Parece que a fixação dos japoneses por robôs gigantes contaminou os norte-americanos. Dois longas envolvendo os monstrengos aportam nos cinemas em 2011 e prometem fazer muito barulho (leia-se grana). E a briga pela audiência já começou: Transformers 3 e Real Steel tiveram seus trailers divulgados no mesmo dia!

Transformers: Dark Side of the Moon, segunda sequência da ficção estrelada pelos robôs da Hasbro chega às telas em 1º de Outubro (lançamento mundial). A prévia, que não traz nenhum dos rostos conhecidos da série, mostra a chegada da Apollo 11 à lua, no final da década de 60. Não demora muito para o astronauta Neil Armstrong virar espião e encontrar, numa operação secreta, uma nave transformer no lado escuro da lua. Assista:

Muito se especula sobre a identidade do robozão que aparece no final do trailer (será um parente de Jigsaw?) e os transformaníacos de plantão já estão apostando em Alpha Trion, “um dos sete transformers originais criados pelo deus Primus”. Boatos também indicam que a Hasbro teria licenciado um brinquedo (Leader Class) como o nome de Alpha Trion e, pela aparência, seria mesmo ele.

No elenco estão Shia LaBeouf, Patrick Dempsey, John Malkovich, Frances McDormand, John Turturro e Josh Duhamel, entre outros. Megan Fox, que era uma das únicas melhores coisas da série, chegou a rodar algumas cenas preliminares, mas quebrou o pau com a equipe de produção e foi substituída pela modelo Rosie Huntington-Whiteley. Na direção, novamente o famigerado Michael Bay, que comandou os anteriores.

E do outro lado do ringue, estreando em 7 de outubro de 2011: Wolverine! Bom, ao menos, Hugh Jackman, protagonista de Real Steel, sci-fi futurista de robôs boxeadores que parece uma mistureba de Rocky Balboa com Transformers.

A história se passa em 2020, quando o boxe humano foi proibido e robôs humanoides pesos-pesado assumem o espetáculo. Jackman vive Charlie Kenton, um ex-lutador que viu sua carreira desmoronar após perder um importante título. Disposto a voltar ao topo, ele se une ao filho adolescente (Dakota Goyo) para construir e treinar um robô para ser campeão. O problema é que eles só conseguem acesso a peças de baixa qualidade, o que prejudica suas chances – até descobrir um ferroso descartado que vence sempre. Confira:

A direção ficou a cargo de Shawn Levy, mais conhecido por comédias como Uma Noite no Museu e A Pantera Cor-de-Rosa. No elenco também estão Evangeline Lilly, Anthony Mackie e Hope Davis, só para citar os mais conhecidos. Real Steel se baseia num conto escrito por Richard Matheson (A Caixa), que também virou episódio da série Além da Imaginação.

Detalhe: Os dois longas-metragens tem o mago Steven Spielberg como produtor executivo. O sujeito deve mesmo gostar muito de robôs (ou de dinheiro)!