O site australiano Moviehole criou uma lista com algumas sequências que foram anunciadas, mas nunca chegaram a sair do papel. Normalmente, a sequência é engavetada por motivos financeiros – se o original não faz tanto como o programado ou esperado, o estúdio cancela a franquia. Às vezes, o original ganha contornos de clássico ou cult e os próprios criadores desistem da continuação, com medo de arranhar a imagem do filme.

1. E.T 2: Nocturnal Fears
Poucas semanas depois de E.T. estrear, Steven Spielberg e Melissa Mathison começaram a trabalhar no roteiro da sequência. Após finalizar o primeiro tratamento, Spielberg decidiu cancelar a produção.

2. Batman Triumphant
Seria o terceiro filme a ser dirigido por Joel Schumacher, após Batman Forever e Batman & Robin. Após o desastroso lançamento deste último, a Warner Bros cancelou o projeto. No roteiro de Mark Protesevich, Batman (George Clooney) e Robin (Chris O’Donnell) iriam lutar contra o Espantalho (Jeff Goldblum).

3. Superman V: Superman Reborn
O produtor Ilya Salkind e o ator Christopher Reeve não estavam contentes com a maneira que Superman III e IV acabaram. O escritor de quadrinhos Cary Bates foi contratado para roteirizar. Brainiac seria o vilão do filme. Nunca foi filmado porque Salkind perdeu os direitos sobre a franquia.

4. Ghost II : Second Sight
Pouco depois do lançamento do filme, em 1990, a Paramount começou a trabalhar em uma sequência focada no papel de Whoopi Goldberg. Graças a Deus, nunca aconteceu.

5.  Gladiador 2
Russell Crowe voltaria e seu personagem, Maximus, iria combater deuses romanos em vida após a morte.

6. De Volta para o Futuro 4
Ed Solomon supostamento havia sido contratado para escrever De Volta para o Futuro 4 e 5, que mostrariam Doc Brown (Christopher Lloyd) causando acidentalmente a queda de um OVNI em Roswell. Marty McFly (Michael J. Fox) seria substituído por uma cientista corajosa, supostamente a ser vivida por Sarah Michelle Gellar. Apesar de entregar a história para os dois filmes, Solomon nunca foi contratado para escrever o roteiro das sequências. Segundo boatos, o filme nunca foi feito pois Michael J. Fox não queria voltar.

7. Freddy Vs. Jason Vs. Ash
Escrito por Jeff Katz , o longa traria os dois vilões lutando contra Ash, interpretado por Bruce Campbell na trilogia Evil Dead. Adaptado de uma história em quadrinhos, o projeto não seguiu adiante.

8.  The Breakfast Club 2
Se passaria dez anos após os acontecimentos do filme original. Para deixar o filme mais realista, o diretor John Hughes quis esperar uma década para filmá-lo. Nunca aconteceu.

9. Comando para Matar 2
O produtor Joel Silver queria Arnold Schwarzenegger de volta para a sequência do filme de ação de 1985. O Governator, que tinha sido lançado à fama, decidiu não reprisar o papel de John Matrix. O roteiro foi reescrito, se tornou Duro de Matar e oferecido a Bruce Willis.

10. Máquina Mortífera 5
Shane Black, roteirista do original, foi contratado pela Warner para escrever e dirigir um novo Máquina Mortífera. Mel Gibson e Danny Glover voltariam como Riggs e Martaugh. No filme, Riggs estaria à beira da aposentadoria, mas antes precisa ajudar Martaugh a resolver um último caso. Gibson rejeitou o projeto.

11. O Vingador do Futuro 2
Bem, na verdade pode-se dizer que a sequência aconteceu, e foi lançada como Minority Report. No roteiro original, Douglas Quaid (Schwarzenegger) seria um policial aposentado, que com a ajuda de clarividentes pode parar assassinatos – e capturar assassinos em potencial – antes que o crime fosse mesmo realizado. Anos mais tarde, foi decidido que partes do roteiro serviriam de base para um filme de Tom Cruise.

12. Beetlejuice Goes Hawaiian
Sequência de Os Fantasmas se Divertem. Michael Keaton voltaria ao papel do fantasma, que iria acompanhar a família Deets em uma mudança para a Flórida. Até hoje a sequência ganha notícias.

13. O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas 2
Depois do grande sucesso do primeiro filme, Joel Schumacher e o co-roteirista Carl Kurlander escreveram a sequência. “Não era de coração. E seria difícil conseguir todos os atores de volta”, revelou Kurlander.

Fonte: Cinepop