A Revolução do Software Código Aberto

A Blender Foundation, responsável pela suite de aplicativos de modelagem 3D, criação de animação e jogos, disponibilizou o curta Sintel, totalmente produzido com sua ferramenta, por uma equipe internacional de profissionais da área. O lançamento foi realizado em 27 de setembro, um ano após a liberação da versão alpha 2.5 do software open source, durante o Netherlands Film Festival em Utrecht (Holanda).

A animação digital mostra todo o poder da nova versão Blender, que nada fica devendo aos softwares pagos de marcas famosas, desenvolvidos para a produção de filmes de alto calibre, como os do estúdio Pixar.

O impressionante curta-metragem com duração de quinze minutos, conta a história de uma jovem guerreira chamada Sintel, que encontra um filhote de dragão ferido e resolve adotá-lo. Porém, quando o flamejante animal está aprendendo a voar, é capturado por um dragão adulto, e Sintel parte em seu resgate. Assista:

A produção custou cerca de 350 mil euros em doações e contou com direção de Colin Levy e dublagem da atriz holandesa Halina Reijn. O filme também está disponível para download em alta definição, no site oficial.

  • Charles

    O resultado é realmente incrível. Uso de ferramentas open source nesse tipo de produção favorece bastante aqueles profissionais em começo de carreira e aqueles que procuram boa qualidade com baixo investimento. Parabens pela postagem.

  • Cara eu só não gostei porque o dragãozinho morreu =/

  • douglas sá

    porra… uma animação de15 minutos custa 350 mi leuros.. .caralho cara, eh mta grana!

  • Vanessa

    é bem feito mais eu não gostei! o Dragão morreu!
    Nuss man. que maldade, fiquei triste 🙁

  • MND CHNLL

    Ótimo *-* lindo, triste.

  • Atila

    Muito boa animação. Só que a contradição é incrível…. um software open source… GRATUÍTO, e o bagulho de 15 min custar 350 mil doláres? Fala sério, eu ja vi coisa quase do mesmo nível, feita por 1 pessoa e só custou o tempo dela.

  • calem a boca '_', esses 15 minutos são o movie, a trilha, no site tem todo o filme ;~~D