso ela tem de sobra..
    essa bailarina só tá querendo aparecer mesmo..

  • Elizabeth

    Na minha opinião (leiga), a bailarina e a atriz foram brilhantes. Achei todos os trabalhos (que vi) de Natalie Portman maravilhosos, para mim ela só vem se superando. O filme como um todo eu considero digno do Oscar (apesar do que deve rolar por trás de tudo). Contudo, o fato em si mostra apenas uma das coisas que, na minha opinião, é vergonhosa: o uso de mentiras para garantir prestígio, premiações e atenção gratuita. Quem poderia dizer que a perfeição da dança mostrada por Nina não afetou a escolha dos jurados? Contudo, quem pode dizer que a Natalie não fez um bom trabalho (sem citar que provavelmente constava em contrato que ela devia seguir as instruções e regras de divulgação à risca)? Os fins não justificam os meios, mas não posso dizer que o filme, a dança, nem a atuação não foram brilhantes. Há muito tempo não via tanta sutileza, harmonia e coração em um filme.

  • Mariana

    o estúdio já tinha dito que as cenas que aparecem apenas os pés não era ela dançando.
    e eu não vi a própria natalie dizer que se tornou uma bailarina nem nada. encher a boca ela não encheu pra falar.
    e se a bailarina que dançou aceitou, não devia estar reclamando.

  • Maria Clara

    Levanta a mão quem, quando via o filme ou depois dele, pensou no balé da atriz e não da magnífica atuação ou dela se mutilando!
    Pois é.

  • Portman é uma ótima atriz, mas é meio forçado falar que ela fez tudo sozinha! Mas, mesmo isso não tira o mérito da bela atuação e da firme direção do longa! Quem sabe com o lançamento em dvd/blu-ray a gente não tira as duvidas nos extras!
    Bela matéria… usei seu post como fonte!

    Um grande abraço…

  • Lulu

    Inveja mata hein Sarah Lane!!!

  • Danilo

    É inquestionável atuação de Portman, porém são desprezíveis as "maracutaias" que o cinema recente vem elaborando no intuito de enganar o público. Óbvio que ela não tinha feito as cenas de balé? não era!Apenas uma ínfima parte dos que assistiram o filme tinham conhecimento de ballet o bastante para tal discernimento, a produção sabia disso e tentou sim passar a imagem de que Portaman tinha se esforçado e aprendido ballet em um ano, era esse o comentário geral! Vergonhoso pelo menos para quem não gosta de ser enganado.

  • Anna

    Concordo plenamente capitu, pq eu tbm sou bailarina e danço ballet a dois anos, eu tenho hiper-flexiçao dos nervos e por isso subi na ponta com apenas um ano e meio, mas vcs nao pensem q sai dançando q nem a personagem nao, ballet nao e só isso, ballet e dor, esforço, disciplina e acima de tudo amor, pois sem amor vc desiste. adimito a atuaçao mas estendo a revolta da duble afinal e sacanagem fazer o publico acreditar q ballet e bricadeira de criança q e só chegar e estar naquele nivel

  • caroldondi

    essa menina ñ tinha nada que estar reclamando!! afinal ela foi paga pra ser dublê da natalie portman

  • Marie Cecilia

    Essa Sarah lane deve é uma bailarina muito medíocre, pois bailarina de verdade faz muito mais, e além disso Natalie não aprendeu balé em apenas meio ano, pois ela ja fazia balé desde os quatro anos de idade, e quem já viu "Closer" sabe que Natalie Portman tem bastante flexibilidade