Em 1989, o cineasta italiano Claudio Fragasso reuniu membros de uma comunidade em Utah, nos EUA, para filmar aquele que viria a ser conhecido como um dos piores filmes de terror já feitos, Troll 2. Envergonhados pelo próprio embaraço, diretor e elenco deram adeus a qualquer plano de carreira em Hollywood sem perceber que – durante 20 anos – seu pequeno revés foi se transformando num sucesso cult sem precedentes.

Seria mesmo Troll 2 o pior filme já feito como dizem o IMDB e o Rotten Tomatoes? Ou o filme é – como alguns insistem em declarar – uma obra genial e incompreendida que jamais falha em entreter seu público? Só mesmo a internet para trazer à tona um tosqueira como esta. O trash é daqueles filmes ruins que despertam humor involuntário graças a precariedade da produção e a canastrice do elenco. Comprovem:

Best Worst Movie é um documentário que explora o fenômeno através da história de vida de seu elenco e dos fãs que se aglomeram em sessões da meia-noite para louvar o longa “mais injustiçado do planeta”. Estrelado por Michael Paul Stephenson, o protagonista mirim de Troll 2 (que hoje é um simpático dentista no Alabama), revela como o trash se torna cult no universo da cultura pop:

Como um Ed Wood moderno, Claudio Fragasso acredita na sua criação. O “reconhecimento” tardio permitiu ao cineasta retomar os trabalhos. No momento, ele prepara Troll 2: Part 2 (ironicamente, Troll 2 não tem ligação com o clássico das madrugadas do SBT, Troll).