A Universal Pictures divulgou o primeiro trailer de Sanctum, mistura de drama e suspense subaquático com produção executiva de James Cameron que usa as mesmas câmeras e a tecnologia 3D de Avatar. A trama é baseada na experiência pessoal do roteirista Andrew Wright, que esteve próximo da morte quando liderou uma expedição de mergulho e ficou preso em uma caverna embaixo d’água.

No filme, o explorador Frank McGuire (Richard Roxburgh) e seu filho Josh (Rhys Wakefield) lideram uma excursão de mergulho a uma caverna remota da costa australiana, considerada “o último território inexplorado do planeta”. Quando um ciclone tropical inunda a entrada do local, Frank e sua equipe lutam pela sobrevivência ao longo de dois dias. Assista:

O drama de Wight, um dentre os 15 sobreviventes do acidente, já rendeu um documentário em 1989, intitulado Nullarbor Dreaming. O mergulhador é um dos especialistas que ajudaram Cameron a desenvolver a tecnologia submarina de câmeras que já rendeu os ótimos Aliens of the Deep e Ghosts of the Abyss.

Cameron apenas produz o thriller submarino de sobrevivência, que tem direção de Allister Grierson. Ioan Gruffudd, Alice Parkinson e Christopher Baker também estão no elenco. A Paris Filmes lança Santuário no Brasil em 4 de fevereiro.