A figura bondosa e rechonchuda do Papai Noel já foi aproveitada em vários títulos que usam a imagem como isca para bilheterias natalinas. Mas acertar em filme com a premissa da reunião familiar é tão fácil quanto errar. Quer ver o seu Natal ir pro saco? Basta escolher algum dos longas listados abaixo e fazer um sessão com toda a família!

10. Papai Noel Conquista Os Marcianos (Santa Claus Conquers the Martians, 1964): Este trash é dificil de encontrar nas locadoras e provavelmente nenhum canal de televisão vai se atrever a exibi-lo de tão datado. Na trama, marcianos revoltados invadem nosso planeta para sequestrar Noel. O bom velhinho então, resolve derrotar os descontentes alienígenas usando a alegria, a felicidade e muito espírito natalino. Edificante, mas ordinário.

9. Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street, 1994): Esta refilmagem homônima do clássico dos anos 1940 – que aqui no Brasil recebeu o título De Ilusão Também Se Vive – é ruim de doer. Richard Attenborough (o velhinho de Jurassic Park) passa a maior vergonha no papel do sujeito esquizofrênico contratado para se vestir de Papai Noel durante o Natal e que acaba confundindo fantasia com realidade.

8. Oito Noites de Loucura de Adam Sandler (Eight Crazy Nights, 2002): Uma tentativa mal sucedida do comediante Sandler através de sua produtora Happy Madison em fazer um desenho com tema natalino (na verdade, o Hanukkah, a festa judia que acontece na mesma época). Nem os interlúdios musicais se salvam nesta produção tosca que foi um fracasso de bilheteria nos EUA, e saiu por aqui direto em DVD.

7. A Revolta dos Brinquedos (Toys, 1992): Se for verdade que de boas intenções o inferno está cheio, o diretor Barry Levinson já garantiu sua vaga na fila com esta decepcionante produção estrelada por Robin Williams. Aqui, ele interpreta um idiota que deseja salvar a fábrica de brinquedos de seu falecido pai da ambição de um tio malvado (Michael Gambon, pagando mico), um general que constrói armas disfarçadas de brinquedos (!).

6. Santa Claus – A Verdadeira História de Papai Noel (Santa Claus – The Movie, 1985): Não acredite neste título farsesco que hora nenhuma menciona o nome de São Nicolau. Dudley Moore faz um duende do Pólo Norte que resolve aventurar-se em Nova York e acaba sendo explorado por um ganancioso magnata da indústria de brinquedos. Reprisado a exaustão pelo SBT, aparentemente ninguém percebeu a ironia do roteiro que explica para as crianças como funciona o capitalismo predatório.

5. Um Natal Muito, Muito Louco (Christmas With The Kranks, 2004): Difícil saber o que é pior: o título nacional ou esta comédia bobalhona estrelada por Jamie Lee Curtis e Tim Allen. Os dois são um casal que, após decidirem viajar para o Caribe durante o feriado, são surpreendidos com a noticia de que a filha vem passar o Natal com eles. o que deveria ser uma comédia sobre reunião familiar e desastres de festas programadas na última hora, vira uma sequência de piadas fracas e clichês.

4. Trilogia Meu Papai é Noel (The Santa Clause, 1997, 2002 e 2006):  O ator Tim Allen é “sinônimo” de Natal… pelo menos para os norte-americanos. O cara dá sempre um jeitinho de estar ligado a alguma produção natalina. Aqui, ele faz um vendedor de brinquedos que substitui Papai Noel após um acidente e acaba se transformando no próprio bom velhinho. O original dá até para engolir mas as sequências são pavorosas, repletas de personagens esdrúxulos e diálogos risíveis.

3. Titio Noel (Fred Klaus, 2007): Um filme que prova que até o bom velhinho tem uma família problemática. Vince Vaughn interpreta o irmão do Papai Noel, um ex-presidiário que sempre se meteu em encrencas. Procurando se reabilitar, ele se muda para o Pólo Norte, onde começa a trabalhar na fábrica de brinquedos e provoca a ira dos duendes. Pagando mico ao lado de Vaughn estão Kevin Spacey, Elisabeth Banks e Paul Giamatti.

2. O Grinch (How The Grinch Stole Christmas, 2000): Esta barulhenta e exagerada produção estrelada por Jim Carrey (sob toneladas de maquiagem) subverte tudo que a obra infantil do Dr. Suess prega – anti-materialismo, austeridade e simplicidade. O personagem título é uma criatura verde e mesquinha que durante a noite de Natal resolve se vestir de Papai Noel e sair pelas casas assaltando e roubando todos os presentes.

1. Sobrevivendo ao Natal (Surviving Christmas, 2004): Ben Affleck passou uma época de sua carreira escolhendo filmes ruins para atuar e este aqui é a cereja estragada do bolo. Ele interpreta um yuppie desalmado e solitário que paga a família que está morando na casa em que cresceu para passar o Natal com ele e fingir que são seus parentes. Tenebroso em todos os sentidos, sobrou até mesmo para o Tony Soprano (James Gandolfini interpreta o pai da família “alugada” pelo personagem de Affleck).