Produzido por Guilhermo Del Toro (Hellboy, O Labirinto do Fauno), Splice – A Nova Espécie é uma ficção científica com contornos de drama familiar que tem gosto de chiclete mastigado. Vendida equivocadamente como obra de horror, a sci-fi é uma colcha de retalhos de vários filmes, entre eles A Experiência, Alien e Frankenstein. Então, se num primeiro instante você tiver a sensação que já assistiu a este filme, não estranhe.

Na trama, Clive (Adrien Brody) e Elsa (Sarah Polley) são dois engenheiros genéticos que trabalham para uma gigantesca corporação farmacêutica desenvolvendo medicamentos sintetizados a partir da criação de novos seres. Preocupados com a concorrência, decidem combinar DNA humano com o de outros animais, na tentativa de criar um híbrido que facilite a cura de doenças.

Obviamente, o resultado da experiência não sai como esperado. A nova espécie, batizada de Dren (Nerd ao contrário), é desprovida de fala, possui calda, pernas semelhantes a de uma avestruz e cresce em ritmo acelerado. Esconder a criatura começa a se tornar uma tarefa difícil, e o casal de cientistas perde o controle da situação.

Splice até tenta levantar questões morais sobre os limites da ciência, clonagens e práticas afins. Mas, a discussão sobre “brincar de Deus” soa irrelevante, até porque o longa faz as mesmas perguntas que voce já viu em muitos outros (e melhores) filmes de ficção científica.

É bem verdade que o diretor Natali preferiu conduzir sua obra em outra direção, focando o tema central mais no relacionamento em família e a criação de filhos e menos nos debates quanto a ética científica. Mas, de boas intenções o inferno está cheio e, o longa degringola do meio para o fim, tornando-se previsível. A “moral da história” é tão óbvia que chega a ser pronunciada (com todas as palavras) pelos protagonistas.

Curioso perceber que Splice traz refêrencias ao clássico A Noiva de Frankenstein de 1935. Colin Clive era o nome do ator que interpretou o cientista no filme enquanto a atriz que viveu “a noiva” chamava-se Elsa Lanchester. O próprio Frankenstein original de 1931 também é citado logo no início, quando a personagem de Sarah Polley dispara “It’s Alive!”. Estas brincadeirinhas, no entanto, não são suficientes para salvar a fita da mediocridade.

(2/5)
Splice – A Nova Espécie (Splice)
Estados Unidos / Canadá / França, 2009 – 104 min.
Direção: Vincenzo Natali. Roteiro: Antoinette Terry Bryant, Doug Taylor e Vincenzo Natali.
Elenco: Adrien Brody, Sarah Polley, Delphine Chanéac, Brandon McGibbon, Abigail Chu.